IRS: Declarações encalhadas estão a andar... devagarinho.


Como já vos tinha dito, algumas declarações da primeira semana de abril estão lentamente a desencalhar e a passar a liquidadas. Para já apenas isso. Algumas já têm valores do reembolso. Mas receber, ainda não conheço ninguém da primeira semana de abril.

Há pelo menos uma página de Facebook onde estão a juntar-se os encalhados de 2015. Chama-se "Encalhados IRS - Exercício de 2015". O grupo é fechado e destina-se só a quem está nesta situação.  Podem pedir para aderir e aí ficam a par de todos os desencalhanços e de como a situação está a evoluir, com sondagens diárias e tudo.

Ontem, entre 10 a 20% dos membros daquele grupo (para já são apenas cerca de 70) passaram a liquidadas ou passaram simplesmente para a fase seguinte.  Era importante que aderissem a essa página e outras para depois pedirmos contas à AT. É importante saber quantas pessoas estavam nesta situação para depois não dizerem que eram só 100...

O Contas-poupança não tem nenhuma ligação a estas páginas no Facebook mas acho meritório que as pessoas se juntem para resolver problemas.  Se houver mais páginas com o mesmo objetivo sintam-se à vontade para partilhar. Alguma coisa está a mudar e os cidadãos/consumidores/contribuintes estão a aprender a juntar-se. Ainda bem.

NOTA: Ainda não tenho resposta do Ministério das Finanças.

31 comentários :

  1. A minha contínua encalhada desde 01 abril.... já aderi. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. A minha também, a da minha irmã foi feita mais ou menos uma semana depois e como não tem a receber nem a pagar, já tem até a nota de liquidação...

    ResponderEliminar
  3. já pedi para aderir. É bom saber que não sou o Único. Entreguei a 4 de Abril...

    ResponderEliminar
  4. a minha desencalhou ontem...sou de 30/03

    ResponderEliminar
  5. a minha desencalhou ontem...sou de 30/03

    ResponderEliminar
  6. a minha desencalhou dia 20 de maio, sou de 1 de abril.
    Mas pergunto, onde para o valor das facturas que pedi durante o ano?
    tinham dito que depois aparecia no reembolso mas valor ta igual ao da simulacao! foi me dito quando liguei para a AT que esse valor nao aparecia na simulacao mas que depois seria reposto no reembolso!
    Gostava de saber se foi dito isto a mais alguem!
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que sei, não se visualizava o montante das despesas, mas a simulação já incluía este beneficío.

      Eliminar
    2. pois entao nada a fazer, so nao entendo o porque de receber menos, minha declaracao apenas difere em 100 euros menos de despesas de saude, todo resto e igual, recebi mais o ano passado e sem colocar facturas, este ano com facturas devidamente validades, irei receber menos!
      pedir facturas?, irei repensar sobre isso!!!

      Eliminar
  7. Bom dia
    submetida a 6 de abril, validada a 12, passou a liquidada a 20 de maio. Valor inferior ao da simulação apenas 1 cêntimo.

    ResponderEliminar
  8. O IRS 2015 da minha mãe foi submetido por mim no dia 31 de Março e o reembolso foi emitido no dia 29 de Abril tendo sido depositado em conta no dia 4 de Maio.
    As despesas nos portais estavam conforme e como tal o anexo H nem sequer foi submetido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, informo que o meu submetido na 2ª fase a 2 de maio, continua por validar... Julgo que será por ainda haver "encalhados" da 1ª fase??...

      Eliminar
    2. Nova versão do programa a 2.6... Nova simulação; novamente diferente e ainda não acertaram com os valores corretos... Acho que vai ficar por validar mais uns tempos...

      Eliminar
  9. Bom Dia,
    Declaração Submetida a 01.04, Validada a 04.04 e até agora não mexeu mais. Aceitei os valores do e-fatura apesar de os ter visto primeiro.
    Acho tudo isto vergonhoso. Em pleno seculo XXI isto é Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde !
    Submeti a minha declaração a 2 de Maio porque tenho rendas a declarar e ainda se encontra a aguardar validação .
    Quando estava a preencher a declaração tive que corrigir o valor das rendas porque era superior aquele que na realidade recebi , será por causa desta retificação que ainda não foi validada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca a validação demorou tanto tempo!
      Obrigado pela vossa ajuda

      Eliminar
  11. Boa tarde. Entregue a 1 de Maio, Lote 0001. Nem validada está. Não compreendo o motivo. A da minha irmã que entregou a 19 de Maio, ficou certa/validada a 26 de Maio.
    Alguém na mesma situação? É desesperante...

