Já pode entregar o IRS...mas não aconselho.

Fui surpreendido por espectadores que no Facebook do Contas-poupança me disseram na noite passada que JÁ ENTREGARAM O IRS DE 2015.
Como? Só começa em abril e ainda estamos em março...
Pois. É verdade. Se quiserem, a aplicação do IRS já está a funcionar a 100%.

Já confirmei junto das finanças. MAS... embora seja possível, NÃO ACONSELHO (se me permitem o atrevimento) que façam a entrega hoje. O prazo ainda não começou e conhecendo nós as burocracias em Portugal ainda vos dizem que entregaram FORA do prazo (embora seja antes e não depois).

Podem fazer já as simulações. Eu já fiz as minhas. Já sei quanto vou receber de reembolso, MAS NÃO SUBMETI.

http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html

Já sabem (espero) que só funciona no Internet Explorer e em mais alguns. Não tentem fazer a simulação e entrega no Chrome ou no Microfot Edge.

302 comentários :

  1. E parece-me que a aplicação ainda tem erros pois no meu caso não está a ter em conta todas as despesas deduziveis para efeitos de IRS que foram indicadas pelas próprias finanças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso não está a contabilizar os encargos com imóveis - juros de empréstimos.
      Na pagina das despesas para deduções aparece mas quando simulo através da aplicação, no resultado final o valor da rubrica "Deduções à colecta" aparece sem esse valor!
      Se tentar colocar a despesa manualmente, ele pede o "Nif do Mutuante/locador" (que eu julgo que não deve ser preenchido) mas se colocar o da entidade bancária do empréstimo ele diz que não é valido!

      Eliminar
    2. Tem razão. Mas se "carregar" os valores automaticamente para o anexo H aí sim já efetua o cálculo corretamente.

      Eliminar
    3. Os encargos com imóveis constantes do e-fatura só são considerados depois de preenchidos os dados do imóvel no anexo H.

      Eliminar
    4. Eu não consigo gravar. Já instalei em 2 pc´s com win10 e o resultado é o mesmo. Alguém tem este problema?

      Eliminar
    5. Bom dia! pode esclarecer melhor a questão das despesas gerais familiares as quais refere que apenas aparecerão na nota de liquidação? Realizei a minha simulação de IRS e as despesas gerais familiares não estão a ser consideradas no valor apurado de deduções à coleta.
      Isto quer dizer que depois de efetuar uma simulação do IRS, no final ainda vão acrescer o valor destas despesas?

      Eliminar
    6. O irs está sempre a informar que não tem ligação com o servidor desde do dia 1 de Abril e não consegue também fazer ligação ao servidor quando quero simular o valores.....isto está mais complicado que os anos anteriores....alguém está com os mesmo problemas?

      Eliminar
    7. Estou a ver que não sou o único com problemas nos valores das deduções à colecta. O valor que me aparece na nota final (simulação) não corresponde aos valores do efatura, faltando o valor dos 250 euros de despesas gerais familiares. Espero que não tenha sido um "embuste".

      Eliminar
    8. Eu já submeti a minha declaração de IRS e dei voltas e voltas até conseguir entregar correctamente mas deparei-me com alguns erros que já foram solicitados neste site e vou passar a indica-los.
      - Sempre que queria simular aparecia um quadro a dizer que não era possível a ligação com servidor para tentar mais tarde. fui a outro computador e já não me apareceu essa informação (penso que seja o java que estava mal instalado no outro computador???.
      - No campo 6 do anexo H, experimentei colocar o (Não)nas despesas e na simulação não era correcta. Depois experimentei colocar o (Sim) e logo apareceu o quadro com as despesas de saúde educação e despesas de habitação. validava e dava erro, isto porque este ano que tem rendas, também tem que preencher o campo 7 do anexo H, onde se coloca o código da freguesia, artigo fracção, nif do titular e do locatário, sem isso as rendas apesar de aparecerem nas despesas não são contadas, portanto têm que preencher esses campos.
      - Só não entendo porque não aparecera as despesas Gerais familiares, andamos todos numa lufa a validadas e estas não aparecem nas despesas porque será???? estas que contam?? se alguém me conseguir responder, agradeço

      Eliminar
    9. boa tarde, será que alguém me ajuda com a seguinte questão?:
      quando fui para consultar a minha declaração de IRS pré-preenchida, constatei que os valores dos rendimentos, não são os mesmos que tenho na declaração da entidade patronal... o que fazer? obrigada

      Eliminar
  2. no meu caso ao colocar "sim" quando digo que quero os valores do efatura e pede para colocar os dados e senhas, nunca faz a ligação ao servidor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fizer isso, no quadro tem que colocar todos os valores que foram comunicados ao AT, se disser não, não precisa de colocar nenhum valor, uma vez que as faturas foram validadas, ATENÇÃO, que se disser só os valores que estiverem no quadro é que vão contar...

      Eliminar
    2. EM ALTERNATIVA aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pretende declarar (...)
      No meu entender, quem clicar em SIM terá de colocar o valor das deduções no quadro abaixo e serão as aí constantes que contarão para dedução à coleta (tal como referiu o Fernando Gonçalves). Quem clicar em NÃO, está a dizer para serem usados os valores que foram comunicados à AT (E-fatura). Alguém me corrija se estiver enganado.
      Fiz uma simulação sem sequer ter adicionado o anexo H e na linha "Deduções à coleta" apareceu o total de benifício relativo às despesas que validei no e-fatura para o ano de 2015.

      Eliminar
    3. No meu caso, submeto, tento simular mas da erro ao contratar com o servidor
      Alguém com o mesmo problema?

      Eliminar
    4. Boas,
      sim desde o dia 01ABR2016 que estou a tentar simular, mas dá sempre a mesma menagem. "Não foi possível ligar ao servidor. Tente mais tarde"
      A questão é mais o quando mais tarde?
      Como bom português só depois do fim de semana!!

