VIDEO Contas-poupança - Como vai ser a nova página do IRS

Agora já sabe o que o espera assim que a nova página do IRS já tiver todos os dados que faltavam no e-fatura. Veja ou reveja a reportagem desta semana do Contas-poupança. Sublinho que nesta nova página (que só vai estar disponível depois do fim de fevereiro no vosso portal das Finanças) não vai validar nenhuma fatura. É só para verificar que está lá tudo o que faltava.
Vejam o vídeo e se depois tiverem perguntas digam. Tentarei fazer uma resumo das mais relevantes e se não souber contacto o Ministério das Finanças para obter a resposta.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2016-02-17-A-nova-pagina-para-despesas-que-nao-estao-no-e-Fatura


25 comentários :

  1. Aparece no e-fatura em novembro e dezembro os juros que paguei do empréstimo. Devo validar como despesa de habitação ou espero que apareça tudo na nova página?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gotere, pode tentar. Mas não vai conseguir. Terá de esperar pela nova página.

      Eliminar
  2. As despesas de alojamento escolar em residência da universidade, estão categorizadas em Despesas Gerais, como posso alterar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não pode alterar. Vai ter de esperar pela nova página :(

      Eliminar
    2. Olá boa tarde!! Já verificou se a Universidade abriu o CAE Educação? Se sim, no e-fatura consegue alterar de Outros para Educação. :)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ora viva,
    Acabo de o ler no Expresso Diário.
    Uma dúvida. As despesas de electicidade e água podem -se pôr ou as entidades mandam directamente para as Finanças? Parece que e podem co,oca, mas eu também não as vi na Efacturas. Se der para uma resposta ainda posso colocar até à meia noite. Obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Essas estao no e-fatura em despesas gerais familiares do titular do contrato.

      Eliminar
    2. Olá. Essas estao no e-fatura em despesas gerais familiares do titular do contrato.

      Eliminar
  5. Já coloquei às Finanças, através do e-balcão a seguinte questão,mas porque tarda a ser-me respondida, aproveito a sua disponibilidade: em que consiste a chamada "Dedução Específica", que todos os anos é feita, logo à cabeça, no rendimento colectável? Mantém-se para 2015? Grata pela sua atenção, fico a aguardar, Maria Odete Vilas Coutinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Nao sou contabilista nem sou especialista. Pelo que eu entendo sim mantém-se e acredito ter a ver com profissões específicas. Por exemplo ssguros de vida em profissoes de risco, etc. Mas peça ajuda a um contabilista. Talvez alguem aqui wue veja este post possa ajudar?

      Eliminar
    2. Olá. Nao sou contabilista nem sou especialista. Pelo que eu entendo sim mantém-se e acredito ter a ver com profissões específicas. Por exemplo ssguros de vida em profissoes de risco, etc. Mas peça ajuda a um contabilista. Talvez alguem aqui wue veja este post possa ajudar?

      Eliminar
  6. Boa tarde. As despesas com pagamentos de quotas a ordens profissionais onde vão ser inseridas? É que até agora não aparece nada no e-fatura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. É no anexo correspondente quando preencher o IRS. Como nos anos anteriores se foi o caso. Não é suposto aparecerem no e-fatura.

      Eliminar
  7. Obrigada. Fiquei esclarecida.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite.
    Os recibos físicos das despesas têm que ser guardados durante 5 anos, como antes? Ou seja, os que introduzimos manualmente, têm que ser guardados, penso eu.. E os que são introduzidos automaticamente pelos comerciantes, também têm que ser guardados? Antecipadamente agradeço a resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. Se introduziu manualmente tem de guardar 4 anos. Se entraram automaticamente pode destruir. Nao precisa guardar.

      Eliminar
    2. Olá Paulo. Se introduziu manualmente tem de guardar 4 anos. Se entraram automaticamente pode destruir. Nao precisa guardar.

      Eliminar
    3. Ok, bem me parecia, mas estava na dúvida. Obrigado!

      Eliminar
  9. Boa tarde,
    Gostaria que me esclarecesse uma duvida, se poder, já coloquei esta questão no portal das finanças mas não me esclareceu.
    No caso das fraldas de incontinência de adultos, com justificação médica, esta despesa é dedutível em saúde.
    A questão esta no facto de eu comprar estas fraldas num supermercado (mais baratas e mais facilmente) e não na farmácia, como o supermercado não tem CAE de saúde como faço? Terei eu de comprar as mesmas fraldas mais caras para poder deduzir?

    Agradeço desde já o esclarecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A maior parte dos supermercados já tem CAE de saúde (os grandes). Tentou mudar? Agora já não pode em relação a 2016, mas pode experimentar fazer isso em 2016. Quanto a 2015 vai poder acrescentar esses valores em saúde quando preencher o IRS. Se em 2016 não consegue mudar a categoria em saúde contacte o supermercado e peça-lhes para acrescentarem o CAE em saúde. O Continente, Jumbo, Pingo Doce, etc dá para alterar.

      Eliminar
  10. Obrigada pelo célere esclarecimento.
    Tinha tentado mudar pela altura do verão e não tinha dado, foi quando contactei as finanças que me responderam:
    "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    A Lei da reforma de tributação do IRS, alterou o conceito de despesas de saúde, pelo que apenas são consideradas as que constem de faturas que titulem prestações de serviços e aquisições de bens, isentos de IVA ou tributados à taxa reduzida, comunicadas à Autoridade Tributária, ou emitidas atrvés do Portal das Finanças, pelos emitentes que estejam enquadrados, de acordo com a Classificação Portuguesas das Atividades Económicas, Revisão 3, nos setores de atividade Secção Q - classe 86 (atividade de saúde humana), Secção G, classe 47730 (comercio a retalho de produtos farmaceuticos, em estabelecimentos especializados) e Secçao G classe 47740 (comercio a retalho de produtos médicos e ortopédicos, em estabelecimentos especializados) e ainda os prémios de seguros de saúde.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"

    Assim eu apenas confirmei as facturas de supermercado como despesa geral e irei introduzir o valor manualmente.
    Mas se me diz que os supermercados agora ja têm CAE de saúde tenho de ver como validar agora para 2016.
    Mais uma vez agradeço a disponibilidade e o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite. A nova página que, supostamente, iria ficar disponível a 1 março já está acessível? É que hoje já é dia 3... Quando ficará disponível?
    Cumprimentos,
    Obrigado.
    João Abreu.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.Muito sinceramente não percebo muito destes assuntos de irs e sempre que procuro algo relacionado fico ainda com mais duvidas...
    No e-facturas quando aparece um valor na barra colorida de cada categoria isso significa o que? por exemplo, nas despesas familiares aparece-me 250€.
    significa que vou receber esse valor devido as despesas que fiz?
    sei que pedi contribuinte em praticamente todas as compras que fiz e em vez de receber o que normalmente recebia fui prejudicada em mais de 200€...
    afinal o que sao beneficios fiscais?? Esse valor é pago de volta ao contribuinte?
    Obrigada e peço desculpa por estas perguntas mas não percebo mesmo como isto está a funcionar...
    Marlene Carvalho

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.