SOS Encalhados do IRS

Mais algumas pistas...

Como sabemos, há pessoas que têm a declaração "encalhada" há quase 50 dias (desde o princípio de abril) sem nenhum erro ou divergência identificados.


A espectadora Ana Paula publicou no Facebook do Contas-poupança uma informação que recolheu junto de alguém que trabalha nas Finanças.
Ela recorda que "a AT concedeu aos "grandes contribuintes" (bancos, entidades patronais públicas, hospitais, etc) um prazo mais dilatado para a submissão das despesas dos contribuintes e de alguns rendimentos como é exemplo o caso dos hospitais. Apesar deste prazo ter terminado antes do inicio da submissão da 1ª fase esqueceram-se que depois das comunicações referidas anteriormente o sistema tem necessariamente de validar aquelas despesas e rendimentos. Foi essa validação que se sobrepôs ao início da entrega das declarações de IRS da primeira fase. Foi (e é) este facto que originou e continua a originar diferentes resultados entre simulações, liquidações e reembolsos."

Como o Ministério das Finanças a única resposta que me dá é que está tudo dentro do prazo e não tem conhecimento de problemas, não consigo confirmar esta informação. Até 31 de julho a AT não assume nenhum atraso.

Sei, por outro lado que há já declarações "encalhadas" que já começaram a andar este fim-de-semana como indiquei neste post AQUI. Andar significa passar a validada... ainda falta tudo o resto. Espero que seja uma boa notícia para quem ainda está à espera.

Entretanto, estou a perceber pelos vossos comentários que as da segunda fase ainda não estão a ser validadas quando no ano passado demorava 2 ou 3 dias. É só o caso de alguns ou é geral? Como está a vossa situação?

Não se esqueçam de fazer "Gosto" no Facebook do Contas-poupança
Subscrevam o canal no YouTube AQUI.
Também estamos no Instagram.
E no Twitter.

262 comentários :

  1. No meu caso, submeti a declaração no dia 3 de Maio e ainda está no estado "recepcionada- a aguardar validação". Este ano, realmente tem sido um stress para algo que deveria ser tão simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. introduzi o meu irs dia 02/05/2016, e ainda está no estado "recpecionada-aguarda validação".È lamentavel, é o Pais que temos!

      Eliminar
    2. A minha foi feita dia 2 de Maio e continua a aguardar validação...

      Eliminar
    3. Não há ninguém que denuncie esta situação...?? Onde está a comunicação social deste pais merdoso?? Ainda existem muito da 1ª fase por receber e da segunda fase NINGUÉM tem a declaração validada!!! Uma VERGONHA!!!

      Eliminar
    4. Entreguei a minha declaração e a da minha mãe a 02/05/2016 e ambas ainda aguardam validação.

      Eliminar
    5. A minha foi feita dia 6 de Maio e continua a aguardar validação...24/6 É vergonhoso.

      Eliminar
    6. Submetida a 1 de maio e "Aguarda validação"!!!
      VERGONHA!

      Eliminar
    7. Boa tarde,
      Estou a desesperar! Submeti a declaração dia 4, estamos a 30 e nem sequer foi validada! Sabem de ( mais ) alguma coisa, por favor? Obrigada!

      Eliminar
    8. Boa tarde,
      Também submeti a minha Declaração no dia 4 de maio, e ainda aguarda validação...

      Eliminar
    9. A minha a 9 de Maio e "Rececionada - Aguarda validação..."

      Eliminar
    10. A minha esta desde 4 de Maio e também Águeda validação!
      Nas finanças dissem que este ano é normal! 😂😂😂

      Eliminar
    11. À data de 07 de junho, a decalaração submitida em 03 de maio mantem o seu estado inalteraddo: RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.
      Se isto não são problemas na AT, não sei o que lhe chamar.. mas os portugueses já estão habituados que lhes digam o contrário daquilo que é a realidade... sinceramente, a mim, este tipo de posição, mete-me nojo!

      Eliminar
    12. Declaração entregue a 2 de Maio, aguarda validação.
      Declaração de substituição da 1ª entregue a 20 de Maio, aguarda validação.
      Eu gostava de saber o que acontece se a declaração for considerada com erros.
      Se alguém souber agradeço o esclarecimento

      Eliminar
    13. Submeti a 14 de maio a minha declaração...hoje são 15 de junho e ainda aguarda validação?? O que se passa? Mais alguém assim há tanto tempo à espera da validação?

      Eliminar
    14. No meu caso entreguei a declaração de substituição dia 5 de Maio e está ainda a guardar validação. Mandei uma mensagem através do e-balcão, mas se for igual à ultima vez que tive uma resposta só daqui a 4 meses...

      Eliminar
    15. Submeti a minha no dia 11 de maio e ainda não foi validada também.

      Eliminar
  2. Submeti o IRS da 2ª fase a 4 de Maio e até hoje ainda "aguarda validação" .
    Estou com alguma urgência em obter o comprovativo, não sei quanto mais tempo terei de aguardar!

    ResponderEliminar
  3. Entrega a 4 de maio e ainda aguarda validação

    ResponderEliminar
  4. A minha foi entregue a 4/Maio e até ao momento o estado é "recepcionada- a aguardar validação"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu... ja ligues para la e a informação foi houve alterações, tenho que aguardar

      Eliminar
  5. Submeti a 1ª declaração a 2 de maio e entreguei uma de substituição a 5 de maio. Recebi hoje um mail da AT a avisar que a primeira declaração apresentava erros... como entreguei uma de substituição que, até ao momento, se encontra "certa", não me devo preocupar, certo? Muito obrigada! Continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu.
      Submeti irs a 1 de abril , depois da liquidação emitida, afinal apresentava divergências. Lá fui resolver. Nova dec de substituição a 13-05, certa a 25-05. Até agora só está como certa....

      Eliminar
  6. Entreguei a 2 maio espero validação

    ResponderEliminar
  7. Entreguei a 2 maio espero validação

    ResponderEliminar
  8. No meu caso, submeti a declaração no dia 4 de Maio e ainda está no estado "Declaração certa". Não sai dali e nem me sabem informar o que se passa...

    ResponderEliminar
  9. O meu irs, foi entregue a 2 de maio, e aguarda validação ainda. E a dos meus pais que tb fui eu que submeti, foi a 9 de Abril e está como a minha.

