Já está online - As deduções à coleta que faltavam

Já podem consultar se TODAS as vossas deduções à coleta estão aqui:

www.portaldasfinancas.gov.pt


Desenvolvimentos e dúvidas no Contas-poupança amanhã. O que não perceberem digam aqui no blogue ou no facebook. Tentarei responder amanhã no programa.

48 comentários :

  1. Olá bom dia,
    Já fui consultar e, se bem entendi pelo que tenho lido, se os valores não estiverem correctos, podemos colocar os que achamos correctos na Declaração. Eu registei manualmente as despesas de educação no efatura pois não me apareciam, à excepção dum valor de juros declarados pelo IPP (erradamente em duplicado), e que entretanto na Declaração que o IPP enviou o valor já se encontra correcto - juros e propinas. No site é mencionado que a fonte é o efatura e não a Declaração emitida pelo IPP. No entanto, é com base na Declaração que irei preencher o IRS dado que o valor do efatura tem os juros duplicados, o que está errado. Apesar de que não afectará nem contribuinte nem AT dado que que ultrapassa o valor máximo para dedução, que creio ser de 800€, ou seja, quer com um valor, quer com o outro, o valor de dedução é o mesmo, no entanto, há que fazer as coisas correctamente. Mais uma vez obrigada pela informação que nos tem disponibilizado. Cumprimentos, Eduarda Ferreira

    ResponderEliminar
  2. A linha correspondete à saúde está a rosa, terá algum significado especial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso representa vá, a percentagem, que as suas facturas tiveram de beneficio. Se estiver toda rosa, tem o máximo de benefício concedido (creio que 1000€ de dedução).

      Eliminar
  3. Bom dia, os seguros de saude, não aparecem aqui, estao depois ja lançados quando fizermos o irs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os seguros de saúde já estão incluídos nas despesas de saúde. se carregar em "detalhe" aparece lá o valor correspondente a prémios de seguros

      Eliminar
    2. Sandra, pois, percebi que deveriam la estar, mas não estao. Espero que os consiga ainda colocar quando fizer o irs.

      Eliminar
    3. olá, ja liguei para lá, e tenho que fazer uma reclamação, chatice.

      Eliminar
    4. Isa, e como tem de fazer essa reclamação? Pergunto isto porque durante o ano de 2015 fui consultando as despesas e tinha na secção Exigência de Fatura nas Importâncias suportadas com manutenção e reparação de veículos automóveis algumas faturas referentes à manutenção do meu carro, e neste momento está tudo a zero!

      Eliminar
    5. Pergunte as finanças porquê e partilhe por favor. Isso é estranho.

      Eliminar
  4. Bom dia,os PPR onde aparecem?

    ResponderEliminar
  5. No meu caso tenho uma diferença significativa no novo portal no que se refere às despesas de saúde. Embora a fatura em falta estivesse bem registada e classificada no e-fatura, por motivos que desconheço agora foi classificada em despesas gerais. No atendimento não me conseguiram explicar o porquê e confirmaram tratar-se de uma despesa de saúde sugerindo que procedesse a uma reclamação graciosa ou à introdução manual das despesas na declaração de IRS.

    ResponderEliminar
  6. Já consultei e vejo o valor das despesas de saude baixo, quando as minhas maiores despesas são exactamente da saude...não percebi, o que tenho que fazer?? Obrigada Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Tem de ligar para as finanças e perguntar fatura a fatura... cada caso é um caso.

      Eliminar
  7. Durante o ano de 2015 foram-me entregues recibos em papel manuais, e ao consultar as deduções de rendas o campo "Importâncias suportadas com rendas, tituladas com fatura ou recibo de rendas eletrónico ou comunicadas por declaração de modelo acessória" não está preenchido. Quando entregar o IRS posso preencher este campo manualmente com o valor dos recibos ou vai haver outro campo uma vez que os recibos são manuais e não "eletrónico" como está na descrição?

