5 anos de Contas-poupança!

Olá.
O Contas-poupança faz hoje 5 anos!
9 de junho de 2011. Parece agora tão longínquo. Quando comecei a fazer estas reportagens o meu receio era que passadas umas semanas me começassem a faltar os temas. Afinal de contas, a partir de um determinado momento é "impossível" poupar mais...
E afinal já foram emitidas mais de 100 reportagens sobre tantos e tão diferentes temas. E ainda tenho tantos "em carteira". É verdade que uns assuntos são mais importantes ou relevantes em termos de poupança do que outros, mas estou convencido que todos eles melhoraram pelo menos um pouco a nossa vida ou as nossas finanças.


Perguntam-me algumas vezes quanto é que já poupei nestes anos e se já estou "rico". Gostava, mas não estou.

Mas vamos a contas: ao longo destes anos baixei todos os seguros, de vida, casa e carro; combustíveis sempre ao preço mais baixo; tenho a eletricidade e gás mais baratos no mercado; baixei o meu IMI e aproveito todas as deduções do IRS; tenho conta em 5 bancos e não pago comissões de manutenção em nenhuma; aprendi a comprar na internet os mesmos produtos ou equipamentos a metade do preço; experimentei vender coisas na internet e consegui!

Aprendi a fazer compras em hipermercados com 70, 80 ou 90% de desconto.Fiz várias compras com 100% de desconto (com acumulações de cupões e vales); sou enganado menos vezes pelas empresas porque conheço os meus direitos; e conheci pessoas fantásticas durante as reportagens que me ensinaram imensas coisas. Organizei-me. Não há dinheiro que pague o que tenho aprendido. Não estou rico, mas tento manter as minhas contas equilibradas. Já não é mau.


Só posso dizer que é um privilégio e um luxo a SIC dar-me tempo e espaço para estas reportagens que tanto gozo me dão fazer.
Obrigado a todos os colegas repórteres de imagem pela paciência de filmar faturas, folhas de Excel, telemóveis, e dezenas de outras coisas chatas; à equipa do Grafismo por tantos gráficos cheios de números, percentagens e setinhas para cima e para baixo; aos editores de imagem pela paciência de passarem horas a tentar transformar uma peça sobre o IMI ou IRS numa coisa interessante e que se perceba.

Obrigado a todos os espectadores e colegas que dão sugestões e que me confiam casos pessoais que depois dão reportagem.
E obrigado a todos os outros que de alguma forma contribuiram neste 5 anos para estas reportagens que melhoraram um bocadinho as nossas finanças ou facilitaram um pouco a nossa vida.

Entretanto apareceu a página de Facebook em 2015 e o blogue em 2016. Tem sido uma aventura.

Independentemente das audiências (que têm sido excelentes), a maior alegria que me podem dar é receber mensagens de espectadores que me dizem "Poupei 10, 20, 50, 100, 5 mil ou 13 mil euros (como já aconteceu) com a sua reportagem". Assim vale a pena!

Obrigado.

Não se esqueçam de fazer "Gosto" no Facebook do Contas-poupança
Subscrevam o canal no YouTube AQUI.
Também estamos no Instagram.
E no Twitter.

0 comentários :

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.