Quando receberem a liquidação verifiquem tudo. Estão a faltar valores.

Querem mais um bug?

Os espectadores do Contas-poupança já aprenderam que vão ter de olhar para a nota de liquidação (linha a linha) da mesma maneira como conferem todas as linhas da fatura quando vão ao hipermercado. Estão a registar-se falhas.

Uma espectadora que pediu para não ser identificada verificou que a simulação que fez está certa, aparecem todos os valores que deviam aparecer, mas agora na nota de liquidação os valores das deduções com imóveis pura e simplesmente não foram considerados.

Ou seja, aqui o bug é ao contrário: a simulação está certa, as contas finais é que estão erradas. Isto é muito grave, a menos que seja uma situação absolutamente excepcional e isolada. Mas a espectadora garante-me que conhece pelo menos 4 casos.

Como podem ver nas fotos a "Dedução com imóveis" aparece na página das deduções, na simulação mas na liquidação não existe, baixando o reembolso em várias centenas de euros.






São rendas que sempre foram aceites nos anos anteriores, referem-se à morada fiscal e preencheu a identificação do imóvel no campo 7. Entregou a 1 de abril.

As finanças confirmaram-lhe que a declaração dela tinha uma falha e não sabem como responder: "No dia seguinte ao ter detectado esta situação fui à minha repartição das finanças. A funcionária esteve a verificar a minha declaração e estava tudo em conformidade e concluiu que foi erro do sistema e não meu, inclusive a pessoa que ela tinha atendido antes tinha uma situação igual. Deixei o meu contacto telefónico e email para depois me darem feedback. Na 5a feira reencaminhou-me o email que a chefe da repartição tinha remetido para a Divisão Distrital do Porto a reportar a minha situação e a da outra contribuinte e a solicitar instruções sobre o que poderiam fazer para nós solucionar a situação, pelo que continuo a aguardar informação de como poderei ser ressarcida do valor em falta.

Portanto, assim que receberem a descrição da vossa liquidação vejam linha a linha se todas as vossas deduções estão lá. Há casos em que não estão e vão ter de reclamar. Só ainda não se sabe como.

Façam "Gosto" no Facebook do Contas-poupança
Subscrevam o canal no YouTube AQUI.
Também estamos no Instagram.
E no Twitter.



14 comentários :

  1. A minha situação é idêntica, mas a liquidação ficou suspensa desde 3/05. Já postei aqui no blog como anónimo, mas posteriormente identifiquei-me como Maria. Ainda estou à espera... O reembolso tinha um valor de cerca de 380€ a menos e quando telefonei após análise disseram-me que possivelmente seria a dedução das rendas dado que a liquidação não foi buscar a totalidade do valor das rendas do portal. A diferença é que o reembolso foi suspenso.E eu à espera... nem alertas, nem mensagens, nem divergências!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Vou contactar o ministério das finanças.

      Eliminar
    2. Obrigado. Vou contactar o ministério das finanças.

      Eliminar
    3. Boa noite, o meu nome é Helena e também estou na mesma situação, eu verifiquei logo que apareceu a liquidação mas esperei receber o reembolso para depois reclamar. No meu caso alem de não estar o valor dos imóvel, também o valor das despesas de educação dos meus filhos têm o valor errado e além disso o valor da exigência de factura também não consta. Já tenho todos os documentos preparados para enviar a reclamação para as finanças, no total menos quase 300,00€ de despesas. Resultado menos 78,00€ no reembolso em relação à simulação.

      Eliminar
  2. Caro Pedro Andersson, no site IRS sem custo, aparece desactivada a opção de simulador para a 2ª fase de entrega do IRS. Eu já fiz o download para a 1ª fase (entrega do IRS dos pais), mas precisava agora para a 2ª fase para mim. Como no site das finanças só há erros, gostaria de comparar com outra simulação...Obrigada, Eduarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Vai ter de os contactar. Use o código que lhe mandaram por mail.

