IRS - Mais alguns erros a evitar...

Hoje começa oficialmente a entrega do IRS na primeira fase.

Pelo que percebi pelas dezenas de questões colocadas, há ainda muitas dúvidas a que tentarei responder no próximo Contas-poupança. Eu próprio ainda não sei muitas das respostas. É-me impossível responder personalizadamente a todos, como devem imaginar.

Entretanto, deixo aqui mais alguns alertas sobre mais alguns erros a evitar no IRS na crónica que escrevi esta semana na Revista Visão.


http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-03-31-IRS-2015-A-hora-da-mudanca

40 comentários :

  1. Boa tarde! o site das finanças pede para instalar a versão Java 8 aconteceu com alguém? Depois de instalado tentei entrar no site das finanças e diz que a página pode levar muito tempo. Conclusão não consigo entar.Alguém com o mesmo problema? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim eu tive esse problema. Tens primeiro de instalar o internet explorer ou o Firefox pois os outros são imcompativeis com o portal das Finanças e então depois instalar o java.

      Eliminar
    2. Quando recebe a mensagem de actualização do Java, seleccione "Executar desta vez" conseguirá submeter a declaração sem actualização do Java e sem problemas

      Eliminar
  2. Boa tarde, no início da declaração de IRS diz que as deduções à colecta (saúde, educação, etc) e que foram comunicadas pela Autoridade Tributária aparecem na liquidação, mas eu submeti a minha declaração de IRS previamente preenchida e não inseri as minhas despesas, nem as mesmas aparecem no Anexo H. Alguém me sabe dizer se fiz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na declaração diz que deve indicar se concorda com as despesas dedutiveis, não deve preencher nada no quadro 6C. Se não concordar, deve preencher esse quadro com as despesas de cada uma dessas rubricas, por beneficiário. Uma linha para cada tipo de despesa/ beneficiário)

      Eliminar
  3. No quadro 7 do anexo H obrigam-me a colocar o NIF do mutuante/arrendatário (senhorio), quando o imóvel é a minha habitação permanente, não me deixando efetuar simulação da declaração. Como posso proceder neste caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início da declaração diz: "As deduções relativas às despesas de saúde, de formação e educação, encargos com imóveis para habitação permanente e encargos com lares de todos os elementos do agregado familiar também são assumidas automaticamente na liquidação com base nos valores comunicados à AT." - Por isso, não tem de acrescentar nenhuma linha com essa despesa. (Retire linha)

      Eliminar
    2. Se pedir o NIF do mutante e ainda estiver a pagar a casa ao banco, aí coloca-se o NIF da entidade bancária. Fui a Repartição das Finanças perguntar pois tinha o mesmo erro e não deixava simular.

      Eliminar
    3. exatamente...e porque nao consultar a declaraçao do ano passado? é praticamente tudo igual...ate axo k este ano é mais facil!

      Eliminar
    4. atenção ao seguinte... não é bem assim .. eu tenho la no meu Efatura as despesa com os juros de aquisição de casa e tal...e qdo submeti sem meter nada no quadro 7 apareceu isto

      "Os encargos com o imóvel para a habitação permanente só são considerados se o mesmo estiver identificado no Quadro 7 do Anexo H."

      Fui então adicionar a linha com freguesia e isso tudo. meti o nif do banco no Mutuante e pronto houve logo diferença no montante a receber .. ( +70 euros)

      Eliminar
  4. Boa Tarde
    Não consigo simular o meu IRS, desde ontem que me aparece sempre o mesmo erro

    Não é possível ligar ao servidor
    Por favor tente mais tarde


    Aconteceu a alguém mais?


    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. APARECE-ME O MESMO NAO SEI QUE FAZER

      Eliminar
    2. APARECE-ME O MESMO NAO SEI QUE FAZER

      Eliminar
    3. Também me aconteceu ontem e hoje continua assim...

      Eliminar
    4. Eu também não consigo simular a declaração.

      Eliminar
    5. Relativamente a esse problema, finalmente percebi o que se passa e pelo que tenho visto em alguns fóruns tem acontecido a muita gente. Actualizei o java para a ultima versão que existe e saquei o programa do irs através do Mozzila e voillá... Já está a dar!!! Obg a todos na mesma :)

      Eliminar
    6. Estou com o mesmo problema.
      Alguém sabe como resolver a situação?

      Eliminar
    7. Estou com o mesmo problema.
      Alguém sabe como resolver a situação?

      Eliminar
  5. JUDA POR FAVOR

    No meu Irs nao aparece automaticamente o ANEXO A com os rendimentos do meu emprego como sempre aparece automaticamente e claro na opcão de declaracao pre-preenchida!!!

    Porque será, consigo inserir manualmente mas nao sei como preencher tudo correto

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mutuante é aquele que paga o empréstimo/mútuo. Deve colocar o seu ou o do cônjuge. Arrendatário é o inquilino, não o senhorio.
      Deve acrescentar os seus rendimentos no anexo À, conforme declaração da entidade patronal. A declaração só é prepreenchida se as declarações da entidade patronal às Finanças estiverem correctas.

      Eliminar
  6. Tambem tentei preencher hoje o meu irs com declaracao pre-preenchida e nao me aparecem associados os anexos A e H.
    Quando os associo manualmente os valores dos mesmos nao aparecem preenchidos......

