Olhos bem abertos II - Atenção aos pesos

Esta é uma delícia...

Comprei um frasco de alho laminado no Continente. Já sabem que vou mais ao Continente porque moro ao lado de um. Se apanhar situações destas noutros, cá estarei.

Como podem ver é um frasco normal.


Tem 22 gramas, coisa que para mim não diz nada. Sei, olhando para o frasco, que deve dar para temperar uns 10 bifes (sei lá, deve dar, acho eu - é irrelevante).

Como aprendi a ser desconfiado, virei o frasco e... voilá! Afinal só dá para temperar 5 bifinhos.

Mas está tudo certo, devem lá estar os 22 gramas. Fazem tudo é para que pareça maior.

Olhos bem abertos. Comparem sempre o preço por quilo, que a olho isto não vai lá. :)

15 comentários :

  1. Nada como comprar em saquinhos, o preço é mais em conta, e depois é só passar para frasquinhos.
    Ah, e já experimentos pesar, por exemplo um saco de cenouras, daquelas já embaladas, para confirmar o peso? Nunca tem 1kg que diz ter... ;)

    ResponderEliminar
  2. As coisas que o Pedro nos ensina. Nunca tinha dado por isso, vou prestar atenção. Obrigada, um dia bom

    ResponderEliminar
  3. Lá diz o ditado "quando a esmola é muita o pobre desconfia", nunca este ditado se aplicou tem bem como nos dias que correm. Continue o seu excelente trabalho, embora, já deva estar a "incomodar muita gente"!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de comprar no jumbo do alegro, pois peso a quantia que eu quero é sai bem mais barato.

    ResponderEliminar
  5. o frasco fica a 8.33€ a kg
    alho seco fica a 6€ kg ( cerca de 40% mais)
    a diferença em descascar e moer e meter num frasco pronto a consumir vale a diferença acho que sim . mas isto é meu opiniao

    ResponderEliminar
  6. O que acontece com a empresa que produz estes produtos é que possui frascos iguais para vários produtos, logo uns vêm mais cheios do que outros, pois algumas coisas pesam mais do que outras.
    Como diz, é preciso ter em atenção o preço por quilo.
    Cada vez mais devemos ser consumidores atentos e não comprar apenas pelo "aspecto".

    ResponderEliminar
  7. E para quem faz compras online, é bom que confirmem se todos os produtos cobrados são entregues. Já me acontece vezes sem conta e pior é que foi em encomendas consecutivas. A justificação é que os produtos ficam esquecidos em loja...
    E os produtos frescos a peso! Verifiquem sempre se o preço que aparece na etiqueta que é colada no produto é o mesmo preço que aparece no recibo... já me aconteceu o valor do recibo ser superior ao valor da etiqueta.
    Verdade seja dita, depois de reclamar os produtos em falta, os valores foram sempre devolvidos. Mas é sempre um transtorno e tempo perdido em reclamações... é bom que uma pessoa ande de olhos bem abertos, se não, os pobres ficam mais pobres e os ricos ficam mais ricos.

    ResponderEliminar
  8. Costumo comparar preços também em escudos (sim, em escudos!!), e também faço contas nos detergentes e aditivos de máquina... é que o número de doses dividido pelo peso da embalagem, nem sempre é a "razão económica"... prestem atenção ao preço por unidade, em relação à dosagem tanto nos líquidos como nos em pó... vão se assustar!! Economizem nos detergentes roupa (amaciadores e anticalcário), Detergente loiça manual, shampoo e amaciadores de cabelo, sabonete líquido, etc. substituindo 1/3 da quantidade recomendada por água destilada (ou faça a mistura em doseador)... lava na mesma eficácia e poupa no orçamento.

    ResponderEliminar
  9. A estratégia do frasco, além de lesiva ao consumidor, é lesiva ao ambiente no que diz respeito ao desperdício de vidro!

    ResponderEliminar
  10. Já há muito tempo que não compro detergentes em grandes superfícies e vou a lojas de produtos biológicos. OK, dizem que é mais caro. Depende. Se se comprar 1 embalagem de 5l do produto certo e doseá-lo com água (porque são mais concentrados), lava bem na mesma e dura! No meu caso, lavo roupa de 4 pessoas e 1 embalagem destas durou 6 meses tendo pago 22€! Poupo em viagens, embalagens e além disso uso o mesmo produto para lavar a roupa quer à mão quer na máquina - excepto nódoas difíceis e branqueamento. Produtos diferentes para uso diferentes é uma invenção do marketing.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.