Atenção ao fim do prazo - e-Fatura


Atenção às horas :). Provavelmente já serão poucos os que ainda não fecharam as contas no e-fatura. Se ainda não foram, não deixem para amanhã, senão voltam todos a lembrar-se que é o último dia e vão todos ao mesmo tempo e bloqueiam o sistema outra vez. Ou volta o bug a dizer que hoje é que era o último dia e não segunda-feira. Estão em jogo no máximo 750 euros (250+250 nas Despesas Gerais Familiares e mais 250 na devolução do IVA com a sua exigência de fatura com NIF).

São 750 euros que podem receber a mais de reembolso ou 750 euros que vão pagar a menos de imposto. Não é brincadeira...

21 comentários :

  1. Boa tarde, hoje de manhã a confirmar as facturas de educação e saude verifiquei que o somatório das facturas não está correcto. Nas facturas da saude é difícil fazer as contas pois quer as vendas suspensas quer as notas de crédito ficam registadas, mas no caso da educação é fácil. Associadas ao meu NIF estão 3 meses de despesas de atl e alimentação porque no início do ano as facturas não eram lançadas em nome do aluno mas sim do encarregado de educação. Tenho 3 facturas de 167,16, 155,48 e 205,48 e no total de educação só aparece uma: a de 205,48. Tem conhecimento de algo que possa provocar essa soma "errada"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ao clicar no símbolo (livro) da educação aparecem-lhe as 3 faturas e só soma uma, ou as outras duas estão em despesas gerais?

      Eliminar
    2. Antes de mais obrigada pela resposta rápida. Aparecem as 3 faturas. Também está a acontecer isso nas despesas de saude. Quando somo o valor das facturas que aparecem depois de clicar no simbolo Saude (coração) o total que obtenho é diferente do total calcualdo pelo efatura. Liguei hoje para as finanças que me disseram que tinha de esperar até dia 15 de março e caso não estivesse corrigido fazer uma reclamação na minha repartição de finanças. Eu tenho os originais pelo que consigo actualizar manualmente os valores na minha declaração de IRS. O que me preocupa é que não podemos confiar no que consta no efatura. Se quiser, eu posso enviar-lhe printscreen dessas evidências. Obrigada.

      Eliminar
    3. Ok. Aguardemos então. Sendo como descreve não tenho resposta para si. Nem as finanças conseguem explicar algumas contas. Também tenho uma que ninguém percebe. Mandei reclamação pelo e-balcão em Fevereiro do ano passado e ainda não me responderam.

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Nos casos de pais divorciados, como declarar os valores das propinas pagos por ambos os pais? Os recibos estão em nome do filho.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Veja a pergunta 13 aqui. Espero que ajude.
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs.html

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. NOVO IRS-2015
      DESPESAS DEDUTIVEIS À COLETA, pergunta 13

      Eliminar
    2. Já fui ler... mas quando não se trata de guarda conjunta, por ex:
      a mãe tem a guarda do filho e por isso ele entra na declaração dela e por consequência as despesas que estão no e-factura do dependente irão entrar automaticamente no IRS da mãe. Como é que o pai vai declarar metade das despesas das propinas? Sem documento? É necessário a mãe fazer uma declaração? E coloca-se no campo dos pagamentos das pensões de alimentos?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Lamento, não sei responder à sua pergunta. Tem mesmo de perguntar a um contabilista ou à Autoridade Tributária. Não sei. É demasiado específica. Não quero induzi-la em erro com uma opinião.

      Eliminar
    4. Pois... não é fácil, não! :(
      Obrigada!

      Eliminar
  4. Olá, Em primeiro lugar, parabéns pelo programa e pelo blog, tenho a certeza de que estão a ajudar muitas pessoas. Tenho um caso para expor e, se possível, ter uma opinião, sobre o mesmo. Fui aluna do IPP, em 2010-2011, mas tive que desistir do curso, no entanto, tive que pagar na mesma as propinas, na minha opinião, injustamente, mas adiante... Acedi a um plano de pagamentos durante o anos de 2015,onde paguei o total da propina e ainda juros de mora. Nunca apareceu nenhuma factura dos pagamentos efectuados e o IPP em várias comunicações trocadas garantiu que depois emitiriam a declaração. No entanto, eu precavi-me e registei os documentos que o IPP me emitiu em cada pagamento mensal. Hoje enviam a declaração para efeitos de IRS e fiquei siderada quando lá vi somente os juros de mora que ascendiam a 147€, eu paguei mais de 900€. Já enviei mail a reclamar mas começo a ter medo do desfecho disto pois já não sei mais o que fazer. Obrigada por qualquer akuda que me possam prestar. Cumprimentos, Eduarda F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A declaração com o resto do momentante não estará na declaração emitida no ano anterior?

      Eliminar
    2. Pode acrescentar esse valor quando preencher o IRS mas vai ter de ter uma declaração nesse sentido. Senão arrisca ter incluído valores sem comprovativos e isso pode causar-lhe problemas.

      Eliminar
    3. Pois é esse o meu receio. Não tenho qualquer declaração além daquela, as propinas já são de 2010-2011 e como não as paguei na altura, não tenho nada. Só uma factura que imprimi do portal mas com data de 2010 ou 2011 que só agora deu para imprimir porque só agora os pagamentos foram finalizados. Então, se tive despesas de educação como é que não as posso deduzir? Se fiz pagamentos em 2015 porque é que não os colocam na declaração? Tenho uma impressão que tirei do IPP com os pagamentos efectuados e as datas, será que isto será válido nas finanças? É que não sei o que hei-de fazer e estou a ser extremamente prejudicada se não emitem a declaração com os valores correctos. Obrigada.

      Eliminar
    4. A sua situação é tao complicada que vai ter dw decidir se arrisca ou não colocar esse valor à mão. Por um lado é justo por outro vai contra todas as regras legais. Tente uma orientação das finanças. Lamento nao poder ajudar mais.

      Eliminar
    5. A sua situação é tao complicada que vai ter dw decidir se arrisca ou não colocar esse valor à mão. Por um lado é justo por outro vai contra todas as regras legais. Tente uma orientação das finanças. Lamento nao poder ajudar mais.

      Eliminar
    6. Bom dia, obrigada. Vou ainda tentar junto do IPP que me emitam uma declaração com o valor correcto. Eu tenho uma factura de 2010/2011 (ano lectivo) e pagamentos parciais dessa factura em 2015, para além de diversa correspondência onde é fácil perceber o histórico logo, parece-me não ser difícil comprovar. Vou ver o que posso fazer pois ainda tenho algum tempo... Obrigada pela sua atenção, Cumprimentos, Eduarda F.

      Eliminar
    7. Ok. Na pior da hipóteses talvez consiga colocar esse valor no IRS de 2016...

      Eliminar
    8. O IPP já está a analisar o caso. Como eu imaginei, não sou só eu com este problema, mas muitos alunos também a reclamar. Ao telefone garantiram-me que os alunos não vão sair prejudicados e que quer o serviço de informática quer o de contabilidade terão que resolver e passar a declaração com os valores efectivamente pagos em 2015. O que faz sentido pois há muitos alunos a pagar propinas de outros anos. Vou aguardar pois ainda tenho algum tempo. Obrigada e cumprimentos, Eduarda

      Eliminar
  5. Olá de novo, só para lhe contar o desfecho, informo que já recebi do IPP a declaração corrigida e com os valores efectivamente pagos. Ufa! Que stress que o IRS está a ser este ano. Obrigada e continue a ajudar-nos. Bom fim de semana, Eduarda

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.