    ResponderEliminar
  10. Submeti a dec. de IRS a 1 de Abril... e tenho ainda a Declaração no Estado "Validada"...

    ResponderEliminar
  11. Bom dia ! A minha validada a um de Abril de 2016 ainda não passou a liquidada e pelo que parece ainda vai ficar neste estado muito tempo! Não sei o que se passa porque aparentemente não tem divergências nem algo que indique que esta pode estar mal preenchida. Aí estão os portugueses de 1ª e 2ª até porque a AT não adianta nem pede correções. Ou seja se existirem divergências os Portugueses de 2ª serão os últimos a receber

    ResponderEliminar
  12. A minha Declaração foi entregue a 4 de abril e validada a 9 de abril. Depois.......... nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como a minha. E depois de 2 chamadas para a linha a resposta é: "não há qualquer problema com a sua declaração, mas tbem não estamos ainda fora do prazo legal de reembolso ( 31/ Julho ), por isso é aguardar". Lindo!!

      Eliminar
  13. Engraçado eu ter a minha Validada desde 4/4 e ainda não fui reembolsado... e há pessoas aqui que submeteram a dia 4/5 e as declarações aguardam validação... Logo os reembolsos estão parados... Claro que a desculpa é até dia 31/7 estão dentro da data... mas há duvidas que eles não têm dinheiro para pagar? É só mãozinhas dentro do tacho... ninguém o larga! Já tinha morrido há fome e eles lá com o meu dinheiro... sim O MEU DINHEIRO!

    ResponderEliminar
  14. Declaração 2ª fase entregue a 1 de maio, passou a declaração certa hoje, dia 17 de maio. Tanto quanto sei, estavam todas assim as da 2ª fase e só começaram a mexer hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente como eu, entretanto já vamos a dia 30 e a dita continua como “Certa” sem mais desenvolvimentos! :(

      Eliminar
  15. Boa tarde. Declaração submetida a 02 de Maio. Validada, como certa, hoje, dia 17.

    ResponderEliminar
  16. Entreguei no dia 01/05 e ainda está a aguardar validação.

    ResponderEliminar
  17. entregue no dia 30/03...encalhada no estado "validada"

    ResponderEliminar
  18. A minha declaração da segunda fase foi entregue dia 1 de Maio e ficou validada no dia 16 ...

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, eu entreguei no dia 01 de Abril ás 00.45m, já está validada á pelo menos 1 mês e não passa disto....

    ResponderEliminar
  20. Idém... Entregue a 1 de Abril, validada a 4 e e-mail a 15/4... Desde então que se encontra como validada e sem qualquer divergência... Infelizmente é assim, portugueses de 1a e de 2a... Vão-se iniciar os reeembolsos da 2a fase e ainda quem está "encalhado" na 1a não passou de do estado validada.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, queria deixar aqui a resposta que a AT me deu referente a um mail remetido via e-balcão que passo a citar:
    "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Não se registam atrasos no pagamento de reembolsos de IRS, o qual se pode efectuar até ao dia 31de Agosto, em conformidade com o disposto no art.º 97.º n.º 1 al. a) em articulação com o art.º 96.º n.º 1 ambos do CIRS.
    Deve ter em atenção que, as modelo 3 entregues suscitam tratamentos por cruzamento de dados que nem sempre produzem os resultados previstos, algumas vezes por incumprimento de obrigações fiscais ou transmissão inconsistente de dados.
    Nesse sentido, nem todas as situações evoluem da mesma forma.
    Sugere-se o acompanhamento no Portal da Finanças.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"


    A questão que aqui se coloca é exatamente o porquê destas não evoluírem da mesma forma e não "avisarem" o contribuinte das falhas que estas poderão ter no mínimo no período que previam reembolsar os mesmos (os tão falados e mais ques prescritos 25 dias)
    Estou cada vez mais ciente que o reembolso será para o Natal !?

    ResponderEliminar
  22. Eu entreguei no dia 01 de Abril, por volta das 19h, passou a validada no dia 06 de Abril e assim continua. As finanças não encontram divergências e eu apenas validei os dados.

    ResponderEliminar
  23. Olá, submeti a minha declaração dia 5 de Abril, que passou a "declaração certa" dia 9 de Abril e desde aí ficou encalhada...
    Não há explicação lógica, tendo em conta que no mesmo dia (05/04) submeti a declaração de um familiar e a mesma já foi reembolsada à 1 semana!
    Já contactei as Finanças e não há irregularidades detectadas, sugeriram enviar mensagem para o e-balcão mas à 10 dias que aguardo resposta..

    ResponderEliminar
  24. Eu submeti o meu no dia 1 de Abril e só foi validada dia 15 Abril, e recebi o reembolso por completo (conforme simulação) no dia 6 Maio.
    Entretanto submeti de um famíliar de segunda fase no dia 1 de Maio e só foi validado dia 16 Maio. Aguardando reembolso agora.

    ResponderEliminar
  25. Eu entreguei a minha declaração segunda fase dia 3 de Maio e só esta manhã 17 de Maio passou a declaração certa, isto este ano cria mais ansiedade, vamos ver quanto tempo demora agora para receber

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde, submeti a minha declaração dia 1 de Abril (o dia D da doidice/loucura), validada dia 4, até agora encalhada o mais possível, enviei email a solicitar explicações, nada de resposta, liguei, dizem que está tudo bem, até 31 de julho posso ser reembolsada. Entretanto já ouvi uns zunzuns que a AT já pondera reembolsos que até final de Agosto, pagando a os repectivos juros de mora, ou seja, não há paciência, inclusivé, com as versões relativamente ao bug, casados-tributação conjunta, rendas, guardas partilhadas, etc, etc... um filme de terror/suspense muito mau!

    Ass Edite Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Até 31 de julho para ser liquidada. Até 31 de agosto para receber. É o que diz a lei.

      Eliminar
    2. Olá. Até 31 de julho para ser liquidada. Até 31 de agosto para receber. É o que diz a lei.

      Eliminar
  27. Boa tarde,
    Entreguei a minha declaração no dia 01/05 e o estado continua o mesmo: "recepcionada- a aguardar validação". Sem qualquer alteração... assim é impossível!