      Eliminar
    5. Boas.como elimino a linha onde as finanças pré preencheram os valores do PPR.
      Nunca declarei,e não há de ser agora que vou declarar.cump

      Eliminar
    6. Boas.como elimino a linha onde as finanças pré preencheram os valores do PPR.
      Nunca declarei,e não há de ser agora que vou declarar.cump

      Eliminar
  3. As despesas a que se refere, estão no anexo H, quadro 6, na parte de baixo tem que pressionar em SIM e inserir a password quando for despoletado a janela, assim as finanças adicionam as despesas do efatura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso quando faço isso não liga ao servidor para fazer a obtenção de dados. Além disso também me acontece, tendo escolhido a tributação conjunta, ter que inserir à mão todos os dados relativos aos rendimentos do meu marido.

      Eliminar
    2. No meu caso os valores não coincidem e os valores de despesas gerais familiares nem aparece.

      Eliminar
  4. Se tiverem a usar redes das empresas nao vao conseguir fazer

    ResponderEliminar
  5. Por acaso também tentei submeter a minha declaração na noite passada...não o fiz porque no ultimo passo onde tenho que mencionar o meu bem imóvel onde tenho que colocar "Nif do Mutuante/locador" ponho o nif da entidade bancaria que me passa a declaração de juros de habitação, me diz que não é válido. Desloquei-me a minha entidade bancaria hoje de manhã no qual me disseram que o nif esta correto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verifique no site da autoridade tributária (depois de inserir os seus dados) a opção: "Consultar Despesas para Deduções à coleta 2015"
      No campo "Encargo com imóveis" clique em "Ver Detalhes"
      No separador "Juros de empréstimos" Clique no retângulo "VER MAIS"
      Em principio aparece o NIF e Nome do "Emitente" (mutuante)
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  6. Tente fazer, caso possa, de madrugada. Não tem tanta gente e pode ser que já consiga. Senão, é tentando. Por isso é que fiz ontem para não haver problemas.

    ResponderEliminar
  7. Não estou a conseguir fazer as simulações no site das finanças e não aparece os valores do efactura.

    ResponderEliminar
  8. Já em outros anos tem dado para colocar uns dias mais cedo do que o início do prazo sempre o tenho feito antes e sem nenhum problema....

    ResponderEliminar
  9. Olá, eu este ano ainda tentei, mas nos anos anteriores já "meti" o meu IRS 1 ou 2 dias antes e não tive nenhum problema.

    ResponderEliminar
  10. Sempre entreguei antes do prazo e nunca tive nenhum problema, relativamente aos juros do empréstimo habitação coloquei o NIF do banco e também não tive nenhum tipo de problema. IRS entregue :)

    ResponderEliminar
  11. Ainda sobre a entrega em conjunto ou separado, no caso de contribuintes casados, como colocar os filhos. No meu caso tenho dois, se entregar separado da minha esposa como os registo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regista nos dois IRS's na mesma, no seu e no da esposa. A AT faz a separação das despesas dos dependentes pelo casal.

      Eliminar
    2. Será... Simulando dá valores muito diferentes. Experimentei colocar 1 filho em cada declaração ou dois apenas numa. Não encontro nada oficial a explicar...

      Eliminar
    3. O simulador (versão de 30-03) tem um erro no cálculo da sobretaxa, no caso da opção de tributação em separado, daí a discrepância de valores.

      Eliminar
  12. Ja tentei simulacao mas as despesas gerais familiares nao aparecem bem como o valor do iva dos restaurantes, cabeleireiros etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo igual 😕😕😕 alguém sabe explicar isso?

      Eliminar
    2. Esses não aparecem. Só vão aparecer na nota de liquidação.

      Eliminar
  13. No meu caso dá erro pois diz que não posso ter 2 PPR's em duas companhias diferentes.

    ResponderEliminar
  14. Questão para 1 milhão de euros: anexo H Quadro 6 C:
    "Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos
    com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?"

    O que estão a colocar? É que pelo meu entendimento deveríamos meter NÃO, para a AT ir buscar ao e-fatura (mas se escolhermos esta opção não aparecem os valores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto. Os valores não aparecem, mas depois quando for ver a prova de entrega tem lá consultar os dados do efatura. Se escolher sim tem que colocar todos os dados no quadro e são esses que vão contar e não aqueles que foram comunicados ao efatura

      Eliminar
    2. Correcto. Os valores não aparecem, mas depois quando for ver a prova de entrega tem lá consultar os dados do efatura. Se escolher sim tem que colocar todos os dados no quadro e são esses que vão contar e não aqueles que foram comunicados ao efatura

      Eliminar
    3. Sim como me acontece a mim. escolho não e não vejo valores nenhuns! mas também temos essa info no efatura...pior é colocar a tributação conjunta e não me aparecer os rendimentos do meu marido.

      Eliminar
    4. O problema é que ao simular dá valores diferentes

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. e onde se pode ver esses valores? não encontrei...

      Eliminar
  15. Eu ainda não entrego agora, só em Maio, mas tenho uma questão a colocar:
    Eu trabalho numa escola e faço os descontos para a Segurança Social (este normalmente já aparecem na declaração), mas também faço os descontos para a ADSE(não aparecem), onde coloco este valor que são mais ou menos 300€ anuais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os descontos para a ADSE estão incluídos nos descontos obrigatórios (SegSocial, CGA e ADSE)

      Eliminar
  16. Fiz uma simulação de IRS, contribuinte casado, tributação conjunta , com preenchimento automático pelo sistema. Não aparece os rendimentos do minha esposa, que por sinal é funcionária publica. Será que a entidade para o qual trabalha não declarou os rendimentos ? Por acaso alguém tem uma situação como esta ? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo também acontece. Não aparece os rendimento do meu marido.

      Eliminar
    2. Acontece o mesmo com os rendimentos da minha mulher: não aparecem.
      Quando os introduzo manualmente, através do recibo anual e tento submeter a declaração aparece uma mensagem de alerta que dá conta de diferenças face aos valores transmitidos pela entidade (mas quais valores, se não os vejo?). A entidade pagadora, neste caso, é a ARS Norte

      Eliminar
    3. Boa Tarde,

      Estou a tentar submeter a minha declaração de IRS, contudo no Anexo A relativo aos rendimentos auferidos não me aparece qualquer valor, sendo que nos anos anteriores os valores sempre apareceram corretamente preenchidos. Sou solteira unica titular do rendimento e a minha entidade empregadora é uma entidade estatal, alguém terá alguma explicação para esta situação?

