AVISO: FALTAM 4 DIAS para alguma correção que queiram fazer junto das Finanças sobre os valores errados na vossa página de IRS. A partir de dia 1 de abril podem começar a entregar o vosso IRS na primeira fase.
Têm aqui um breve resumo do que foi até ao momento a saga do IRS com as novas regras do e-fatura e a nova página com as deduções.
Queria sublinhar que apesar do tom crítico da crónica desta semana (que podem ler abaixo), estou convencido que este é o caminho e que não há volta a dar. É bom para o contribuinte "ter mão" nas suas próprias deduções e será muito prático saber ao longo do ano como está a correr a nossa relação com o fisco e perceber se temos de corrigir alguma coisa com tempo e não ter apenas 15 dias para andar agora a tentar pedir às empresas que corrijam valores que estão errados e que nos podem prejudicar.
O sistema não é perfeito mas tem imensas potencialidades. Uma das alterações que vejo como imprescindível é juntar todas as deduções no e-fatura e não criar duas páginas diferentes para as várias deduções. Para o ano já vai ser mais fácil, espero...
Pode ler a crónica "Dicas de Poupança" no EXPRESSO clicando AQUI
Quando preencher-mos a folha do Modelo 3 do IRS, os dados estarão pré-preenchidos com base no e-fatura? Ou teremos que preencher alguma coluna com base nos valores que aparecem na nova página das finanças?
ResponderEliminarOlá. Aparece pre-preenchido. Só tem de acrescentar o que nao esta ou corrigir algum valor que bao tenha entrado ou esteja duplicado.
EliminarObrigado :)
ResponderEliminarÉ possível alterar valores saúde? O meu prémio seguro saúde não aparece e as despesas do meu marido uma parte reembolsadas pela seguradora tb não ( vi no e fatura e na nova página). Estranhamente aparecem as faturas que originaram essas despesas mas na íntegra.
ResponderEliminar