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde,
    A minha declaração foi submetida dia 6/04, validada a 12 e aí ficou.
    Tenho conhecidos e amigos que submeteram dias depois e já receberam o reembolso.
    Quais serão os critérios da AT para procederem as reembolsos? se existe algum critério. Porque uma vez que não esclarecem só nos leva a pensar:
    1- Ou não há dinheiro.
    2- Ou existe um problema informático que não estão a conseguir resolver.
    3- Ou existem contribuintes de 1ª e contribuintes de 2ª.

    O Ministério das Finanças devia de dar o exemplo e emitir um comunicado a esclarecer os contribuintes. Ninguém questiona os prazos que têm para reembolsar. Questiona-se é o facto de uns estarem a receber e outros não. T~em de existir um motivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apontava para o 1 - Não há dinheiro !!!

      Eliminar
  29. entregue dia 31.03 e validada a 01 Abril, morta ate hoje ...

    ResponderEliminar
  30. Mais uma enviada a 1 de Abril, certa desde dia 4, e sem evolução desde aí. Resposta do e-balcão similar às já citadas... Declarações que submeti no mesmo dia, e na semana seguinte, de familiares e amigos, já foram reembolsadas. Apesar de estarem a decorrer os prazos legais, é impossível não nos sentirmos lesados, quando não há uma explicação sobre qual o critério para a emissão do reembolso.

    ResponderEliminar
  31. Submeti a minha declaração segunda fase dia 05/05, ainda está no estado - submetida....

    ResponderEliminar
  32. O meu IRS foi submetido a dia 1 de abril, dado como certa no dia 4 e...NADA! As finanças indicam que está tudo ok, que tenho de esperar. Como eu, tantos outros casos. Mas vêem a publico dizer que não têm conhecimento de atrasos e que têm cumprido o tempo médio de 25 dias?!?!

    ResponderEliminar
  33. Submeti na 2ª fase a 4 de Maio e ainda está "recepcionada- a aguardar validação"

    ResponderEliminar
  34. Eu entreguei na 1ª fase, logo no início. Já aparece como "em tratamento". No entanto, já verifiquei (ano passado e este igualmente), que quem pede fatura, mas tem IRS a recuperar, não lhe é descontado o valor do IVA das faturas que pediu. E querem que se peça fatura? Que se lixem todos. "É para o País avançar", dizem uns, "é para alguém do País se governar", digo eu. PEDIR FATURAS, NUNCA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja se é esta situação.

      https://contaspoupanca.blogspot.pt/2016/05/irs-cometeu-este-erro.html?showComment=1463501186376&m=1#c4159256986192203938

      Eliminar
  35. Entreguei a minha a 3 de maio e ainda não foi validada.

    ResponderEliminar
  36. Eu entreguei no dia 2 de Maio e só hoje recebi a validação!

    ResponderEliminar
  37. Existem centenas de pessoas à espera que anulem a sua declaração individual para poderem fazer em conjunto com o agregado familiar mas as finanças não anulam para que as pessoas recebam menos de reembolso.
    No meu caso estou à espera desde dia 4 de Abril até hoje (17 de Maio) não anularam e já está a pagamento.

    Ou seja vão me obrigar a lá ir devolver o dinheiro para depois eu ficar à espera meses que eles a anulem.

    Cada vez que tenho de lá ir perco meio dia de trabalho, daí as repartições estarem cheias de pessoas a tentar resolver a incompetência do ministério das finanças.

    Porque será que vocês não abordam o tema das anulacões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade! também estou à espera que a minha primeira declaração seja anulada. submeti uma declaração no dia 2 de maio que se encontra correta, mas no dia 3 enviei uma de substituição,que apresenta anomalias que não podem ser corrigidas (já tentei 4 vezes) até que a anterior seja anulada. já perdi meio dia de trabalho para ir às finanças, onde me disseram que não podiam fazer nada, pois as anulações têm de ser pedidas no e-balcão. no entanto eu já fiz dois pedido no e-balcão, um no dia 18 e outro no dia 27 e até agora nada de anulação nem de resposta...

      Eliminar
  38. Boa tarde.
    Gostaria que me pudessem explicar uma situação. Ia neste momento entregar o meu IRS e depois de tudo preenchido e validado, ao simular diz-me "cálculo sem imposto". O que significa isto, que não tenho de pagar nem receber!? É que fiz exactamente como nos outros anos e tenho recebido sempre o valor que faço retenção na fonte...
    Aguardo alguma ajuda.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Tem de ligar para as finanças para perceber. Eles tem de ver o seu processo. 707 206 707. Pode haver algum erro.

      Eliminar
  39. Partilho também a mesma questão de não haver critério para os reembolsos, pois entreguei a 02/04 e validada a 07/04 e nada mais se passou até à data e a resposta da AT é a mesma que foi dada a outras pessoas, aguardar...
    No entanto reparo que a AT deve ter um grave problema no sistema informático, porque a resposta ao meu primeiro e-mail de esclarecimento foi a seguinte:

    Obrigada pelo seu contacto.
    A sua declaração não foi submetida.
    Tem de ir a enviar declaração
    Enviar ficheiro préviamente gravado
    Para mais informação deve aceder ao serviço chamado e-balcão, selecionando a opção> e-balcão >Contacte-nos > Pedidos de Informações / Esclarecimentos > Registar questão.
    Este passará a ser o canal de atendimento disponível para pedidos de informação efetuados eletronicamente.
    As respostas às suas questões ficam disponíveis no Portal das Finanças, e-balcão.
    Para esta questão escolha a seguinte opção: IRS

    Depois de voltar a reclamar informando que haveria um erro, porque tenho a declaração como certa e indicação de validada a resposta foi:

    Obrigada mais uma vez pelo seu contacto.
    Pedimos desculpa pelo lapso.
    O prazo estipulado por lei para a liquidação da declaração e processamento dos respectivos reembolsos/pagamentos é até 31/07
    Não temos meios de lhe dar prazos para o final do mesmo.

    Algo mesmo estranho

    ResponderEliminar
  40. A minha foi entregue dia 4-04 e validada a 19-04 passou a declaração com reembolso no dia13-05 e na situação fiscal integrada não aparece nota de liquidação e aparece "por tratar" desde o dia 13.

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde,

    A minha foi submetida no dia 02/04 validada no dia 07/04 e desde dai nao anda. Ja liguei varias vezes para a at e a resposta e semprea mesma"tem de aguardar". Como e que e possivel ninguem ver isto! Isto ate para receber o reembolso de irs e preciso ter sorte.