    ResponderEliminar
  12. entregue a 1 de abril, validada desde dia 4 de abril...continuo encalhada à espera do reembolso

    ResponderEliminar
  13. Olá, entregue a 6 de abril, e só ontem, 31 de maio, ou seja quase 2 meses depois, passou a transferência para o nib, a aguardar confirmação. Espero que seja desta e já não demore muito.

    ResponderEliminar
  14. o problema é que os valores a reembolsar para para o semestre seguinte do ano lol

    ResponderEliminar
  15. Entregue a 30/3 e validada a 1 de abril.
    Até agora não mexeu mais...
    63 dias....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo... Gostava de ouvir a Catarina Martins e o Jerónimo de Sousa sobre isto.
      Submeti o meu IRS a 30/3. Vi que o simulador estava a dar erro mas submeti o IRS de forma correta. Foi validado no dia 1 de abril... Até agora não mexeu mais.
      É certo que eles têm até 31 de Julho para pagar mas nos últimos anos o dia em que recebi mais tarde foi a 4 de Junho... Ou seja, vai estes meninos bater o record. Mas nada se passa, não há irregularidades e está tudo bem. E se está tudo bem, toca a rir!!!

      Eliminar
  16. A minha é uma das muitas que continua encalhada :(
    Foi declarada como certa no dia 11/04 e até à data de hoje não passa de validada.
    Já aderi :)

    ResponderEliminar
  17. A minha é uma das muitas que continua encalhada :(
    Foi declarada como certa no dia 11/04 e até à data de hoje não passa de validada.
    Já aderi :)

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde! Submeti a minha declaração (2ª Fase) 1 de Maio e a minha declaração esta certa desde 16 de Maio, Conheço uma pessoa que entregou o IRS em 7 de Abril (1ª Fase) e só na semana passada é que recebeu. A minha colega submeteu a 1 de Abril e recebeu o reembolso no dia 5 de Maio,Ainda não percebi quais são os critérios!! As finanças dizem que está para breve. Só sei que o ano passado devido a problemas pessoais entreguei a declaração fora do prazo (2 semanas) e paguei uma multa de €25.

    ResponderEliminar
  19. Olá, entreguei o meu IRS a 3 de Maio, ainda aguarda validação!!! Há mais alguém na mesma situação?

    ResponderEliminar
  20. Eu substitui uma decalração da 1ª fase em 17/05/2016 e foi validada a 25/05/2016 e neste momento ali está sem informação mais nenhuma, telefonei e disseram-me que não sabiam quando iria ser feito o reembolso, isto este ano é vergonhoso, o que se passará que não fazem os reembolsos?

    ResponderEliminar
  21. Bom dia
    Enviei uma declaração de IRS conjunta no dia 1 de Maio, mas por curiosidade fui fazer uma simulação se com tributação separada ao qual deu valores muito superiores a receber do que a conjunta, nesse mesmo dia enviei com tributação separada apesar do meu IRS ser da 1ª fase e o do meu marido ser da 2ª fase. Acontece que a meados de Maio quando fui fazer novamente a simulação o valor a receber na opção conjunta era a melhor opção! Tenho tudo impresso por isso não há engano estava tudo correto não me enganei em nenhum campo, as simulações da A.T. estavam completamente erradas... Reenviei novamente aquela que tinha enviado em 1 de Maio opção conjunta. Como eram opções de tributação diferentes era necessário fazer um pedido à A.T. a anular as declarações, até hoje 27 de julho após vários telefonemas, email´s e idas as finanças, não existiu ainda as anulações das declarações opção tributação separada. E informaram-me ontem que este ano se apresentar uma tributação separada fora de prazo é essa que vai prevalecer e não há volta a dar!! Neste momento recebi menos IRS porque não me anulam as declarações de tributação separada e ainda tenho de pagar multa neste momento de 188€ de entrega da minha declaração IRS (1ª fase entregue em 1 de Maio). Não acho isto normal!!

    ResponderEliminar
  22. Lamentavelmente, entreguei o IRS a 01/04, ficou validada e certa a 05/04 e hoje, 06/08/2016, assim continua. Nem Liquidada está. Não é complexa, não resido no estrangeiro, ligo para as finanças e a resposta é aguardar, porque nem eles sabem, que como eu há muitos! Art 77 lgt "todas as liquidações têm de ser efectuadas até 31/07" Não foi cumprido. Escrevemos no E-balcão, somos ignorados! É isto um estado de direito?

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.