IRS: Permitam-me um desabafo...

Na página de Facebook e no Blogue do Contas-poupança estou a ser "inundado" por questões de contribuintes que estão a receber menos dinheiro que nas simulações e ao verificarem as notas de liquidação (os que já as receberam...) que há deduções que desapareceram "misteriosamente".
Perguntam-me se devem reclamar, uma vez que já receberam.


Meus caros amigos, a decisão é e sempre será vossa e de cada um. Reclamar dá trabalho? Sim, dá!
Vale a pena? Pode não valer... Podem meter-vos medo, dizendo que se reclamarem ainda podem ter de devolver o que receberam e pagar... Todos podem fazer e dizer tudo o que quiserem. Mas o dinheiro é VOSSO! Mesmo que a situação só fique resolvida daqui a 6 meses...

Não é por receberem (pouco) que já podem dar-se por satisfeitos... Vocês deixariam uma gorjeta de 300 euros num restaurante? Então porque é que alguns estão dispostos a abdicar de 300, 400 ou até 700 euros que pagaram "a mais" de impostos, SEM RECLAMAR?! Ou, pelo menos ir a uma repartição de Finanças perceber o que se passou e averiguar se o erro foi meu ou das Finanças? E aprender a fazer bem para o ano? E escrever no Livro de Reclamações?

Há mais de 1 ano que no "Contas-poupança" avisamos que este ano ia ser um "desastre" para muitos contribuintes. Porque não pediram faturas, porque não foram validar as faturas no e-fatura, fizeram a entrega do IRS sem simular...  Esses "erros" também se pagam. Mas pelo menos agora se dão pelos erros e não são nossos, o mínimo que podemos fazer é exigir que sejam corrigidos.

Estou a prever que muito dinheiro vai ficar nos cofres do Estado porque muitos contribuintes vão queixar-se imenso do sistema mas não vão reclamar onde devem... Termino por onde comecei... a decisão é só de cada um. 

Por favor continuem a "inundar-nos" de reclamações, mesmo que não dê para responder a todos. Só assim percebemos a dimensão dos "bugs" das finanças e dos outros... :).




13 comentários :

  1. Declarações de dia 30/31/01/02/03/04 paradas no tempo.... não passam do estado validada!!! E outras submetidas a 13 que já receberam.... muito bom!!! AT não sabe explicar o motivo para estas não estarem liquidadas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou igual....ja mandei mensagem pro contas-poupança a explicar o nossa situação

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Preencheram encargos com imóveis? Parece-me que o problema das declaraçoes encalhadas reside ai mesmo. Devem ter parado essas declarações para corrigir o problema. Só gostava que alguma coisa fosse dita, porque a situação arrasta-se e não ha desenvolvimentos.

      Eliminar
  2. Tenho a mesma dúvida que a Claudia Oliveira. Contudo, tive que inserir duas facturas de educação que não constavam no efactura, manualmente. Passados uns dias recebi um Mail das finanças para fazer prova dessas despesas, que respondi de imediato, com o envio das facturas digitalização, conforme solicitado. Isso foi há 10 dias e ainda não tive qualquer feedback. É normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem tive que inserir uma fatura de saude manualmente porque o cae da empresa que me forneceu o medicamento não está correto, fiz reclamação graciosa e inserir manualmente conforme indicaçâo dada pelas finanças....agora não dao resposta a reclamação pois não querem assumir um erro.
      ate ao momento nao tenho divergencias nem me foi pedido nenhuma prova

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Volto a informar que existem centenas de contribuintes que pediram anulação da declaração para poderem fazer outra é as finanças não fazem as anulacoes para atrasar os reembolsos. Eu estou à espera desde dia 4/4

    ResponderEliminar
  4. Bom dia.
    Submeti a minha declaração dia 6 de abril e desde o dia 12 que foi dada como certa e desde ai´, nada alterou. Sei de pessoas do mesmo distrito que o meu que submeteram depois e já tem reembolso emitido.
    Qual é o critério da AT para tratar das declarações? Seria útil indagar junto da entidade como decorre todo este processo?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Não percebo porque é que as pessoas entregam declarações antes do prazo...
    (sim, eu sei que é para tentarem receber primeiro o reembolso)
    Primeiro correm o risco de não estar tudo a funcionar como devia, cáculos, etc, além que se entregam antes, também estão em incumprimento, certo?

    ResponderEliminar
  6. Olá Boa tarde.

    A minha declaração foi submetida no dia 6/04, dada como certa e validada no dia 12/04 e até agora não tem mais movimentos. Submeti a dos meus pais no dia 11 e já está liquidada. Liguei para o número de apoio da autoridade fiscal e não me esclarecem do que se passa. Haverá critérios para as liquidações? se existem quais? não tenho respostas.

    ResponderEliminar
  7. Uma vergonha! Há contribuintes de primeira e contribuintes de segunda! Submeti a minha declaração no dia 30/03, foi dada como certa no dia 1/04 e ainda não foi liquidada, ao contrário de muitas outras submetidas depois! Pergunto... Qual é o critério?!!!

    ResponderEliminar
  8. Dizem que quem recebe até 800 euros que irá pagar 38 euros
    Eu gostava de fazer uma pergunta, isto diz respeito também aos pensionistas ou não
    Obrigado

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.