      Eliminar
  17. Neste momento só considera os juros ou rendas de casa se fizer sim é colocar os dados da casa

    ResponderEliminar
  18. Situação normalissima podem meter. Já disponivel mas diferente do ano passado.
    Sempre meti logo que sai a aplicação e nunca deu problemas.
    Conferindo todos os valores.

    ResponderEliminar
  19. no meu caso apenas aparece os dados referentes ao trabalho dependente, tudo o resto esta vazio, logo os cálculos supostamente automáticos não estão a ser feitos nem esta a ter em conta o(s) dependentes/ Filho.... Fazendo com que a simulação errada me de a pagar e não a receber....

    ResponderEliminar
  20. Já tentei mas só me aparece o ano de 2014 como hipótese, ou seja, nem consigo visualizar a declaração de 2015.É normal??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, também me aconteceu porque ontem só estava disponível para donwload a versão do ano passado. Hoje, com a versão de 2015, já aparece 2015 copo opção. :) Entretanto já preenchi e ainda não submeti, mas as dúvidas mais frequentes parecem-me ser: 1. O NIF do Banco (mutuário) no Anexo H, quando se pagou juros para casa (e parece que o Barklays foi vendido a uma entidade cujo NIF começa por 9, sendo que o formulário só aceita os começados por 5, se não estou em erro); 2. O facto de a simulação não contemplar os valores do e-fatura. Quanto a esta última, também preferia ver os valores e o valor correcto da simulação antes de submeter...

      Eliminar
  21. Já preenchi o meu IRS com tibutação conjunta e separado escolhi a conjunta pois vou receber mais uns euritos (12), simulei e validei, mas ainda não entreguei, funcionou no crome em MAC OSX

    ResponderEliminar
  22. Alguém me ajuda, já tentei duas redes diferentes e na altura de simular aparece erro na ligação, para tentar mais tarde, consigo introduzir todos os dados só falha a fazer a simulação, quer na rede cá de casa (120 MB) quer na do trabalho (100 MB)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas está a utilizar o mesmo PC? É que se a rede estiver definida como sendo de empresa não vai conseguir...só rede doméstica.

      Eliminar
    2. eu estou a utilizar o mesmo PC (rede domestica) e acontece-me o mesmo.. não consigo fazer a simulação pois dá "erro na ligação"

      Eliminar
  23. Eu já submeti, todos os anos tenho submetido 1/2/3 dias antes do prazo e nunca tive problemas.

    ResponderEliminar
  24. Boa noite. ... e os donativos? como adicionar?

    ResponderEliminar
  25. Olá, Não consegui validar as despesas do meu filho no efatura mas tudo o resto está correcto - se escolher a opção de inserir eu os valores e somar as faturas não validadas, tenho de ter todas as faturas guardadas (incluindo as restantes despesas que aparecem lá automaticamente) ou o que está no efatura serve de prova? Obrigado

    ResponderEliminar
  26. Funciona com o FireFox?

    ResponderEliminar
  27. Boa noite, alguem me explica o que fazer quando pede o nif do mutuante locador no local onde tem os juros de emprestimo para habitação permanente? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o NIF do banco que concedeu o empréstimo.

      Eliminar
    2. Dá erro para várias instituições. No nosso caso o Barclays, temos a certeza que temos o NIF certo mas aparece sempre mensagem que está errado

      Eliminar
  28. Olá António. Os meus conhecimentos não chegam a tanto. Eu próprio também estou a tentar perceber como vou fazer... Cada um tem de simular com os seus valores. Não quero induzi-lo em erro sem querer...

    ResponderEliminar
  29. A mim também está a dar erro no NIF do Mutuante, banco ABANCA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu banco também é ABanca... E está a acontecer o mesmo de dizer que o NIF é inválido!

      Eliminar
    2. Verifique no site da autoridade tributária (depois de inserir os seus dados) a opção: "Consultar Despesas para Deduções à coleta 2015"
      No campo "Encargo com imóveis" clique em "Ver Detalhes"
      No separador "Juros de empréstimos" Clique no retângulo "VER MAIS"
      Em principio aparece o NIF e Nome do "Emitente" (mutuante)
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    3. já verifiquei, e o NIF que lá está é o mesmo que coloco na declaração, e continua a dar erro. Durante o dia falei para o apoio das finanças a explicar a situação, depois de muita conversa, disseram que não estavam a perceber o erro e que tentasse amanha (hoje).

      Eliminar
    4. Com a nova versão da aplicação já não dá erro com o NIF da ABanca.
      Por isso já podem experimentar hoje

      Eliminar
  30. Eu tive o mesmo problema com o preenchimento deste campo (mutuante) e acabei por submeter sem estes dados do campo "encargo com imóveis"... Que consequências poderei ter? Aconselham-me a submeter uma 2ª declaração?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não declarar os dados do imovel/ nif do locador estas despesas serão consideradas como Outros.No meu caso simulei sem os dados do imovel... e com os dados do imovel.. e a diferença era enorme...pode escolher o não no quadro 6..ou seja para que assuma os dados do e fatura..mas tem obrigatoriamente que no quadro 7 por os dados do imovel e nif do banco..senão não vai assumir como juros...mas sim como Outras despesas.

      Eliminar
  31. Boa noite! Pedro Andersson pode esclarecer melhor a questão das despesas gerais familiares as quais refere que apenas aparecerão na nota de liquidação? Realizei a minha simulação de IRS e as despesas gerais familiares não estão a ser consideradas no valor apurado de deduções à coleta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Pelo que me explicaram as despesas gerais e os 15% de iva em restaurantes oficinas e cabeleireiros nao sao passiveis de alteracao no preenchimento do irs. Passa automaticamente o que estava no e-faturA e é contabilizado sem ter de fazer nada. Nao tem de incluir em lado nenhum. As despesas gerais estao no irs embora nao as veja e o desconto do iva so aparece na nota de liquidação porque é uma espécie de bónus para quem pediu fatura com nif em 2015. É uma espécie de prémio para alem das deduções normais. Foi o que entendi.