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde,

    Submeti, o meu IRS a 01/04, deu declaração certa a 04/04 e nunca mais se mexeu, já liguei para AT e não sabem dizer absolutamente nada às questões colocadas, no e balcão disseram -me (para verem até onde isto chega), que têm até 31 de Agosto para pagamento, ( só uma questão não é até 31 de Julho) Será que liguei para a Telé Pizza???

    ResponderEliminar
  43. Entregue a 2/05, ontem ainda a aguardar validação...

    ResponderEliminar
  44. Entreguei a 01/04, validada a 05/04, desde aí não mexe!

    Gostaria de colocar uma pergunta a si Pedro Andersson sobre a lei tributária:
    Nos artigos 55 e julgo 59, "fala" da celeridade e da igualdade assim como continuidade, tendo em conta tudo o que já é conhecido e de algumas declarações
    Proferidas por responsáveis da AT, não existirá matéria para nós contribuintes podermos fazer uma petição? Ou um pedido urgente de esclarecimento?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  45. Entreguei a 01/04, validada a 05/04, desde aí não mexe!

    Gostaria de colocar uma pergunta a si Pedro Andersson sobre a lei tributária:
    Nos artigos 55 e julgo 59, "fala" da celeridade e da igualdade assim como continuidade, tendo em conta tudo o que já é conhecido e de algumas declarações
    Proferidas por responsáveis da AT, não existirá matéria para nós contribuintes podermos fazer uma petição? Ou um pedido urgente de esclarecimento?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  46. Não entendo! Comigo, entreguei a declaração, foi validada, reembolso pelo valor da simulação (meu, da minha mãe e sogra) e já está na conta! Entrega dia 3 de Abril

    ResponderEliminar
  47. Entregue dia 1/abril e até ao momento só validada! Inadmissível, é o que ocorre dizer! E não me venham dizer q todas as situações são diferentes.. que é um problema informático...que é o cruzamento de dados...bla..bla..bla..Então porquê períodos para empresas e contribuintes confirmarem faturas?! Enfim!! Ainda bem que só confirmei a informação da AT na entrega. Caso contrário... Só para o ano! Enfim..

    ResponderEliminar
  48. Entreguei dia 1 de maio e continua para aprovação. Entreguei o da minha tia no dia 1 de abril foi dado como certo no dia 4 e ainda não foi liquidado.

    ResponderEliminar
  49. Boa noite entreguei dia 2 abril passou a validada a 6 abril e até agora continua como certa! Entreguei a da mh mãe no mesmo dia e ja foi reembolsada não percebo!!!!!

    ResponderEliminar
  50. Bom dia. Submeti a minha declaração dia 6 de abril e está validada e parada desde 12 de abril. Para o ano vou submeter no dia 30 de abril, pode ser que seja mais rápido. Afinal é o que se está a ver este ano. Os últimos são os primeiros. Portual no seu melhor :(

    ResponderEliminar
  51. O pior de tudo isto e o que causa mais angústia, é a AT não nos dar nenhuma explicação para isto que se está a passar. Escudam-se na Lei e mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristiana Pimenta, nem na lei porque no artigo 55 diz qualquer coisa como, celeridade, continuidade e igualdade! gostava de saber onde esta a igualdade e a celeridade...
      para o ano tbm irei submeter so no final, engracado e terem tantos meses para pagarem mas se nos falharmos pagamentos as coimas
      sao de tal ordem! se podessemos fazer o mesmo, veriao se nao existiria a tal celeridade que fala no artigo 55, mas as leis nao sao feitas pelo povo!

      Eliminar
  52. Entreguei dia 1 de Abril, foi validada a 6 de Abril e desde então sem alterações nem reembolso na conta...

    ResponderEliminar
  53. Submeti no dia 3 de abril e está como rececionada- a aguardar validação

    que stress. e ao que parece quem submeteu depois já se encontra validada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so para confirmar, submeteu nao primeira fase o irs?, 3 de abril, ou 2 fase 3 de maio?, pergunto isto porque ainda nao esta sequer validada!!!

      Eliminar
  54. Entregue a 5 de maio e ainda aguarda validação.

    ResponderEliminar
  55. Eu entreguei a minha declaração dia 4 de maio e ainda aguarda validação.

    ResponderEliminar
  56. Eu submeti a nossa declaração a 2 de Maio e recebi ontem a confirmação de validação...

    ResponderEliminar
  57. Entreguei a minha declaração no dia 05/05 e o estado continua o mesmo: "recepcionada- a aguardar validação". Sem qualquer alteração.

    ResponderEliminar
  58. Mais um: também entreguei a declaração a 2 de maio e continua a aguardar validação.

    ResponderEliminar
  59. Submeti a declaração no dia 2 de Abril,considerada certa centralmente a
    06/4/2016 e após isto nada!!!
    42 dias a espera e a AT não dá nenhuma explicação, lamentável.

    ResponderEliminar
  60. Submeti a declaração no dia 2 de Abril,considerada certa centralmente a
    06/4/2016 e após isto nada!!!
    42 dias a espera e a AT não dá nenhuma explicação, lamentável.

    ResponderEliminar
  61. Declaração entregue na 2ª fase dia 1-5-2016 e hoje continua "recepcionada- a aguardar validação".

    ResponderEliminar
  62. encalhada desde 31 de março como certa.

    ResponderEliminar
  63. Eu e mais dois outros familiares com declarações entregues a 2-5-2016, as três em 20-5-2016 ainda a aguardar validação. Contacto através do e-balcão sem obter qualquer resposta em nenhuma das três situações, nada, nem um esclarecimento.

    ResponderEliminar
  64. idem, a mesma situação. Entregue a 1 de maio ainda por validar. Contacto através do e-balcão e sem resposta.

    ResponderEliminar
  65. idem, a mesma situação. Entregue a 1 de maio ainda por validar. Contacto através do e-balcão e sem resposta.

    ResponderEliminar
  66. igualmente, desde dia 1/5 a aguardar validação!!!

