Expresso: Dicas de Poupança 1

Partilho convosco a minha primeira Crónica de Poupança no "Expresso Diário":
http://leitor.expresso.pt/… (para ver precisa ter o código que vem no Expresso ao sábado). Se não tem, está aqui o resumo smile emoticon
Perguntam-me muitas vezes qual é a melhor dica de poupança ou em que é que poupo mais. É uma falsa questão. Ao contrário dos rendimentos, em que ao ser aumentado ou ao mudar de emprego passo a ganhar muito mais, a poupança não é uma mudança brusca ou imediata feita com apenas um passo. Pela minha experiência, é uma sucessão de pequenos "ganhos" que somados ao longo do tempo dão uma soma talvez bem maior do que um aumento salarial. Mas como é feito "grão-a-grão" é mais difícil de contabilizar.
O segredo está em comparar e renegociar TUDO.
Aqui vai uma pequena lista que deve adaptar ao seu caso. Pegue numa folha de papel ou de Excel e perca 10 minutos a fazer uma lista de todos os seus contratos com empresas:
Crédito à habitação
Seguro de vida
Seguro multirriscos
Seguro recheio da casa
Seguro dos carros
Ginásio
Telemóvel
TV+NET+VOZ
Eletricidade ou eletricidade+gás
Verificar se tem a potência contratada de eletricidade ideal para os seus gastos
Verificar se lhe compensa ou não ter/manter a tarifa bi-horária
Enumerar quantas contas bancárias tem e em quantas paga comissão de manutenção
Faça uma lista das taxas de juro que lhe estão a pagar nas suas contas a prazo (arranja melhor de certeza)
Verificar se já pediu a reavaliação do IMI por dados desatualizados
Verificar se está a ter todas as deduções no IRS a que tem direito (saber usar o e-fatura)
...
Ligue para cada uma destas empresas/instituições e peça para pagar menos ou informe-se de todos os seus direitos e use-os. Caso não consiga, pondere mudar de empresa. E não tenha medo de mudar todos os anos. O mercado português é tão pequeno que o negócio das empresas é roubar clientes uns aos outros e só conseguem fazer isso apresentando melhores condições para "novos" clientes. Seja um "novo cliente" de tudo todos os anos. Dá trabalho? Dá! Compensa? Não tenho a menor dúvida. Quem nunca fez nada do que está nesta lista e o fizer este ano ou no próximo, estimo que terá uma poupança superior a 1.000 euros por ano. Vê? Acabou de ser aumentado e não teve de pedir ao patrão.

0 comentários :

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.