      Eliminar
    2. Boa tarde!
      Não estou a perceber uma coisa!
      No e-faturas refere que vou receber 306€ (250€ das despesas gerais e 56,63 da saúde). Na simulação aparece que vou receber 285,67€. Acho que alguma coisa não está a funcionar bem nesta aplicação das finanças. Os prometidos 250€ nas despesas gerais sempre vamos receber? Alguém sabe alguma coisa?
      Obrigado!

      Eliminar
  32. Boa noite, também tenho uma dúvida ,tenho uma filha com 21 anos, ela é estudante - trabalhador e não vive connosco.Gostávamos de saber se já pode fazer irs sosinha ou continua a minha dependente? Não sei como melhor para ela, se ela fazer connosco perdemos de escalão de abono para dois mais pequenos e ela se calhar perde o direito para bolsa de estudo. se ela fazer sosinha, vai dar zeros, já simulamos. Única dúvida se ele pode ? e não vai levar multa alguma? Se alguém sabe..... Ajude . Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. É uma pergunta demasiado especifica para as meus conhecimentos. Talvez alguém aqui possa ajudar axresponder ou kigue para o 707 206 707 das finanças.

      Eliminar
  33. Bom dia, podem informar-me onde colocar o valor da quotização sindical? Este ano não existe um item próprio, será que tenho de acrescentar no quadro 4 do Anexo A, apesar de não ter sido pago através da entidade empregadora. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. anexo A 4-a na linha de rendimentos em frente de nif da entidade pagadora

      Eliminar
  34. bom dia a todos. preciso de ajuda. estou a fazer ou tentar fazer a simulacao de irs e aparece me "calculo sem imposto" e no valor "--Eur". 2 titulares 1 dependente, anexo H "6c - nao". Como perceber este "Calculo sem imposto"??? e como posso saber por certo o que vou receber ou pagar ??? pelos vistos E-factura nao esta incluida na simulação... Nem sei o que fazer... Entregar ou não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esse calculo sem imposto que refere com "---Euro" significa que nem paga nem recebe. Algum dos dois titulares fez retenção na fonte?
      E se está a colocar no anexo h 6c - nao, as deduções do e-factura estão a entrar na simulação (só está a dar problemas os juros e as rendas, o restante está a entrar, pelo menos por aqui)

      Eliminar
  35. Bom dia.
    Gostaria de saber se a minha despesa enquanto estudante no ensino superior, nomeadamente, a habitação, transporte e alimentação entra no irs dos meus pais. De notar que era estudante deslocado, ou seja, tinha de viver noutra cidade devido à distância.
    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola. Entram como despesas gerais. Como educação nao. So propinas e livros escolsres. Tudo o que tiver 23% de iva nao conta como educação.

      Eliminar
    2. Ola. Entram como despesas gerais. Como educação nao. So propinas e livros escolsres. Tudo o que tiver 23% de iva nao conta como educação.

      Eliminar
    3. Viva. Os transportes nomeadamente, comboio e autocarro, têm iva a 6%. Já a alimentação é isenta de iva. Aqui não pedia recibo com nº de contribuinte pois diziam-me que por não ter iva não valia a pena. Assim sendo, estas despesas contam?
      Tenho ideia que vi numa revista da DECO a dizer que este tipo de despesas contam.

      Eliminar
  36. Bom dia. Os valores de despedas de saude/imoveis/escolares nao apararecem em lado nenhum do meu simulador, é normal? Como consigo saber q as despesas estao a ser contabilizadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, tem adicionar o anexo H. Vai aparecer no campo 6.

      Eliminar
  37. Atenção que as Finanças lançaram nova versão da aplicação (2016.1.1) provavelmente a corrigir alguns erros que foram descritos por aqui.

    ResponderEliminar
  38. E as despesas de alojamento, passadas pela universidade também não contam para despesas de educação ?

    ResponderEliminar
  39. Tanto dinheiro gasto em actualizações , tanto bla bla bla e a pagina de entrega das declarações é so bugs... simulação nem vela ... despesas familiares idem idem , entregas em conjunto aparecem as contas de um não aparecem as de outro, declarações bancarias de casas maior parte dos NIF dos bancos dão inválidos e depois temos os bancos comprados por outros que eram um NIf e passou a outro .. Portugal e finanças no seu melhor ... como em todos os anos ...

    ResponderEliminar
  40. Alguem pode disponibilizar um link externo para download da aplicação para a versao windows x64? é que o site está tão lento que nao consigo fazer o download.

    ResponderEliminar
  41. Temos mesmo de ter muito cuidado com o irs.
    passo a colocar uma situação detetada.

    Eu tenho casa arrendada e se utilizar a inserção automática dos dados do e fatura, o valor era diferente de ser eu a inserir os valores (o sim ou não no quadro 6) estava-me a dar um valor diferente do inserindo os valores.

    O erro estava na inserção automática, o campo do quadro 7 no modelo H, relativo aos dados do senhorio não foi preenchido automaticamente, acrescento que essa validação nem sequer é realizada quando os dados são importados automaticamente.

    Vai ter muita gente a perder dinheiro com isto...

    ResponderEliminar
  42. Ao tentar simular ocorre me um erro ao comunicar com o servidor. Por favor, alguem com o mesmo problema????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu... mas pelos vistos o erro é aleatório
      Ainda não consigo simular tambem apesar de já ter entregue o IRS

      Eliminar
  43. Boa Tarde, em relação ao simulador IRS, tenho uma duvida: A simulação entra com todos os valores do efatura ou as despesas gerais familiares e os valores da Exigência de Fatura não entram na simulação? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho essa dúvida. É uma questão pertinente

      Eliminar
    2. Olá. As instruções dizem que embora nao aparecam sao contabilizadas se optar pelo pre-preenchimento. O valor da exigência de fatura so vai apareced na nota de liquidação a somar ao seu reembolso como se fosse uma espécie de bónus.

      Eliminar
    3. Olá. As instruções dizem que embora nao aparecam sao contabilizadas se optar pelo pre-preenchimento. O valor da exigência de fatura so vai apareced na nota de liquidação a somar ao seu reembolso como se fosse uma espécie de bónus.

