IRS: Eu tenho a mania de ler as coisas... e descobri isto.



Não sei se já viram, mas a AT já colocou um aviso na página inicial do Portal das Finanças em relação ao primeiro "bug" de 1 de abril. Já descobrimos mais entretanto...

Estive a lê-lo com muita atenção. É curto e muito preciso. Já vos dou a minha interpretação, mas leiam primeiro:

"Alerta aos contribuintes que entregaram a declaração modelo 3 do IRS até às 15 horas do dia 1 de abril com opção pelo regime da tributação separada

Tendo-se detetado que até às 15 horas do dia 1 de abril o simulador do IRS continha um erro que pode, indevidamente, ter induzido à opção pelo regime da tributação separada por parte de contribuintes casados ou unidos de facto que entregaram a sua declaração de rendimentos Modelo 3 do IRS até aquela hora, podem estes contribuintes proceder a nova simulação e, caso pretendam alterar a opção anterior, devem ambos os cônjuges ou unidos de facto entregar, sem qualquer penalização, uma declaração de substituição com opção pela tributação conjunta, até ao final de maio."

Ou seja, se a minha interpretação estiver correta, a AT só perdoa a multa a quem entregou a declaração até às 15h de dia 1 de abril.

Isto, a  ser verdade, DARÁ MULTA para todos os que fizeram a simulação no primeiro dia até às 15 horas ou até na véspera com os valores errados, MAS SÓ ENTREGARAM A DECLARAÇÃO NOS DIAS SEGUINTES.

Imaginem o ridículo de ter feito a simulação dia 1 às 14:59 e entregue a declaração às 15:01. DÁ MULTA.

Eu, por exemplo, fiz as minhas simulações no primeiro dia (por curiosidade) e entreguei mais tarde (com base nos valores que tinha imprimido nesse dia). Não sei se mais alguém fez isso.

Portanto, já sabem, sejam desconfiados. Se estão nesta situação do bug de 1 de abril e querem alterar a declaração de separado para em conjunto e submeteram a Declaração depois das 15 horas de 1 de abril, CONFIRMEM QUE NÃO VÃO PAGAR MULTA!

Lendo o aviso da AT (se ainda sei ler português) VÃO. Ou então corrijam o aviso...


6 comentários :

  1. A informação que deram inicialmente - e dar informações oficiais à comunicação social é tão oficial quanto possível - foi que “todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma”.

    Agora dão a entender que é só para quem apresentou a declaração até às 15h00 do dia 1?

    A ser verdade, é grave viola o mais elementar princípio da boa fé.

    ResponderEliminar
  2. Então se eu ainda nem recebi a Liquidação, embora seja de 31-03, como sei se fui prejudicado. Fiz uma declaraçao de casal conjunto e obtive um valor na simulaçãoiz outra simulação, nas mesmas . Agora fiz simulação igual. nova simulação, ontem, e deu resultado de simulação igual.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Pessoalmente entreguei o meu IRS dia 9 de Abril. Entreguei como solteira, como sempre o fiz. A simulação deu-me um valor, e qual é a minha surpresa que hoje vejo que o valor do reembolso será menos 10€.
    Então o tal bug, não se aplica apenas às simulações dos primeiros dias de abril e à tributação de casais?

    Sinceramente estou perdida!

    Com os melhores cumprimentos.
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Como podemos saber a que horas submetemos declaração, eu lembro-me que meti a segui ao almoço mas não sei a hora certa. Tenho uma diferença de quase 300€.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.