      Eliminar
  3. Caro Pedro Anderson
    Resolvi copiar o post que coloquei a 7/05, aqui no Contas Poupanças, fica a informação total :
    "Boa tarde,
    o anónimo de 7 de maio, às 9.24, chama-se Maria e assim evitam-se equívocos.
    Ao falar com a AT questionei do porquê da diferença de 380€ a menos. A senhora muito atenciosa decidiu analisar atentamente os valores que estavam na nota de liquidação do reembolso à qual eu não tinha acesso.Informou-me que a chamada era de valor acrescentado (Um site do estado com valor acrescentado!!!). Verificou após alguma troca de informação que os valores das rendas que estavam inseridas no portal (as corretas) não foram totalmente incluídas na liquidação, daí o valor da dedução ser inferior ao correto. A simulação inicial aquando da entrega estaria certa,mas por um"bug"( a palavra do momento) o valor das rendas estava incorreto na liquidação.A liquidação surgiu a 29/04, a declaração surgiu no site a 3/5 com data de 29/04, mas desde 3/05, o número da liquidação ficou inativo, daí não ser possível ver mais nada, os movimentos financeiros mantiveram-se sem dados. Aquando do telefonema a senhora disse-me que a declaração estava suspensa. No sabia porquê , não há alertas, divergências, mensagens.Nada tem a ver com tributação conjunta ou separada pois sou a única titular. Hoje, dia 8/05, cinco dias após a suspensão continua tudo na mesma. No dia 4/05 enviei mail via AT mas nada de resposta!!!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontro-me na mesma situação. Recebi metade do que apontava a simulação, não foram contabilizadas os juros com imóveis. Fiz reclamação online no ebalcão, conforme informação no atendimento telefónico da AT.
      Lamentavelmente antes de identificar o meu erro, no atendimento telefónico fui extremamente mal tratada, tendo-me sido dito que é apenas uma simulação e pode conter erros, depois tentaram dizer-me que era erro na minha máquina (PC), só após alguma insistência minha decidiram averiguar melhor, chegando à conclusão que era erro deles e não meu. Foi-me dito que não havia necessidade de preencher nova declaração, uma vez que a primeira se encontra correta.
      Ainda aguardo uma resposta. Todos os anos há situações diferentes... nada funciona como devia... toda a atenção é pouca.

      Eliminar
  4. BAd, na minha opinião e dado estar na mesma situação, acho que deveria ir à sua repartição das finanças reclamar, pois no CAT eles pouco ou nada sabem...e depois levam-nos à "loucura" porque dizemos que o preenchimento da declaração está correcto mas eles insistem na questão se temos a certeza que declaramos y e z... Eu também aguardo resposta da minha repartição, mas se estas situações não forem reportadas presencialmente acabam por não ter peso nenhum e a AT não se sente como que obrigada a informar os contribuintes que afinal o "bug" é mais extenso do que eles inicialmente diziam.

    ResponderEliminar
  5. Boas a todos.
    Após verificar a demonstração de liquidação do IRS verifiquei que ia receber menos €78,67.
    Verifiquei e comparei com a simulação, efetuei nova simulação que supostamente deveria dar o valor correto após correção do simulador e cheguei à conclusão que não haviam incluído o valor da dedução de exigência de fatura.
    Isto é muito grave. Quantos leigos vão ser penalizados com esta falha no sistema?
    Amanhã vou à minha repartição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, eu já enviei a minha reclamação por escrito pois alem do valor da exigência de factura, não tenho o valor dos juros da casa e o valor das despesas de educação estão mal, mas ainda não obtive resposta. Se possível depois diga-nos o que lhe disseram pessoalmente. Obrigada

      Eliminar
    2. Estou à espera da resposta das finanças para fazer reportagem. Obrigado pelo vosso feedback. É muito importante perceber o que estão a responder aos contribuintes.

      Eliminar
  6. Estou na mesma situação, na nota de liquidaçao não aparece as despesas com imoveis, o que dá uma diferença a pagar de mais 99Euros. Fiz reclamaçao no portal das finanças, até agora não obtive resposta.

    ResponderEliminar
  7. Aconteceu-me o mesmo (o valor do reembolso era mais baixo que o da simulação e na nota de liquidação não vinha a dedução com o imóvel).
    No meu caso depois de muito pensar o porquê, lá percebi que o erro foi meu, copiei os dados da identificação do imóvel do IRS do ano passado incluindo o NIF do Banco (BES), este ano quem passou a declaração para o E-Fatura foi o Novo Banco, ou seja um NIF diferente. O simulador não valida estes pormenores por uma questão de rapidez na resposta da simulação, mas a liquidação em sim faz.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.