    ResponderEliminar
  67. Boas Noites!
    Parece que as encalhadas vão avançar :-) No meu caso inseri a declaração no dia 03-04 ficando logo válida depois de 2 ou 3 dias. Depois disso nenhuma alteração, até ontem que a declaração passou de certa a declaração com reembolso.
    Vamos ver se é desta!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também entreguei a declaração por volta dia dia 12/5 e até agora ainsa aguarda validação.
      É uma vergonha

      Eliminar
  68. Submeti a declaração no dia 7 de Maio e ainda está no estado "recepcionada- a aguardar validação"

    ResponderEliminar
  69. Submeti a declaração no dia 2 de Maio e ainda está no estado "recepcionada- a aguardar validação"

    ResponderEliminar
  70. Declaração submetida dia 1 de Maio, até agora nem validada está, 22 dias depois...respostas da AT zero, vergonha de serviço....

    ResponderEliminar
  71. O autor deste artigo como jornalista que é (ou diz ser) deveria denunciar a vergonha que está a ser este ano o IRS! Para a AT não existem prazos, nem problemas, nem critérios...deve ser tipo fatura da sorte, completamente aleatório...!! VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  72. Bom... só para engrossar o role de queixas...declaração submetida em 10 de Abril...aguarda validação... a AT para cobrar ou para confiscar as contas bancárias e os bens dos contribuintes devedores, é bem mais célere.

    ResponderEliminar
  73. Boa noite, meus caros. Muito sinceramente, nunca esperei que a situação já tivesse esta dimensão, que a AT apenas estivesse a embirrar comigo por ter reclamado da demora na disponibilização dos anexos (no dia 1) e da demora na validação no dia 9 (à qual, imaginem, tiveram o descaramento de responder que "aguarda validação central" - mas esta gente não é anormal???).

    Pois informo que, saturado e revoltado (por vários motivos), apresentei queixa na Provedoria de Justiça no passado fim de semana, no sentido de obter uma resposta decente por parte da AT.
    Formulário online em:
    www.provedor-jus.pt
    Atenção que, no caso do Mozilla Firefox (como poderá acontecer com outros), caso apareça a caixa de diálogo "o que quer fazer com o ficheiro .aspx?", terão que cancelar a caixa e recorrer ao link alternativo que consta na mesma página.

    Não sei porquê mas parece-me que o estado está praticamente a pagar os subsídios de férias com a retenção "indevida" (e juros, não?) ao longo de ano e meio...

    Uma questão:
    continua a verificar-se a média dos 900€ de devolução de IRS às famílias?

    Boa noite e boa continuação!

    ResponderEliminar
  74. Entreguei a declaração no dia 2 de maio, ainda não foi validada, será que é por ter recebido rendas? O meu sogro está na mesma situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu entreguei a declaração no dia 7 de Maio e continuo (30/5) a aguardar validação

      Eliminar
  75. Entreguei no dia 2 de Maio, ainda por validar. Já contactei duas vezes a AT telefonicamente e dizem que está "atrasada". Por mail tentei uma vez e não me responderam.

    ResponderEliminar
  76. Mais um para a lista! entreguei a 06 de maio e está aguardando validação!

    ResponderEliminar
  77. Também a declaração submetida em 02/05/2016 e até hoje ainda no estado de "RECECIONADA-AGUARDA VALIDAÇÃO"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Submetida a 1 de Maio aguarda validação....ao que parece não há dinheiro para reembolsos nem para a primeira nem para a segunda fase.

      Eliminar
    2. Mesmo aqueles que não têm a receber reembolsos ainda estão à espera de validação. É geral. Devem ter mexido no pessoal não sei.

      Eliminar
    3. entreguei a declaração no dia 7 de Maio e continuo (30/5) a aguardar validação

      Eliminar
  78. Entreguei no dia 1 de Maio pela net (2ª fase) e até hoje ainda continua com o "Recepcionada Aguarda Validação".
    Entreguei também pela net a declaração da minha esposa a 2 de Abril, e no final de Abril recebeu logo 32 euros de devolução.
    Provavelmente não haverá dinheiro, no meu caso teriam que devolver-me metade do que eu paguei de IRS que corresponderia a um pouco mais de 700 euros, ...a conclusão a que eu chego é que pagam só as quantias menores, assim ainda se vão fazendo algumas devoluções, e tentar manter algum do eleitorado geringonciano.

    ResponderEliminar
  79. Entregue a 1 de maio e continua a aguardar validação.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Submeti várias em datas diferentes, e apenas uma enviada em 05/05 é que aguarda validação. Já enviei mail para e-balcão, já liguei para lá, já fui à repartição de finanças.... a resposta é sempre a mesma: "tem de aguardar, o critério não é a data de entrega, não sabemos porque é que umas demoram mais que outras".
      Começo a desesperar, pois o cliente já me ligou várias vezes e eu nem sei o que dizer.

      Eliminar
  80. Entregue a 6 de Maio e nada ......aguarda validação, uma vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. entreguei a declaração no dia 7 de Maio e continuo (30/5) a aguardar validação

      Eliminar
  81. venho apenas dar a conhecer o meu caso e gostaria de saber se alguem tambem o fez e quias os valores!

    Como sou um dos encalhados do dia 1 de abril, talvez por ser o dia dos enganos, pensaram que eu ao entregar declaracao deveria estar a tangar com eles, nao sei, ressolvi ligar para a AT a pedir explicacoes que em nada resultaram porque nada souberam responder.
    Efectuei um conjunto de 4 chamadas telefonicas, cujo tempo varia tendo em conta o periodo em que chamada estem em linha de espera ate atenderem, resultado dessas 4 chamadas deu nisto, 26,85 euros, chamam a isto linha de apoio ao contribuinte?
    um servico publico com este tipo de taxacao?

    Alerto-vos para esta situacao e tenham cuidado para nao cometerem o mesmo erro que eu cometi!

    obrigado

    ResponderEliminar
  82. Sera que as declarações que apresentarem divergências e que tenhamos que submeter novamente após Maio, iremos pagar multa?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Existe um prazo de 30 dias para corrigir eventuais erros sem pagar qualquer multa após a validação. Estou também a aguardar validação e liguei para lá a perguntar a razão da demora e o que me disseram foi que "se deve a erros informáticos que surgiram este ano". Não tem a ver com a ordem de entrega, pois conheço quem entregou depois de mim e já foi validado.

      Eliminar
  83. Entregue a 7 de maio e continua RECEPCIONADA - AGUARDA VALID....
    Este ano foi para esquecer, uma vergonha.

    ResponderEliminar
  84. Todas as declarações de IRS por mim entregues na 2.ª Fase estão por validar e tenho ainda 6 declarações da 1.ª Fase já dadas como certas na validação central mas com o apuramento por efectuar e consequentemente os respectivos reembolsos.

