Como nunca se esquecer da sua password das Finanças

XzR65hD87jT. Reconhece esta password? Bem, esta foi inventada. Mas a sua deve ser parecida. Não admira que não se lembre dela. É muito aborrecido precisar ir ao portal das finanças verificar as faturas ou fazer uma pesquisa ou entregar o IRS e precisar chegar a casa e andar à procura da carta com a senha. Desmotiva e provavelmente esquece-se de o fazer.

Um contabilista meu amigo deu-me uma dica que para mim foi tremendamente útil e que partilho convosco. Avaliem, evidentemente, se isso é um risco de segurança para vocês.

Em primeiro lugar, é importante que saibam que no Portal das Finanças (como em qualquer outra página) podem alterar a senha que vos foi enviada pelo correio. Podem escolher a senha que quiserem desde "patodonald" a "contaspoupanca". Não é por ser uma página do Estado que têm de manter a password "esquisitóide" que vos mandaram.

!º passo: No Portal escreve "senha" na pesquisa e entra com o seu NIF e senha original.


 2º passo: Escolhe "Alterar senha".


3º passo: Escolhe a nova senha (a que nunca mais se vai esquecer).

Em segundo lugar, como somos 4 lá em casa, é difícil gerir as passwords de todos. E é aqui que entra a dica: a password de cada um PODE ser o NIF correspondente seguido ou antecedido de números, letras ou símbolos que não se esqueçam. Assim sabem sempre a password das finanças de toda a vossa família. A password dos filhos pode ser, por exemplo, o NIF deles + o que eu fixo com facilidade e que não me vou esquecer.

Não falha. Se acham que é uma dica útil, partilhem! Obrigado.

6 comentários :

  1. Na minha opinião, no caso de vários acessos, é mais simples colocar a mesma password para todos os acessos.

    ResponderEliminar
  2. Melhor do que isso é alterar a Password (senha) de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos que compõem o agregado familiar, sendo que, a chave de acesso deverá ser igual para todos!
    Já agora, utilizem carateres tais como: @ ou #, isto vai reforçar a segurança da vossa senha, ex:
    - familia@albuquerque
    - portal#financas
    - irs*agregado, etc...



    ResponderEliminar
  3. Melhor do que isso é alterar a Password (senha) de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos que compõem o agregado familiar, sendo que, a chave de acesso deverá ser igual para todos!
    Já agora, utilizem carateres tais como: @ ou #, isto vai reforçar a segurança da vossa senha, ex:
    - familia@albuquerque
    - portal#financas
    - irs*agregado, etc...



    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.