      Eliminar
  44. Boa tarde. Ao escolher a opção de ter uma declaração pre preenchida, este ano nao me esta a aparecer os meus rendimentos automaticamene como acontecia nos anos anteriores. Alguem sabe se é por a plataforma ainda estar com problemas, ou terei de colocar manualmente? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema sempre me aparece automaticamente o anexo A com o meu emprego e ontem fiz o dos meus pais e apareceu normalmente.

      Nao sei o que fazer.

      Eliminar
    2. Teve rendimentos da categoria B?

      Eliminar
    3. Se teve rendimentos da categoria B, a declaração pré-preenchida só aparece em Maio.

      Eliminar
    4. No meu caso nao. Categoria A. Tal como nos anos anteriores visto que é a mesma empresa e mesmo trabalho de sempre. Vou tentar amanha e se nao der segunda ligo para as finanças

      Eliminar
    5. parece que deve ser um problema deles porque a mim esta a acontecer me o mesmo ;( ainda agora comentei isso aqui porque pensei que estivesse a fazer alguma coisa mal ou que fosse o meu computador ;(

      Eliminar
    6. Estou com o mesmo problema. Os campos não aparecem preenchidos.
      Já contactei a AT e soluções nenhumas.... Será que passámos de cavalo para burro? Desde sempre que envio isto e nunca tive problemas.

      Eliminar
  45. AJUDA POR FAVOR>

    No meu Irs nao aparece automaticamente o ANEXO A com os rendimentos do meu emprego como sempre aparece automaticamente!!!

    Porque será, consigo inserir manualmente mas nao sei como preencher tudo correto

    Obrigado

    ResponderEliminar
  46. boa tarde, estou constantemente com problemas em conectar com o servidor a partir do meu computador de casa,é normal?

    ResponderEliminar
  47. Como se introduz as despesas gerais familiares? Nao aparece e nao tem sitio para colocar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas despesas sao contabilizadas automaticamente. Nao tem de fazer nada :)

      Eliminar
  48. Ola Boa Noite
    faço a validação mas não me faz a validação
    tenho i.e. 11 e java correspondente
    alguém tem este tipo de problema ?

    obg

    ResponderEliminar
  49. ola boa noite, este ano estou com um problema que nunca tive no site das finanças.eu escolho a opçao de ter a declaraçao pré-preenchida o site diz que ja esta que é so confirmar e quando vou a ver nao esta nada pre preenchido nem os rendimentos e eu como estou habituada a fazer assim nem sem preencher bem.esta a acontecer a mais alguem nao obterem a declaraçao pre preenchida?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PRISCILIA estou com o mesmo problema, sempre aparece pelo menos o Anexo A automaticamente inserido (rendimentos do emprego normal) e este nao aparece.

      Eliminar
    2. Olá. So aparecem os valores se nao corcordar com os valores que apareceram na pagina das deduções. Se concorda é so simular validar e submeter. Para ver is valores vai ao quadro 6C e diz nao e os valores aparecem para os alterar.

      Eliminar
    3. Olá. So aparecem os valores se nao corcordar com os valores que apareceram na pagina das deduções. Se concorda é so simular validar e submeter. Para ver is valores vai ao quadro 6C e diz nao e os valores aparecem para os alterar.

      Eliminar
    4. Na folha de rosto que é a unica coisa que aparece quando escolho uma declaração pre preenchida no campo 6 so tenho 6A e 6B. Deveria aparecer o anexo A automaticamente preenchido como nos anos anteriores e nao aparecem os meus rendimentos. Espero que este bug seja resolvido rapidamente porque o que era fácil fazer este ano está muito complicado.

      Eliminar
    5. Boa noite, Ja conseguiram obter a declração pre preenchida? ja sabem se o problema ja foi resolvido? mto obrigada

      Eliminar
  50. boa noite. desde manha que estou a tentar meter o irs e da sempre erro no servidor depois de simular.. mais alguem com o mesmo problema? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Aguarde até o sistema estabilizar. Excesso dd acessos e atualizações

      Eliminar
  51. Boa noite,
    Quando faço simular o valor das deduções à coleta não inclui o valor referente aos juros de empréstimos habitação quando o mesmo valor está correto e aparece no e-fatura comunicado pelo meu banco.
    Tento preencher o quadro 7 com o código 1 por se tratar de empréstimo de habitação permanente, coloco todos os outros valores freguesia, artigo, etc. e quando faço validar pergunta o nif do mutuante/locador - isto faz algum sentido? Pois numa perspetiva de tentativa coloco o meu e nif e naturalmente dá o erro de que o mesmo não ser igual ao mesmo do passivo A que é o titular...
    Isto é erro da aplicação certo?
    O valor dos juros do empréstimo não deveria estar já englobado no valor da dedução à coleta sendo que se encontra no e-fatura?

    Obrigado, cumprimentos.

    ResponderEliminar
  52. Boa noite,

    Alguém me pode detalhar como inserir rendas pagas ao senhorio pois estas não aparecem automaticamente? Apenas aparecem as de saúde.

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  53. boa noite
    alguem me pode ajudar, ja ando desde o inicio da tarde a tentar simular o valor de irs e so recebo a mensagem a dizer que nao e possivel comunicar com o servidor,por favor tente mais tarde.
    alguem me pode ajudar, isto nunca me apareceu em anos anteriores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem estar a atualizar o simulador. Tente mais tarde. Aguarde alguns dias até estabilizar.

      Eliminar
    2. Ola boa noite,também tenho o mesmo problema.Quando faço simular dá erro de servidor e não ha formar de resolver,optei por submeter sem simular o reembolso.No entanto tenho outras declarações de pessoas com filhos e quando escolho a opção se existe alguém no agregado familiar com despesas no efaturas abre uma janela para colocar a senha das respectiva/s pessoa/s e dá o mesmo erro de servidor.Há alguma resposta para isto?Ja tentei com o firefox e internet explorer e o erro mantem-se.Já agora, tenho o windows 10 64 bits

      Eliminar
  54. Boa noite.
    Alguém tem o mesmo problema que eu. Quando carrego para escolher declaração pré-preenchida não aparece o Anexo A, Ou seja não preenche os rendimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Experimente clicar em novo anexo e escolha o A e veja se aparecem os valores que procura.

