Bug detetado pelos espectadores do Contas-poupança resolvido pelas Finanças

Resolvido!
Acabo de receber das Finanças a confirmação de que o bug que afetou alguns contribuintes nestes primeiros dias está resolvido. Vários espectadores do Contas-poupança alertaram para valores astronómicos em algumas simulações.

Obrigado por terem partilhado aqui as vossas dúvidas e 'estranhezas"... assim ganhamos todos.

Resposta das Finanças:

"Caro Pedro.
O problema detectado já se encontra resolvido. O simulador que todos os anos é disponibilizado aos contribuintes, integrado na aplicação de entrega da declaração Modelo 3 do IRS, não simula todas as situações, tal como consta na “Informação da Simulação”, sendo que existem situações que são impeditivas de simulação e,outras, em que a simulação é efetuada sem contemplar essas situações, tal como também é esclarecido naquela informação. Daí que, neste último caso, os valores decorrentes da simulação difiram do valor resultante da liquidação, uma vez que esta contempla, naturalmente, todo o tipo de situações e enquadramentos.

Por outro lado e não obstante todos os testes que são efectuados, a  passagem a produção das aplicações informáticas determina em regra a necessidade de ajustamentos pontuais, os quais, logo que detectados, são prontamente efetuados pela AT."

8 comentários :

  1. E o facto de muitas declarações dos primeiros dias estarem paradas e não serem liquidadas? Não resolvem?

    ResponderEliminar
  2. Já postei ,mas a minha situação continua na mesma. Colocada a 1/04, certa a 5/6, mail a 15, liquidada a 29/04 sem dados, a 3/5 declaração com reembolso com data de 29/04.Este tinha 380 € a menos do que na simulação do portal aquando da entrega. Reparei que a liquidação estava inativa. A 4/5 telefonei para a At e disseram-me que a declaração estava suspensa mas não sabiam o porquê dado não haver alertas, divergências, mensagens.Referi o facto do valor do reembolso ser menor e após a análise da liquidação que eles tinham acesso e eu não, verificaram que a liquidação não assumiu a totalidade do valor das rendas que se encontravam inseridas no portal daí a dedução ser muito inferior. Mandaram-me aguardar mais uns dias. Do dia seguinte, a 5/4 resolvi enviar mail para a At através do portal. Até hoje não obtive resposta e a situação permanece igual, O que fazer?

    ResponderEliminar
  3. Desculpem, mas não percebi nada da resposta das finanças!
    Mas afinal, o valor recebido a memos é o que está certo, face à simulação inicial de maior valor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      o anónimo de 7 de maio, às 9.24, chama-se Maria e assim evitam-se equívocos.
      Ao falar com a AT questionei do porquê da diferença de 380€ a menos. A senhora muito atenciosa decidiu analisar atentamente os valores que estavam na nota de liquidação do reembolso à qual eu não tinha acesso.Informou-me que a chamada era de valor acrescentado (Um site do estado com valor acrescentado!!!). Verificou após alguma troca de informação que os valores das rendas que estavam inseridas no portal (as corretas) não foram totalmente incluídas na liquidação, daí o valor da dedução ser inferior ao correto. A simulação inicial aquando da entrega estaria certa,mas por um"bug"( a palavra do momento) o valor das rendas estava incorreto na liquidação.A liquidação surgiu a 29/04, a declaração surgiu no site a 3/5 com data de 29/04, mas desde 3/05, o número da liquidação ficou inativo, daí não ser possível ver mais nada, os movimentos financeiros mantiveram-se sem dados. Aquando do telefonema a senhora disse-me que a declaração estava suspensa. No sabia porquê , não há alertas, divergências, mensagens.Nada tem a ver com tributação conjunta ou separada pois sou a única titular. Hoje, dia 8/05, cinco dias após a suspensão continua tudo na mesma. No dia 4/05 enviei mail via AT mas nada de resposta!!!

      Eliminar
  4. Submeti a 31-03. Validada a 04-04. Certa por email a 15-04. Até hoje não passou à fase de Liquiddda. As finanças dizem que está tudo certo, sem Divergências e que um dia (quando ?) passará a Liquidada. Já não sei que fazer e que pensar.

    ResponderEliminar
  5. Em aditamento à mensagem anterior e pedindo desculpa, já foi criado no Facebook um grupo denominado por ENCALHADOS DOS PRIMEIROS DIAS, e que já tem bastantes aderentes. Será que o Pedro poderia fazer algo por nós? Lebantar a lebre como se costuma dizer, pois nós nada sabemos. Agradecendo a sua melhor compreensão. creia-me também ao dispor

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.