TV GUIA - Serviço público exemplar - por Carlos Dias da Silva

O Carlos Dias da Silva escreveu esta crónica sobre o "Contas-poupança" e sobre mim na TV GUIA desta semana. Na parte do corte de cabelo acertou... :).
Acho que não devemos esquecer que a SIC é assim desde o princípio. Recordo o impacto do "Praça Pública", por exemplo. É bom saber que continuamos a trabalhar para as pessoas, em primeiro lugar.
E obrigado pelos elogios. Sabem bem e ajudam-nos a continuar.


"Quantas vezes nos pomos a pensar o que é isso de serviço público de televisão? Quantas polémicas já se levantaram à volta do tema? Para mim, o conceito é vago e subjectivo. Se serve o público, é serviço público. Diga-se que, aí, levanta-se outra questão: só à RTP, televisão pública, cabe o papel de fazer serviço público? Não acho. Nunca achei. E não é isso que acontece. Deixem-me assinalar aqui aquele que considero um dos melhores exemplos do género serviço público e, curiosamente, na SIC. Quem já não ouviu falar, pelo menos, no programa Contas Poupança? Quem ainda não viu, já ouviu falar. A verdade é essa. É um excelente trabalho de Pedro Andersson, que foi formado na TSF e que foi para a SIC há já alguns anos. O Pedro tem um grande mérito: é um jornalista a quem o que realmente preocupa é servir os telespectadores. Não está preocupado com a maquilhagem, com o nó da gravata ou com o corte de cabelo. O que interessa mesmo é que o Contas Poupanças ajude os portugueses, e são aos milhares que seguem a rúbrica do Jornal da Noite.
Todos os jornalistas da televisão deviam ser assim? Deviam. Mas não são... Como poupar nas compras do supermercado? Qual o banco que dá melhores juros nos depósitos a prazo? Quais os serviços que melhor servem a revisão do carro? Tudo coisas que nos interessam realmente, e que, essas sim, se forem bem tratadas, são serviço público de televisão. E não têm de ser obrigatoriamente na RTP."

3 comentários :

  1. Sem dúvida uma grande verdade, diria mais, é o Único Programa/Jornalista de qualidade que temos actualmente na TV, os restantes e em particular a RTP1 nem comento.Um Bem Haja e continue por muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VBB. Parece-me um "bocadinho" exagerado... mas obrigado. Há imensos jornalistas e reportagens de altissima qualidade na SIC e nao só. A SIC da-me o privilégio de conceder tempo para investigar e tempo para explicar assuntos complicados. É essa a diferença. E nota-se que os espectadores gostam disso. Que tenham rempo para os problemas deles. Mas os problemas do país e do mundo também são importantes. É uma questão de equilíbrio.

      Eliminar
    2. VBB. Parece-me um "bocadinho" exagerado... mas obrigado. Há imensos jornalistas e reportagens de altissima qualidade na SIC e nao só. A SIC da-me o privilégio de conceder tempo para investigar e tempo para explicar assuntos complicados. É essa a diferença. E nota-se que os espectadores gostam disso. Que tenham rempo para os problemas deles. Mas os problemas do país e do mundo também são importantes. É uma questão de equilíbrio.

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.