      Eliminar
    2. Olá. Experimente clicar em novo anexo e escolha o A e veja se aparecem os valores que procura.

      Eliminar
    3. Bom dia. Ja tinha feito esse procedimento e não aparece

      Eliminar
  55. Quando fiz a simulação do Irs, e penso que não esta a contabilizar as despesas gerias familiares. Visto que todos os 3 familiares cá em casa fisiram despesas anuais naquele 700 e tal euros que por sua vez benfeciavam de 750euros (250e cada). Em que campo está isso no Irs para conferir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sao 250 euros por sijeito passivo. Os dependentes nao têm direito a essa dedução. Ou seja,o maximo a que um casal tem direito é 500 euros independentemente do numero de filhos ou ascendentes. As instruções explicam que esse valor nao aparece mas é contabilizado. Tambem o iva dos 4 setores nso aoarece mas vai surgir na nota de liquidação a somar ao reembolso a que terá direito.

      Eliminar
    2. Esses 500€ não aparecem em nenhum campo mas aparecem incluídos no valor de "Deduções à colecta" no resultado da simulação.

      Eliminar
    3. Liguei há pouco para as finanças, para me explicarem sobre os benditos 250€ das despesas gerais. A senhora que me atendeu referiu que serão deduzidos 250€ que não é a mesma coisa que receber 250€. Devia ter perguntado, só que na altura não me ocorreu, afinal quanto iremos receber desta parte. Bem que sempre achei estes 250€ muito estranhos. Sem esforço nenhum se consegue facilmente atingir o limite, através das contas da eletricidade, água, ...
      Se alguém souber de alguma coisa, por favor responda! Obrigado!

      Eliminar
  56. Bom dia. Fiz a simulacao, as despesas mais ou menos como no ano passado e passo de receber 400 a 88 eur. Estara correcto?

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  58. Mais alguem com prolemas de servidor? sempre que tento simular ou até mesmo enviar a declaração de irs aparece uma mensagem a informar que não foi possível conectar pois o servidor está indisponível. Acontece desde ontem à noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo com os mesmos problemas que a Maria.Não entendo porquê, ate porque ja li aqui e por outras pessoas que conseguem simular e entregar sem qualquer problema.Nunca tive problemas em anos anteriores.Não entendo porque dá erro de servidor, se quando escolho a declaração pre-preenchida, a mesma aparece com os dados correctos e a comunicação com o servidor ocorreu sem problemas.Estranho não é???Experimentei com o Micosoft Edge e embora tenha a ultima versão do Java também não dá.Uns dizem que com o Edge dá e outros dizem que não.Vou tentar mais tarde com o pc de outra pessoa a ver se o problema persiste.Tenho o Windows 10 de 64 bits com a ultima utilização.

      Eliminar
    2. So pode utilizar o Firefox ou Internet Explore. O Edge e o Chrome não são compatíveis

      Eliminar
    3. Pois continuo a não conseguir... Estou a usar o IE ou seja um browser supostamente compatível ! Vou seguir a sugestão tentar no pc de outra pessoa !

      Eliminar
    4. Consegui fazer a simulação e submeter apartir do pc de um amigo.O sistema operativo é o windows 10 de 64 bits,tal como o meu.Não sei explicar porque não consegui, a única coisa que me ocorre tem mesmo a ver com o Java, ou seja, o que aconselho a todos os que não conseguirem entregar ou simular devido a erro de servidor é mesmo desinstalarem o Java do vosso pc, reiniciarem.Depois, aceder á pagina do portal das finanças, fazerem entregar a declaração e aí clicar no link q aparece e fazer o download do Java aparir daí.
      Não sei se irá resultar, mas não custa tentar.Eu não fiz pq ja entreguei o meu.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  59. A única duvida que tenho é no anexo H, aparecem la as deduções de educação, de saúde mas as das despesas gerais não aparecem, bem como os 15% do IVA das faturas pedidas. de resto tudo funciona bem. Porque não aparecem essas deduções referidas acima no quadro 6 do anexo H ?

    Vitor M.

    ResponderEliminar
  60. Boas tarde pessoal, tenho um problema tal como uma grande parte na questão de simular/validar dá me o tal erro de flaha de comunicação ao servidor.. e tenho 2 duvidas a primeira é eu recebo ajuda da porta 65, em k local meto a ajuda que me dão (isto se for preciso pôr), a segunda trata se do código de freguesia, saquei um excel com tds e encontro a minha freguesia só o cód. é apenas de 4 digitos apesar de haver outros 2 noutra linha, será a junção desses dois e se sim qual será 1º.. obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ajuda da porta 65 vai ter de preencher no quadro 7 do anexo H. Em baixo pergunta se beneficiou de ajuda financeira para a renda.

      O numero de freguesia é a junção do codigo do distrito, do concelho e da freguesia,por esta ordem, da tabela que se encontra no site das finanças.


      Eliminar
  61. Boa tarde Pedro Anderssen. Estou na duvida se há vantagem em pedir o englobamento de rendimentos de depósitos a prazo. O simulador das finanças não permite anexar o anexo E para poder simular. As finanças têm nesta primeira fase alguma ferramenta disponível para isso? Se eu esperar pela segunda fase e chegar à conclusão de não ser vantajoso já tenho de pagar multa. Obrigado.

    ResponderEliminar
  62. Não foi possivel comunicar com o servidor... É isto que me aparece desde ontem. Na 5feira fiz a simualação e estava tudo ok. Esperei por ontem para inserir mas agora não dá. Alguém tem o mesmo problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema......por mais tentativas que faça o erro lá vem... ´´Impossível ligar ao servidor....Tente mais tarde``

      Eliminar
  63. No meu caso, valores incorrectos, e não consigo ver as despesas da saúde ... etc..não percebo se no anexo h C, clicar não, se era suposto aparecer alguma coisa, mas realmente não aparece. Já no meu marido, pedindo declaração pre-preenchida, a única coisa que aparece é mesmo o numero de contribuinte, fora isso, mas nada preenchido.

    ResponderEliminar
  64. "não foi possível comunicar com o servidor, por favor tente mais tarde" ao tentar fazer a simulação. pelo que li, não sou a unica pessoa nesta situação. vou tentar de novo segunda feira, talvez tenha mais 'sorte' num dia útil da semana.