    ResponderEliminar
  85. Boa noite, tenho uma também a aguardar validação desde o dia 10 de Maio.
    Quer-me parecer que quem não aceitou os valores pré-preenchidos tem problemas. Passo a explicar, entreguei 3 declarações, duas sem fazer alterações foram validadas em 3 dias aquela que alterei os valores das despesas de saúde, pois não estava considerada uma factura de 2500 € de um hospital, ficou pendurada.
    Será esta a razão!!!!?

    ResponderEliminar
  86. Submeti a minha no dia 2/5/2016 e também ainda aguarda validação.
    Parece-me que este governo está a protelar os pagamentos pois não tem dinheiro e para dizer que a execução orçamental está a correr bem....vamos é ver até ao final do ano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque não pensar que o governo anterior montou um imbróglio no sistema informático das finanças para entupir o sistema e "pôr" as culpas no actual governo? Foi esse mesmo governo que gerou o caos no sistema informático dos tribunais.

      Eliminar
    2. Entreguei a declaração no dia 7 de Maio e continuo (30/5) a aguardar validação.
      E tenho que pagar. muito, mas muito.

      Eliminar
  87. Boa tarde...
    30 dias e a (insustentável) situação mantém-se... A provedoria também não respondeu...
    Pelo que li, começo a desejar Boa Sorte a todos...

    ResponderEliminar
  88. Boa tarde,

    Também entreguei a minha declaração a dia 2 de maio e ate à data nada começo a desesperar, é uma vergonha

    ResponderEliminar
  89. Boa Tarde
    Também entreguei a minha declaração no dia 02-05-2016 e ainda continua a espera de validação.

    ResponderEliminar
  90. Tenho uma escritura para fazer e preciso da minha declaraçao de IRS validada, entregue a 03/05 e continua igual! Começo a desesperar :(

    ResponderEliminar
  91. hoje no expresso: "com a introdução de novas regras pela Reforma do IRS de 2014, e cuja primeira implementação tem lugar em 2016, o controlo das liquidações e reembolsos exige uma maior atenção por parte dos serviços, o que poderá delongar os procedimentos." está aqui uma explicação. Vão reembolsar fase 1 até amanhã depois aceleram a fase 2...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só resta esperar. Desde que tenham o comprovativo de entrega dentro do prazo não há problema. E depois se houver divergências existe um prazo de 30 dias para correções sem qualquer multa. É chato ficar pendurado mas a única solução é aguardar como os outros.

      Eliminar
  92. Notícia Público 30 Maio: "A segunda fase – para os restantes categorias de rendimento – começou a 1 de Maio e termina terça-feira, estando ainda na sua maioria a ser processadas pela administração tributária. Segundo o código do IRS, o imposto tem de ser liquidado pelo fisco até 31 de Julho."

    ResponderEliminar
  93. Bem isto vai de mal a pior!! Há uns dias que a minha declaração (inserida a 3 de Maio) está ´´Liquidação em processamento`` , mas na semana passada ao consultar os movimentos financeiros, no separador documentos em tratamento tinha já a suposta retribuição do IRS!! Mas a verdade é que até já isso desapareceu e tudo está a 0!
    Onde já vão os tais 25 dias???? Ainda hoje na TV voltaram a referir a coima a aplicar a quem não entregasse a declaração até amanha....será possível que na TV ninguém fala destes vergonhosos atrasos nas liquidações????? (posso também ser eu que ando com pouca atenção) Parece que agora o importante é somente o corte das ajudas aos colégios privados!! Será com essa verba que nos vão pagar o IRS????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu inseri no mesmo dia e ainda nem sequer está validada!!!!!

      Eliminar
  94. Submeti a minha declaração a 7 de Maio e continua a aguardar validação.

    ResponderEliminar
  95. Submeti a minha declaração a 07 Maio 2016 e a informação que obtenho é que foi recepcionada mas que aguarda validação.

    Isto é normal este ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu IRS foi enviado nesse mesmo dia e até ao meio dia de hoje estava a aguardar validação, agora diz: "Ocorreu um erro inesperado no sistema, por favor tente mais tarde". Mais alguém nesta situação ???

      Eliminar
  96. Atrasos na validação do IRS sem reflexos nos reembolsos (Negócios online www.jornaldenegocios.pt) publicado às 19:33 PM.

    ResponderEliminar
  97. Submeti a minha declaração a 7 de Maio e, hoje (01/06) continua a aguardar validação.

    ResponderEliminar
  98. Cá em casa somos 2 com declarações submetidas a 4 de maio e que hoje ainda não estão validadas...

    ResponderEliminar
  99. A minha declaração foi submetida em 01/05/2016 e continua no estado "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.".
    "Questionei a AT acerca do processo e a resposta foi:
    Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    De acordo com o artigo 77.º do CIRS a liquidação de IRS deve ser efetuada até 31 de Julho (com base na declaração apresentada nos prazos referidos no n.º 1 do artigo 60.º do CIRS) e a restituição do imposto deve ser efetuada até ao termo do prazo previsto no artigo 97.º do CIRS, regra geral, até 31 de Agosto. A validação da declaração é feita após a AT realizar diversos procedimentos informáticos, que são ajustados em função dos rendimentos e deduções declarados pelos diferentes contribuintes. Trata-se de um procedimento normal e que por si só não é indiciador e qualquer problema com a declaração de IRS, assim, deverá aguardar pela liquidação da mesma.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"
    Efectivamente o reembolso ainda poderá ser efectuado dentro do prazo...... Mas não digam que está a ser efetuado numa media de 25 dias!!

    ResponderEliminar
  100. Pelos comentários feito neste blog, parece que é um tema geral declaração "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID." em certos casos já passou mais 1 mês entrega e a declaração estar assim.
    Se não fosse este blog, pensei que tinha algum problema com a declaração.
    Embora a AT diga "A validação da declaração é feita após a AT realizar diversos procedimentos informáticos..etc, etc", então AT convém alterar o texto da submissão declaração, pois a mesma diz "consulte a declaração 2 dias apos submissão". Esta informação é incorreta e está a levar muitas pessoas a questionar este ano se a declaração está com algum problema.... Acho que AT deveria dar um esclarecimento e tranquilizar os contribuintes.

    ResponderEliminar
  101. Entregue a 3 de Maio, finalmente dada como certa hoje. Uff...

