Uma explicação para os atrasos nos reembolsos do IRS e a resposta das Finanças


Como já perceberam há milhares de contribuintes que estão a estranhar ainda não terem recebido o reembolso do IRS.  Em muitos casos parece que o processo nem avança.
Tenho andado a investigar e cheguei a uma resposta de alguém que trabalha na AT mas não quer ser identificado.

Aparentemente, não há problema com o sistema informático. O que se passa é que os contribuintes que não confiaram nos dados pré-preenchidos pela AT e  eventualmente fizeram alterações estão a ver as suas declarações passadas a pente fino e aguardam a confirmação do cruzamento de dados das outras entidades. Não há erros nem divergências. Apenas aguardam a confirmação de que inseriram valores corretos.

Perguntei ao Ministério das Finanças se há problemas e se o contribuinte precisa fazer alguma coisa. A resposta é esta:
R: "No âmbito do procedimento de liquidação das declarações do IRS, a AT efetua diversos procedimentos informáticos ajustados em função do tipo de factos declarados pelos sujeitos passivos na modelo 3, os quais podem conduzir a que se verifique em algumas situações, uma dilação temporal maior entre a data da entrega da declaração modelo 3 e a respectiva data de liquidação do que a que se verifica em outras situações. Trata-se de um procedimento normal, que já se verificava em anos anteriores, e que , por si só, não é indiciador da existência de qualquer “problema” com a declaração do IRS, pelo que não é necessária qualquer ação por parte dos contribuintes."
Era interessante saber se a maior parte dos "encalhados" de abril clicaram em "sim" para alterar ou visualisar os valores pré-preenchidos das finanças. Se sim, pode ser a solução para o "mistério"...

91 comentários :

  1. Bom dia,

    no meu caso não alterei nada e já me tinham dado essa explicação quando liguei para a linha das finanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      A declaração do meu irmão, entregue em 26.04.2016, não foi alterada e desde há mais de 1 semana tem a indicação "Liquidação em processamento".
      A minha foi entregue no dia 01.05.2016 e tem a indicação "Recepcionada - Aguarda valid."

      Eliminar
    2. eu confiei nos dados de despesas deles, não coloquei o nada nesse campo.... continuo na mesma situação desde 11 abril... validada e mais nada!....

      Eliminar
  2. Bom dia
    Eu consultei os dados em todas as declarações que entreguei e na minha casa foram 3.
    Todos já foram reembolsados e a que tinha de pagar já recebeu a nota de liquidação.
    Apenas a minha está encalhada

    ResponderEliminar
  3. isso é tanga... eu apenas usei os dados que vieram de la e desde o dia 12/04/2016 que está "declaração certa"

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    No meu caso não alterei nada. E estou a aguardar que a minha declaração passe para a fase seguinte pois desde 12/04 que se encontra como validade e mais nada.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Eu entreguei a declaração no início de abril, inseri manualmente os dados relativos às deduções e já recebi o reembolso há cerca de duas semanas.

    ResponderEliminar
  6. Isso é mais uma mentira da AT, eu usei apenas os valores que apareciam no e-fatura e como eu, existem muitos outros casos que pode verificar no grupo de encalhados do facebook. Assim como há outros casos de pessoas que meteram valores manuais e já receberam...

    ResponderEliminar
  7. Eu cliquei em "Sim" para visualizar os dados. Não fiz qualquer alteração. Desde o dia 04.Abr que tenho o estado "Declaração certa". Divergências = zero. Dívidas fiscais = 0.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou exactamente na mesma situação desde o dia 4

      Eliminar
    2. Eu tambem estou de igual forma a espera

      Eliminar
  8. Bom dia
    A informação que estão a dar não é correta, visto que nas declarações que submeti aceitei os valores pré-preenchidos e continuo desde o dia 07/04 a aguardar a liquidação do valor. Continua com a informação de "declaração certa"...

    ResponderEliminar
  9. Alterei a minha e a dos meus pais. Enviei ambas no dia 1 de Abril. Eles já foram reembolsados há 2 ou 3 semanas, a minha continua certa desde dia 04/04...

    ResponderEliminar
  10. Alterei a minha declaração pata valores inferiores dos que constavam no e-fatura. Mas também fiz declarações em que inseri os valores e já receberam há muito.

    ResponderEliminar
  11. Pois eu também não acredito isto é apenas mais uma desculpa, também não alterei nada e continuo na mesma.

    ResponderEliminar
  12. Nao alterei nada aos valores ja por eles sabidos. A unixa coisa que tive que colocar foram os rendimentos anuais, uma vez que nao apareceram no pre preenchimento. Sera essa a validaçao necessaria no meu caso?

    ResponderEliminar
  13. Também não me parece válida a resposta da AT, aceitei o que tinha sido previamente declarado à AT assinalando o campo "não" e estou encalhada desde o dia 7 de Abril. Fiz declarações de pessoas onde inseri valores no anexo H e as mesmas já foram reembolsadas. O que me está a parecer coincidente nos casos de encalhados que conheço é que quem está encalhado é quem declarou rendas da habitação. Declarações entregues no mesmo dia e quem não tinha rendas já foi reembolsado há muito e quem tem continua encalhado. Há mais alguém onde se verifique está situação? Estará a AT à espera que os senhorios declarem o seu IRS para confrontar dados? Parece-me pouco razoável se for isso mas é a única coincidência que encontro até agora entre os IRS de quem fiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, quem tem rendas é que está ENCALHADO...devem estar a passar, sim estas a pente fino...

