O que acontece se não pagar o IMI a horas?


Se não pagar o IMI dentro do prazo legal, que termina amanhã, sábado, dia 30 de abril, vai pagar juros de mora.
Todos os anos o juro de mora é definido pelo Estado com base numas contas relacionadas com a Euribor. A taxa de juros de mora, para 2016, foi fixada pelo Governo em 5,168%, no Aviso nº 87/2016.  Há ainda uma coima, mas pelo que li na internet (não confirmei este dado), não costuma ser aplicada pelas Repartições de Finanças.
Mas a pior parte é que se o pagamento do IMI estiver dividido por duas ou três prestações ao longo do ano, basta passar um minuto do prazo que vai ter de pagar tudo junto, mais os juros de mora sobre o total a pagar e não sobre a prestação em atraso.
Mais vale pagar a tempo. Tem mais 1 dia...

Façam "Gosto" no Facebook do Contas-poupança
Subscrevam o canal no YouTube AQUI.
Também estamos no Instagram.
E no Twitter.


6 comentários :

  1. Mas o pior de tudo é quem tem isenção por baixos rendimentos e o VP do imovel não atinge o limite, recebe em casa uma carta para pagar o IMI. Liga-se para finanças e manda-se e-mails dizem que é um erro do sistema informático, que tenho tudo correcto e o melhor é pagar e depois restituem o valor. Acho uma estupidez. E vão-me pagar juros de mora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola estou na mesma situação. ... tinha isenção do imi por baixos renndimentos...foi me retirada a isenção. .. depois de reclamar nas finanças pessoalmente .... depois de telefonemas e idas a repartição de finanças. ... dizem sempre o mesmo foi um erro informatico... desde de dia 15 estao a espera de uma actualizacao do sistema e que é melhor pagar e esperar pelo rembloso.... mas NAO PAGAM JUROS..... foi a resposta da funcionaria que me atendeu..... enfim....

      Eliminar
    2. Boa noite! E sabem a que ano diz respeito os baixos rendimentos, 2014 ou 2015?
      Desde já agradeço a quem me souber esclarecer.

      Eliminar
  2. Isto do IMI é mais uma palhaçada para nos roubarem.
    Comprei o terreno,construí a minha casa com os materiais que eu comprei,paguei mão de obra,etc e no fim tem de se pagar isto todos os anos.
    Quer dizer que a casa nunca é nossa,pois se falhar-mos este pagamento,estão logo a cair em cima de nós!

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber se com atestado de imcapacidade de 65% tem algum desconto no IMI. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde. Paguei a prestação unica de IMI fora do prazo, passavam 5 min do dia 30 abril. Terei de pagar multa, juros de mora, coima?

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.