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde

    Quando faço entregar da declaração com dados pré-preenchidos não me aparece nem valores de rendimentos, nem anexo H
    Poderá ser um problema do portal ou teremos de colocar tudo a mão?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  66. Ola boa tarde.
    Ja li aqui que as despezas familiares ja estão contabilizadas na simulação. entao como explicam que o ano passado recebi 350e e este ano vou receber 380e os redimentos sao os mesmos visto eu ja estar reformado.
    alguém me sabe explicar esta situação?

    ResponderEliminar
  67. ola boa tarde.
    continuo com duvida em relação as despesas gerais.
    como e possível eu ano passado ter recebido 350e e este ano simular e dar 380e os rendimentos são iguais visto estar reformado.
    será que ja estão mesmo inseridos no simulador se for assim porque esta diferença sou casado e faço o irs junto so nas despesas devia receber 500e.
    um abaco nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simulando com a opção SIM "Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária...." no quadro 6 - campo C do Anexo H, dá valores um pouco diferentes do que com a opção NÃO, ainda que não tenha de alterar nada...apenas coloquei os dados referentes ao imóvel, como seja frequesia, tipo, etc, do quadro 7.

      Alguém sabe explicar-me o motivo desta diferença?

      Parece-me que a opção mais correcta seria colocar NAO uma vez que não pretendo alterar nenhum valor, mas na simulação o valor é inferior, em quase 100 euros!!!

      Eliminar
  68. Simulando com a opção SIM "Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária...." no quadro 6 - campo C do Anexo H, dá valores um pouco diferentes do que com a opção NÃO, ainda que não tenha de alterar nada...apenas coloquei os dados referentes ao imóvel, como seja frequesia, tipo, etc, do quadro 7.

    Alguém sabe explicar-me o motivo desta diferença?

    Parece-me que a opção mais correcta seria colocar NAO uma vez que não pretendo alterar nenhum valor, mas na simulação o valor é inferior, em quase 100 euros!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A opção correcta é colocar Não (já que não pretende alterar nada). Mas mesmo colocando não, o quadro 7 tem de ser preenchido. é daí que vem essa diferença.
      Ao colocar "nao" esse quadro deveria ser preenchido automaticamente mas não é. Se não o preencher os valores das rendas ou juros não vao ser contabilizados.

      Eliminar
    2. Esta é, certamente, a melhor reposta.
      Obrigado!

      Eliminar
  69. boa tarde, tenho uma duvida na qual se possivel gostaria de uma resposta...consegui colocar o IRS sem problemas , mas quando fiz a simulaçao no fim aparece "sem calculo de imposto" o que quer dizer ???!!! visto que nao sei quanto vou receber ou pagar. um obridado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem calculo de imposto na simulação, significa que nem paga nem recebe. Agora "só" tem de observar o valor que se encontra na simulação, onde diz deduções à colecta e tentar perceber se as deduções foram todas contabilizadas. atenção aos juros ou rendas se as tiver :-)

      Eliminar
  70. Boa noite...para quem estiver com o problema em simular a declaração, o problema passa pela hora do vosso PC. Acertem a mesma de acordo com um aparelho de TV ou por qualquer canal de TV.... parece incrível mas no meu caso, o PC estava 3 minutos adianto e já funciona!

    ResponderEliminar
  71. Continuo com o mesmo problema, nao aparece automaticamente o anexo a com os rendimentos do emprego como sempre.

    ResponderEliminar
  72. 091W : Certifique-se de que indicou no quadro 6C do Anexo H todos os encargos suportados com saúde, formação e educação, bem como os encargos com imóveis para habitação permanente e os encargos com lares, relativamente a todos os elementos do agregado familiar.

    alguém me pode ajudar!?

    P.S. já solucionei o prob de erro no servidor (vão ao canal da sic noticia, tvi 24 etc e acertem as horas do computador para essa mm hora e feito!) é incrivel este erro! mas é mm isto! ao comulo k o estado chega!... controladores!... já agr se me poderem ajudar agradecia, pois já não tenho mais nd a declarar a não ser as rendas e dá me sp esse erro para quero entregar... apenas tenho o inspecção do carro mas acho k nem entra para as despesas do quadro 6c

    ResponderEliminar
  73. No meu caso uma das declarações da entidade patronal não apatece e qd coloco manualmente da-me erro, pois diz que os rendimentos são superiores aos declarados.
    No caso dos meus pais se tiver a simular em separado tenho que escolher a opção solteiro certo? Ao tentar simular em separado ambos recebem, se simular em conjunto tem a receber, mas a diferença é abismal! Estará correcto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Se escolheu pre-preenchido nao é suposto aparecer. É automatico. Se estao casados podem entregar separado mas tem de dizer que são casados e com quem. Nao pode por solteiro.

      Eliminar
  74. Boa Tarde,

    Estou a tentar submeter a minha declaração de IRS, contudo no Anexo A relativo aos rendimentos auferidos não me aparece qualquer valor, sendo que nos anos anteriores os valores sempre apareceram corretamente preenchidos. Sou solteira unica titular do rendimento e a minha entidade empregadora é uma entidade estatal, alguém terá alguma explicação para esta situação?

    ResponderEliminar
  75. Boa tarde.
    Fiz a simulação, no anexo H quadro 6C escolhi não, coloquei as rendas no quadro 7 e o valor que me dá de reembolso é o valor que fiz de retenção na fonte (irs por ter recebido num mês comissao e ultrapassei o valor de escalão). Pelo e-fatura tenho despesas saude, arrendamento casa e familiares...
    A mais alguém acontece isso? Será que está mesmo correto?
    Experimentei com o colocar manual das despesas no anexo H e deu o mesmo valor de simulação...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  76. Caros amigos , como já foi aqui dito , acertem o relógio do PC , resolve uma grande maioria dos erros que agora apresenta no preenchimento da declaração... é um bug da pagina das finanças que tem o horário certo e que fica incompatível com os nossos Pcs se estes não tiverem o horário tbm certo.. basta não estar no minuto certo e já não abre paginas , não aparece rendimentos e nem se consegue simular , horas certas resolve alguns destes erros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja pela dica! Andava desde o dia 1 a tentar fazer a simulação e não conseguia. Assim que hoje acertei o relógio do meu PC (que estava 3 minutos adiantado!), automaticamente consegui fazer a simulação.