    ResponderEliminar
  102. Entreguei a 3 maio e foi dada como certa.... Hoje!!!!

    ResponderEliminar
  103. Entregue dia 1 de Maio, ontem ( dia 6 de Junho) finalmente dada como "certa"

    ResponderEliminar
  104. A declaração da minha esposa entregue a 2/5 foi dada com validada ontem (6/6). O problema é que agora resta o procedimento de tratamento do reembolso e esse pode demorar mais outro mês...!!! Parece-me apenas e só um estratagema da AT (com o estado português por detrás) para pagar o mais tarde possível...segundo consta, não há "pilim"...

    ResponderEliminar
  105. Pois eu entreguei minha declaraçao na segunda fase dia 3 Maio e ainda aguarda validaçao, alguêm da 2ª fase está também ainda aguardar validação???

    ResponderEliminar
  106. Eu. Entregue a dia 7 de Maio ainda aguarda validação! Esta geringonça consegue ser mais incompetente que a troika!!! Tenho sempre entregue na segunda fase na mesma altura e recebo sempre por volta do feriado 10 de Junho, mas não estou a ver jeito que se repita...
    Estes comunas estão a empurrar a despesa toda para o segundo semestre...mas pode ser que os tugas comecem abrir os olhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também entreguei a minha no mesmo dia e hoje ( dia 08 Junho ) foi considerada "DECLARAÇÃO CERTA" !!! UFA!!!
      Finalmente após 1 mês.

      Eliminar
  107. Entreguei dia 02/Maio e ainda aguarda Validação !!!!!!

    ResponderEliminar
  108. Entregue a 2 maio e aguarda validação, pois tenho anexo g, pelo que tenho conhecimento ainda não há nenhum irs validado com anexo g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entreguei a 3 de Maio e aguarda validação, também tenho anexo G, será então esse o motivo?

      Eliminar
    2. Eu não tenho anexo G... :( e espero desde dia 02

      Eliminar
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  110. Pois...entregue dia 03/05 (2a fase)...continua a aguardar validação!

    ResponderEliminar
  111. Boa tarde! Submeti a minha declaração (2ª Fase) 1 de Maio e a minha declaração esta certa desde 16 de Maio, Conheço uma pessoa que entregou o IRS em 7 de Abril (1ª Fase) e só na semana passada é que recebeu. A minha colega submeteu a 1 de Abril e recebeu o reembolso no dia 5 de Maio,Ainda não percebi quais são os critérios!! As finanças dizem que está para breve. Só sei que o ano passado devido a problemas pessoais entreguei a declaração fora do prazo (2 semanas) e paguei uma multa de €25.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A grande diferença é que no ano passado havia uma reserva de 9,8 mil milhões de euros, que até permitiram a Portugal prescindir da última tranche do empréstimo da troika. Ora este governo teve que usar toda essa reserva para socorrer o Banif, aliviar a austeridade como prometido durante a campanha eleitoral e nas cedências à extrema esquerda para poder governar. Assim este ano, poderá haver uma tesouraria menos saudável para poder efetuar os reembolsos durante este mês de Junho. Além disso, pagar só em Julho, atirará o deficit real para o 2º semestre e permitirá a Centeno respirar melhor, pelo menos até ao fim do ano. Chama-se a isto engenharia financeira.

      Eliminar
  112. Também entreguei a 3 maio (2.ª fase) e também com anexo G.
    Continuo a aguardar validação.
    Também na mesma data entreguei uma reclamação graciosa, da qual também não tenho qualquer notícia.

    ResponderEliminar
  113. Entreguei a Declaração da minha mãe a dia 8 de Maio até hoje continua como "Aguarda validação".

    ResponderEliminar
  114. Entreguei a 13/05 e aguarda validação.

    ResponderEliminar
  115. Entreguei a 01/04 (abril!), validada a 04/04 e assim permanece até hoje... 75 dias, em coma profundo

    ResponderEliminar
  116. Entreguei a dia 2 de Maio com o Anexo G e ainda hoje 15 de Junho...
    2015 RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. 2016-05-02

    Impressionante, entrego irs via internet desde o inicio e não me recordo de nada assim.
    Pelos vistos o governo PS faz promessas que não pode cumprir.
    Já nem digo nada, espero que paguem até 31 de Julho e a partir daí, vão reembolsar com juros de mora?Yeah right!

    É o Estado que têmos, mas depois há verba para os ditos subsidios de reinserção social para aqueles que só querem fazer filhos e não fazer nada.
    Viver à conta de quem paga imposta é ótimo!!!

    Este país é revoltante!

    ResponderEliminar
  117. Submeti a declaração (com anexo J) no dia 07/05 e hoje 15/06, aguarda validação.

    ResponderEliminar
  118. Submeti a declaração de IRS no dia 1 de Maio (segunda fase) e hoje 16 de Junho ainda aguarda validação!...

    ResponderEliminar
  119. Submeti a declaração de IRS no dia 3 de Maio (segunda fase) e hoje 17 de Junho ainda aguarda validação!...

    ResponderEliminar
  120. Submeti a declaração de IRS no dia 3 de Maio (segunda fase) e hoje 17 de Junho ainda aguarda validação!...

    ResponderEliminar
  121. Submeti a declaração de IRS no dia 18 de Maio ( segunda fase ) e hoje 17 Junho ainda aguarda validação.

    ResponderEliminar
  122. Submeti a declaração no dia 07/05 e hoje 17/06, continua a aguarda validação.

    ResponderEliminar
  123. "O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) emitiu um acórdão a referir que o imposto sobre veículos usados importados de outro Estado-membro da União Europeia aplicado em Portugal é ilegal já que viola as regras da livre circulação de mercadorias. O comunicado tem como base o artigo 11.º do Código do Imposto sobre Veículos (CIV), ao abrigo do qual, Portugal discrimina negativamente os veículos usados importados de outro país da UE, nomeadamente no que respeita às tabelas de desvalorização." Pois...

    ResponderEliminar
  124. 6 de Maio com anexo G, também por validar

    ResponderEliminar
  125. Com o simulador na 1ªfase, jornais e tv não se calavam com o bug do sistema, mas agora com estes atrasos na 2ªfase já não lhes interessa.