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, No meu caso as Despesas Gerais e Familiares aparecem a zero, sendo que eu tinha atingido os 250 euros - como posso reclamar.
    Obg
    Cramos

    ResponderEliminar
  9. Acabei de ir ao portal e as despesas de saúde de taxas moderadoras, hospitais e seguros de saúde ainda não estão registadas,o que faço? aguardo ou registo-as? para além de que o portal já está com problemas de acesso.

    ResponderEliminar
  10. E os PPR em que rubrica estão registados?

    ResponderEliminar
  11. As depesas relativamente á restauração não aparece ao Consultar Despesas para Deduções à coleta 2015,porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já apareceu,vem tudo junto na Exigência de Fatura, obrigado.

      Eliminar
  12. Boa tarde,como é possível que na altura de fazer o irs o ano de exercício que aparece é 2014 e não deixa alterar pois não tem como alterar,será um erro deles,pois pus a password,tudo conforme quero,pré-preenchimento ,mas como não deixa alterar para 2015 coloco seguinte e diz ocorreu um erro na obtenção da declaração e é claro que deve ser devido a estar 2014 lá,certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema! No pré-preenchimento aparece 2014 e não deixa alterar, de seguida da erro na obtenção da declaração!!

      Eliminar
    2. IRS para rendimentos de 2015. Inicio (preenchimento) em 01/abril/2016.

      Eliminar
  13. Tenho faturas de educação que não estão a ser consideradas como educação pelo facto de o CAE do estabelecimento não ser proprio para educação. Como posso fazer para que estas faturas sejam consideradas na educação?

    ResponderEliminar
  14. Bom dia,o valor da alimentação da minha filha,não aparece,onde posso inserir isso no e-fatura?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. No e-fatura já não pode inserir nada em relação a 2015. O prazo terminou a 22 de fevereiro.

      Eliminar
  15. Boa noite, o site está maluco pois de cada vez que entro aparecem-me valores diferentes em cada uma das "áreas"

    ResponderEliminar
  16. Boa noite,
    Eu tenho um emprestimo habitação e as prestações não aparecem no Efatura. O que devo fazer??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  17. No meu existem algumas incoerências, visto ter facturas de restauração/ alimentação inseridas em outros apesar de estar correctamente identificas como restauração; as minhas rendas pagas de 2015 não aparecem.... pelos vistos a bronca este ano é grande e não sei como resolver estas situações.....como resolvo?????

    ResponderEliminar
  18. Introduzi manualmente as despesas com o ATL, mas agora aparecem duplicadas, o que devo fazer para corrigir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião deve retirar esse valor duplicado do total pre-preenchido mas confirme junto das finanças .

      Eliminar
  19. Tenho um valor declarado de juros de habitação que terei de anular porque apesar de continuar a ter esse encargo a dita habitação não pode ser considerada no IRS porque não estou na região a residir. Como faço para eliminar esse valor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se for a sua morada fiscal pode manter. Seja como for tira essa valor quando preencher o irs.

      Eliminar
    2. Mas se for a sua morada fiscal pode manter. Seja como for tira essa valor quando preencher o irs.

      Eliminar
    3. Muito obrigada. A morada fiscal não é a mesma por isso não poderei manter.

      Eliminar
  20. Boa Tarde,
    procedi a uma reclamação graciosa por não estar a entrar os valores todos dos gastos com educação e dirigi-me às finanças para entregar os comprovativos dos valores que reclamava. Agora, aquando do preenchimento da declaração de IRS, não aparece lá o valor do qual reclamei. Por ter procedido à reclamação coloco para que o preenchimento da declaração seja automático, ou coloco 'não' e preencho a parte de educação manualmente?!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o efeito da reclamaçºão só vai ter efeito daqui a semanas ou meses. Se entregar na segunda fase ainda pode colocar lá o valor que na sua opinião está correto e depois anula a reclamação . é o mais simples.

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.