      Eliminar
    2. O PC não acerta autenticamente pela internet?

      Eliminar
  77. Amigos , como já foi aqui dito, a solução para resolver a questão da simulação passa por acertem o relógio do PC. É um bug da pagina das finanças que tem o horário certo e que se torna incompatível com os nossos Pcs se estes não tiverem o mesmo horário. Basta não estar no minuto certo e já não faz a simulação. No meu caso bastou atrasar 3 minutos e resolvi o problema. Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  78. ola boa tarde.
    continuo com duvida em relação as despesas gerais.
    como e possível eu ano passado ter recebido 350e e este ano simular e dar 380e os rendimentos são iguais visto estar reformado.
    será que ja estão mesmo inseridos no simulador se for assim porque esta diferença sou casado e faço o irs junto so nas despesas devia receber 500e.
    um abaco nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Andersson nao estou a preseber o que me tas a dizer e que as desprezas gerais e uma dedução.
      O ano passado quando recebi a nota de liquidasao vinha no final da nota o valor o receber e por baixo vinha o valor a receber do e-fatura.
      este ano vai ser assim ou seja valor a receber mais o valor das despesas gerais e da restauração e afins.
      ou não.
      se não for assim as desprezas gerais onde vem deduzidas?
      o que estou a ver e que eles davam 250e por sujeito passivo mas não sei onde.
      um abraco

      Eliminar
  79. Alguem sabe o que se deve preencher no campo "Artigo" (Anexo H, Quadro 7) - no meu caso e 05 - encargos com rendas de predio destinado a habitacao pernamente... do no 1 , do artigo 78.

    Tenho de repetir o que esta escrito na Natureza de encargo e meter "78"?

    ResponderEliminar
  80. Assim, meus senhores como já li em vários sítios e sites pela internet há muita gente que pensa que não é preciso de preencher o Anexo H. Isso tudo e TERTA para que vocês não conseguirem receber o vosso dinheiro !!! O Anexo H TEM QUE SER PREENCHIDO EM TODOS OS CASOS QUANDO O SUJEITOS PASSIVOS TÊM ALGUM VALOR DOS JUROS OU DE ARRENDA NO RESPEITIVO CAMPO DA PAGINA 7 DO ANEXO H. Eventualmente até podem optar por "Nao" na pagina 6 campo C (Isto não afecta á nada), MAS são obrigado a declarar a descrição do imóvel em questão!!! Caso contrario o simulador (e, eventualmente, o sistema) não vai contar o valor dos juros(em caso de credito) ou dedução á coleta em caso de ARRENDAS pagas ao senhorio(que ainda são 15% do total pago). Quem já fez e não mencionou a descrição do seu imóvel ACONSELHO que o refaz novamente porque está sujeito á não receber esse valor na liquidação ou para abater a diferença de "Coleta total" para "Coleta liquida".
    É DINHEIRO E É SEU!!!
    Cada um sabe melhor o que deve fazer neste caso. Aqui fica apenas o aviso para toda gente sobre a jogada bastante esperta do lado de finanças e deixara muita gente sem dinheiro que supostamente deveria receber ou usar para abater o valor que devia pagar.

    ResponderEliminar
  81. Olá bom dia!
    Vivo em união de facto e pretendo saber se ao optar por colocar a declaração em separado, tenho na mesma de dizer que estou em união de facto e identificar o meu companheiro e indicar os rendimentos dele na mesma?
    Se assim for, ele também tem de fazer uma declaração dele da mesma forma, certo?
    Acham que compensa assim?
    De há três anos para cá os valores que recebemos de reembolso tem sido uma miséria... Será que tenho feito algo mal?
    Vale a pena pagar 10€ a um contabilista?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  82. Ola boa tarde, eu ja alterei a hora do meu computador e mesmo assim continuo sem conseguir obter a declaraçao pre preenchida alguem sabe me dizer porque?
    mto obrigada

    ResponderEliminar
  83. Porque o site das finanças está com problemas

    ResponderEliminar
  84. Boa tarde. Onde se colocam os donativos? Obrigada

    ResponderEliminar
  85. Boa noite,
    A site onde se insere o IRS não está a ir buscar os valores correctos ao e-factura.
    Quando no menu “IRS” em “Consultar Despesas para Deduções à coleta 2015” no meu caso o valor que surge em “Exigência de Fatura” não coincide com o valor das faturas que constam no portal e-faturas. Aqui dá um valor (muito inferior ao real), mas quando clico em “Ver Detalhes” e “Ver Mais “ sou redireccionada para o portal do e-faturas que indicam um total de despesas muito superior.
    Qual será o valor que vão contabilizar? Como estas faturas são introduzidas automaticamente na declaração e não estão visíveis onde posso confirmar o valor que será tido em conta?

    ResponderEliminar
  86. Boa noite... ao pedir a declaracao pre preenchida nao aparece nada.... em relacao ao sim ou nao das facturas nao me aparece nada nem com o sim nem com o nao... nem as despesas escolares do meu dependente.
    .. alguem me pode ajudar??? Bolas k era tao simples fazer e ag ta tao complicado... obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Conforme pode ler aqui no blog há um bug no site das finanças.
      Eu proprio reportei o problema às finanças e estão a tentar solucionar. Espero que seja a tempo de entregar sem multa.....

      Eliminar
  87. Para quem tem casa arrendada, este ano o Anexo H tem mais um passo:
    -Para aparecer a opção de preencher o valor tem que registar 'Sim' no quadro 6C, criar uma alinea com o cód. 654, preencher com o NIF e o valor total de rendas pagas.
    -No quadro 7, criar a alínea com o cód. 05-Encargos com rendas, preencher conforme os dados que aparecem nos recibos online (freguesia/artigo/fracção)
    -Caso tenha recebido algum apoio, inserir os dados no campo abaixo no quadro 7, conforme o documento enviado pela instituição.

    Simule de novo.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.