Porque é que pago tanto de eletricidade?

Há uma série de aparelhos que não suspeitamos mas são sorvedouros de eletricidade. Sabia que regular a temperatura do seu frigorífico tem impacto na sua fatura da eletricidade?
Que um aquário pode representar 30 € na fatura da luz todos os meses?
E que máquinas do café sempre ligadas (mesmo sem tirar nenhum café) podem custar 3 € por mês de eletricidade? Vamos dar mais exemplos.

Conheça alguns equipamentos que medem a eletricidade em tempo real e quanto custam, mais logo no Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC. O Editor de Imagem Marco Neiva está a terminá-la neste momento.
Não perca!
Até logo.


Não se esqueçam de fazer "Gosto" no Facebook do Contas-poupança
Subscrevam o canal no YouTube AQUI.
Também estamos no Instagram.
E no Twitter.

6 comentários :

  1. Sendo Engenheiro de Eletrónica, sempre que tenho equipamento novo ligado em casa ou desconfio de desfasameto no consumo normal, costumo medir o consumo de corrente no neutro desligando circuito a circuito.

    Um dos equipamentos que mais me espantou foi o fogão de indução. Não tem qualquer tipo de display e a interface é touch Infra-vermelhos. Inicialmente até pensei que o consumo fosse mesmo da emissão IR do teclado, mas esta nem se consegue ver com uma câmara.

    O fogão em questão são dois dominós da TEKA, modelo IR321. Medindo com a pinça amperimétrica tenho 300mA por cada dominó, ou seja, um total de 0,6*230 = 138W de potência, apenas por existir.

    Isto é um problema recorrente com fogões da TEKA. Segue link de outra pessoa com problema idêntico num outro modelo de fogão:

    http://portaldaqueixa.com/comercio-lojas-shop/teka-placa-gasta-15-mes-em-standby


    No meu caso, fazendo as contas a 0,18€ o kWh, corresponde a quase 18€ mensais.

    Tirando isto, o fogão trabalha muito bem. Apenas tenho o inconveniente de ter de desligar o disjuntor sempre que não o estou a usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também utilizava um sistema de pinças amperimétricas para medir o consumo de casa, e também "descobri" a placa de indução... Depois de alguma investigação, verifiquei que o problema era da pinça, e que ela não contava o consumo correctamente.
      Quase de certeza é o seu caso também. Pode confirmá-lo desligand tudo em sua casa, excepto a placa. Depois, verifique quantos impulsos conta o contador da EDP. No meu caso, pura e simplesmente não piscou durante os minutos que estive em frente ao contador.
      Depois, mudei de sistema de medição: http://www.pouparmelhor.com/em-curso/contando-electricidade-com-o-energyot/

      Eliminar
  2. Será por o fogão "existir" ou por ter as ventoinhas de arrefecimento sempre ligadas!?

    ResponderEliminar
  3. Será por o fogão "existir" ou por ter as ventoinhas de arrefecimento sempre ligadas!?

    ResponderEliminar
  4. bom dia.
    vi o reportagem e acho que as poupanças estao (muito mas muito) exergerados.dou por exemplo o poupança mensal do aquario 16€ .significa que gasta +/- 3kwh por mes (mais que eu gasto na minha casa inteiro por mes. exergero mesmo

    ResponderEliminar
  5. ainda deria mais... a pessoa em questao consegue poupar 47.5€ por mes que da 1.58€ por dia ... . este pessoa consegue poupar mais por mes ,que aquilo que a maior parte das pessoas (+ de 50% populaçao k é de 20€ por mes)gastam por mes. bastam ir ao factura e ver quanto gastam por dia ( deve esta visivel na parte superior da factura . exergero mesmo . por favor pra proxima ve se realmente as poupanças sao desse valor.obrigado

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.