    ResponderEliminar
  7. ESTADO CIVIL - Não sei se já repararam mas, ao contrário do que acontecia noutros anos, as pessoas cujo cônjuge faleceu deixaram de ser viuvas. Só devem escolher a opção VIUVO aqueles que ficaram viúvos em 2015 ( única e exclusivamente). Nos outros casos são solteiros ou não casados.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite.
    Ontem fiz várias simulações de IRS para verificar se tinha vantagem apresentar IRS individual ou em conjunto. Gravei essas simulações. Hoje voltei a efetuar as simulações para proceder ao envio, e qual o meu espanto que as simulações individuais, dão valores muito inferiores ao dia de ontem A diferença está no rendimento referente à sobretaxa! As simulação para apresentar individual ou em conjunto dão valores iguais depois de somar. Alguém já verificou esta situação?

    ResponderEliminar
  9. Boa noite pedro, segundo o simulador, irei receber algo a volta de 190 euros, mas a este valor ainda somará os 250 euros das despesas gerais e o Iva dos 4 setores, correto?

    Gabriel martins

    ResponderEliminar
  10. Os 250 euros vieram substituir a sedução específica. Logo, já estao considerados. Verifique se o abatimento não é igual ao total que lhe aparece em despesas dedutíveis no IRS. Deve ser. Só será inferior se as suas retenções na fonte também forem inferiores. Mas todas as deduções já estão consideradas na simulação.

    ResponderEliminar
  11. Sou "Não Residente" FORA da UE mas a declaração não assume esse facto e apresenta erro (091R : Sendo residente na União Europeia ou no Espaço Económico Europeu, por favor preencha o campo 07 ou o campo 08.) o que me impossibilita de enviar (submeter) a declaração. Será erro do do programa ? Terá como ultrapassar isso ?

    ResponderEliminar
  12. Boa noite. Não me aparece o anexo A (valores de trabalho dependente) e ao inseri-lo manualmente todos os quadros aparecem em branco. Já aconteceu a alguém? Apesar de estar desempregada desde Outubro de 2015, tive rendimentos nos restantes meses do ano. E ainda, no anexo H, embora as despesas com os imóveis sejam declaradas automaticamente, há uma que não é: o seguro de vida para pessoas portadoras de deficiencia, e por isso tive de introduzir o valor manualmente. Com isto, na identificação do imóvel, pede para identificar também o mutuante?! Alguém me pode ajudar? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a mim também não me aparece o anexo A, mas no meu caso continuo a trabalhar.

      Eliminar
  13. No meu anexo H, ao forçar o aparecimento dos dados, está em falta a despesa com o meu seguro de saúde. Digo então que pretendo alterar e insiro a linha em falta. No entanto aparece um aviso a dizer que deverei introduzir TODAS as deduções, mas elas já aparecem automaticamente, à exceção da que estava em falta. Alguém com situação semelhante, é mesmo assim, só tenho que introduzir o que está em falta? Obg.

    ResponderEliminar
  14. Primeiro tem uma pergunta de opção. Pergunta-lhe se concordava com as despesas já constantes das despesas dedutiveis oOU se quer, EM VEZ DISSO, quer indicar as suas despesas. Não há situação mista. OU aceita as despesas já conhecidas OU indica TODAS as despesas de todos os membros do agregado familiar

    ResponderEliminar
  15. Alguém me sabe dizer como resolver o erro B69 da declaração de IRS?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho o mesmo problema. Alguém sabe como resolver este erro B69 - "imcvomp: entre existe/não existe anex.H e tot.das prest. serv. e valor q-4" ?

      Eliminar
  16. Preencheu o campo relativo a propriedade intelectual e nao preencheu o Anexo H?

    ResponderEliminar
  17. Também tenho esse erro e não sei como corrigir. Sugestões? Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Também tenho o mesmo erro e não sei como resolver..aliás, já fiz a pergunta no e-balcão e nada de resposta até ao momento...fui tentar a sorte num balcão das finanças e o que me responderam foi "só pode fazer 1 ato isolado na vida"..só me apetecia rir na cara da pessoa..então mas os funcionários das finanças não sabem as leis? é que se é simplesmente para mandar bitaits eu também sei fazer o trabalho deles...este nosso portugal vai de mal a pior.

    ResponderEliminar
  19. Também recebi o erro B69, fui a uma repartição (Olivais - Lisboa) onde também não sabiam que erro é esse e como corrigir.
    Sugeriram submeter de novo... deve dar o mesmo erro, como é lógico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presumo que deve colocar, no quadro 6C do Anexo H (SIM/NÃO), um visto

      Eliminar
  20. Submeti a declaração corrigindo os outros erros mas não esse porque não sabia corrigir... E foi aceite sem erros desta vez. Talvez fosse um erro da parte deles...

    ResponderEliminar
  21. Penso que o erro B69 tem haver com ato isolado(02) tem que se responder no mesmo quadro(1), se é referente ao "ACTIVIDADES PROFISSIONAIS, COMERCIAIS..."(03) ou "ATIVIDADES, AGRICOLAS, SILVICOLAS..."(04), no inicio bastava pôr a "bolinha" no Campo ato isolado e não dava erro...

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.