    ResponderEliminar
  126. Submeti a declaração de IRS no dia 14 de Maio ( segunda fase ) e hoje 17 Junho ainda aguarda validação. Não se compreende a demora, afinal os automatismos não simplificam em nada o sistema...

    ResponderEliminar
  127. Tenho a minha declaração validada e certa desde o dia 16/5.....nem sinal de mais nada....nem se é declaração com reembolso (como dizia o ano passado..) ou não! Não percebo o que se está a passar!!!!!

    ResponderEliminar
  128. Outra.. declaração submetida a 5 de maio e até a data de hoje no com a bela mensagem "recepcionada - aguardar validação "

    ResponderEliminar
  129. Só mais uma submetida a 2 de maio e até a data de hoje com a mensagem "recepcionada - aguarda validação" . lamentável

    ResponderEliminar
  130. Submeti no dia 2 de maio, com anexo G, e até hoje "aguarda validação"...

    ResponderEliminar
  131. Submeti a declaração 28 de Maio. Passados 4 dias recebi o mail de "considerada certa após validação central", mas de lá para cá continua tudo a zeros lá na secção dos reembolsos no portal das Finanças... Zzzz... É melhor esperar deitada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, está com um problemão ! Imagino a dificuldade que deve ter para adormecer...
      É preciso muita lata.

      Eliminar
  132. Bom dia Sr. Pedro,

    Infelizmente continuamos à espera. Submeti a declaração da minha família, na 2ª fase, a dia 2 de Maio. Segundo divulgaram amplamente, as entidades responsáveis, os contribuintes que entregassem mais cedo seriam recompensados com o reembolso dos seus IRS's a partir de 20-25 dias. Ora bem...no meu caso e de muitos outros que tenho tido conhecimento, esperei até dia 18 para que a declaração ficasse "Certa" e até hoje mais nada. Já liguei várias vezes para a autoridade tributária (a pagar bem) e nunca me sabem esclarecer. Para além disto tudo, e não governando eu a minha família com o mal dos outros, já tive conhecimento de amigos e conhecidos, que entregaram na mesma altura, que até já receberam????? No meu ponto de vista, se não consegue cumprir não deviam prometer ou criar ilusões aos contribuintes pois disso já temos a nossa cota e limitarem-se a cumprir a lei, se é isso que no final nos espondem.

    De ressalvar ainda que só consegui submeter a minha declaração correctamente e sem me ficarem com parte do que é minha família, com a ajuda do Sr. Pedro Andersson e a sua rubrica que muito nos tem ajudado.

    Muito Obrigado
    Moisés Oliveira

    ResponderEliminar
  133. Boa tarde, comigo passa-se o mesmo, AGUARDA VALIDAÇÃO, o problema é que a minha declaração e a da minha mulher entregues no mesmo dia 06/05 têm divergências que vão ter que ser resolvidas antes de terminarem os prazos, Para eu poder resolver as divergências nas Finanças é necessário que elas sejam reportadas pelas Finanças. Como as declarações continuam à espera de serem validades não aparecem divergências. Eu vivo em União de facto e vou ter que comprar 2 certidões de nascimento no Registo Civil para provar às Finanças que vivo em União de facto com a minha mulher já há 37 anos. Isto por ter entregue as declarações com tributação em conjunto. Tenho ferias marcadas para Julho e estou nesta situação sem saber o que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No situação de "união de facto", se existe uma morada fiscal idêntica para ambos os sujeitos passivos há mais de 2 anos, não há divergência.

      Eliminar
  134. Sim, mas acontece que a minha mulher ao tratar do cartão de cidadão, por ter outra morada na carta de condução, foi aconselhada pela funcionária para resolver o assunto a alterar a morada fiscal para a mesma morada da carta de condução. E aí surgiu a divergência, isto foi em 2014. Então este ano tem que entregar a declaração da Junta de Freguesia e os tais registos de nascimento. Como a senhora da loja do cidadão errou o código do código postal, ela ficou numa freguesia diferente da minha. Quando fui pedir a declaração à Junta de Freguesia em como vivo em união de facto há mais de 2 anos, descobriu-se esse pormenor e então foi necessário ela ir de novo alterar os 3 últimos números do Código Postal. Então já há este ano uma nova alteração de morada fiscal.

    ResponderEliminar
  135. Submeti a declaração no dia 07/05 e hoje 20/06, continua a aguarda validação.

    ResponderEliminar
  136. Submeti a declaração no dia 02/05, com anexo G, e hoje 20/06, continua a aguarda validação.

    ResponderEliminar
  137. E eu apresentei-a a 1/05 (2ªfase) e ainda aguardo validação!!! Estamos neste momento a 20/06...(+- 50 dias depois ainda aguardo um pequeno passo...a validação!!!

    ResponderEliminar
  138. Ja alguem da 2 fase recebeu??? inda nao conheco ninguem ... entreguei a 8/05 passou a certa dia 19/05 e continua ate hoje dia 21/06 ...

    ResponderEliminar
  139. Entreguei a 7 de maio e aguardo validacao ainda

    ResponderEliminar
  140. Como já referi, existem algumas dificuldades de tesouraria no ministério de finanças, causadas pela despesa relativa às concessões feitas à extrema esquerda para António Costa poder governar e sobreviver dentro do partido socialista, nomeadamente a reposição dos salários da função pública, alívio da sobretaxa nas pensões acima dos 1.000€, aumento dos abonos de família, reversão da venda da TAP, privatizações do Banif e Novo Banco, re-capitalização da CGD, vinculação de pessoal em mobilidade, etc. Além disso, Mário Centeno necessita de empurrar a despesa para a frente, isto é para lá do dia 30 de Junho, aliviando assim o deficit do 1º semestre, e ganhar tempo junto da CE para Portugal não ser imediatamente penalizado. Assim não devemos contar com reembolsos significativos do IRS antes de 1 de Julho. Atrasar as validações é apenas um dos modo de retardar esse pagamento.

    ResponderEliminar
  141. Essa explicação não faz muito sentido, uma vez que aguardam validação muitos que têm a pagar. A explicação mais óbvia deve ter a ver com as alterações que fizeram aos anexos g e j, e aquilo deve estar uma boa embrulhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu caso: anexo j e tenho a pagar a totalidade do imposto devido.

      Eliminar
    2. Boa tarde, que alterações houve no Anexo G ? Não vejo nenhumas, declara-se apenas e só as mais ou menos valias, conforme já se declarava nos anos anteriores

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.