      Eliminar
    2. Eu entreguei a minha declaração no dia 03 de abril, validada a 9 de abril e a partir dai zero. Também tenho rendas, mas tenho recibos electronicos e contrato registado nas finanças, tudo certo. Não entendo mesmo esta demora.

      Eliminar
    3. Entreguei a declaração dia 1 de Abril, a qual passou a validada dia 6 de Abril. Até ao dia de hoje o estado da declaração permanece inalterado e nada de reembolso. Também tenho rendas com recibo electrónico. Será disso??

      Eliminar
    4. A minha declaração também está encalhada e eu não declarei rendas e sei de pessoas que declararam rendas e já receberam o reembolso, tenho é despesas de propinas e de escolas que só entraram no e factura em fevereiro-março, e alterei os valores para valores mais baixos,

      Eliminar
    5. Há muitas teorias, algumas mencionadas acima. Mas como também podem deduzir das respostas acima, as situações são várias e diferentes. Muitas pessoas não têm rendas nem pensão de alimentos e estão à espera.

      Eliminar
  14. Também não me parece válida a resposta da AT, aceitei o que tinha sido previamente declarado à AT assinalando o campo "não" e estou encalhada desde o dia 7 de Abril. Fiz declarações de pessoas onde inseri valores no anexo H e as mesmas já foram reembolsadas. O que me está a parecer coincidente nos casos de encalhados que conheço é que quem está encalhado é quem declarou rendas da habitação. Declarações entregues no mesmo dia e quem não tinha rendas já foi reembolsado há muito e quem tem continua encalhado. Há mais alguém onde se verifique está situação? Estará a AT à espera que os senhorios declarem o seu IRS para confrontar dados? Parece-me pouco razoável se for isso mas é a única coincidência que encontro até agora entre os IRS de quem fiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tinha suspeitado disso. Eu e a minha mulher fizemos no mesmo dia (4 de abril) eu já recebi no inicio de maio. O dela, que é onde consta a renda, esta encalhado. Mas também ha pessoas encalhadas que não têm rendas, por isso já não sei.

      Eliminar
    2. Também já tinha suspeitado disso. Eu e a minha mulher fizemos no mesmo dia (4 de abril) eu já recebi no inicio de maio. O dela, que é onde consta a renda, esta encalhado. Mas também ha pessoas encalhadas que não têm rendas, por isso já não sei.

      Eliminar
    3. Penso que o problema também não são as rendas.
      Entreguei a declaração a 05/04/2016. Inseri os valores manualmente, inclusive as rendas e já recebi na semana passada.

      Eliminar
    4. Não alterei os dados comunicados pela AT, não tenho rendas... Declaração entregue em 02/04, certa apenas desde 21/04 e encalhada desde então!

      Eliminar
  15. entreguei dia 17/4 e desde o dia 11/5 que diz LIQUIDACAO EM PROCESSAMENTO e n passa disto.

    ResponderEliminar
  16. Eu não alterei nada e estou nessa situação.
    Aliás entreguei o IRS de outro familiar sim com alterações (devido a ter de inserir rendas não declaradas pelo senhorio) e esse familiar já recebeu à 15 dias! Submeti as 2 declarações no dia 4 de Abril.
    Essa não é a razão.
    A razão nem as Finanças sabem, porque segundo me informaram no telefone, não sabem o critério que foi programado no sistema, para tratamento das declarações.
    Era suposto ser por ordem de entrada, depois perceberam que não estava a ser processado dessa forma, pensaram que fosse por ordem alfabética, mas também não é..pelo que não sabem afinal qual o critério definido pelo sistema.

    O que era interessante era investigarem e corrigirem o que está a causar isto o quanto antes, porque parece que o problema não se vai resolver por si só!
    Esquecem-se que os contribuintes que entregam nos primeiros dias, fazem-no precisamente porque sabem que são os primeiros a receber. Ora se isso deixar de se verificar, vão passar a entregar à ultima da hora como o típico português, já que em nada interfere com a rapidez com que se recebe.
    Vão voltar a ter o portal congestionado nos últimos dias dos prazos. Genial!
    Tanta evolução, tanta maravilha, para depois ficarmos pior do que estávamos..

    ResponderEliminar
  17. Eu confiei nos dados pré-preenchidos pela AT e estou encalhado...
    São uns aldrabões!

    ResponderEliminar
  18. Olá, isso é mais uma desculpa da AT. Eu não alterei os valores que estavam prepreenchidos e entreguei 6 de abril e só agora dia 20 de maio, passou para liquidada. Acho que nem a própria AT sabe o que se passa, e estão-se borrifando para os contribuintes.

    ResponderEliminar
  19. Eu não alterei nada. Coloquei NAO.
    E estou e estou encalhada desde 01 abril. Pff!!!!

    ResponderEliminar
  20. Olá, isso é mais uma desculpa da AT. Eu naõ alterei os dados prepreenchidos e submeti dia 6 de abril e só passou a liquidada a 20 de maio. Acho que nem a AT sabe o que se passou, e estão-se borifando para os contribuintes.

    ResponderEliminar
  21. Não alterei nada, conheço pessoas que clicaram em sim, alteraram dados, entregaram depois de mim e já têm o reembolso..o que dizem é pura mentira!para darem justificações destas aos "encalhados" mais vale estarem calados!

    ResponderEliminar
  22. O meu foi entregue a 5 e está como validado desde 12/04 e até agora nada. E aceitei os valores das deduções fiscais pre preenchidos.

    ResponderEliminar
  23. Eu não alterei nada de nada, fiz a 30/03/2016 e estou com a declaração validada desde o dia 12 e até hoje morreu... é simplesmente peta de quem não sabe o que diz ou fala por falar para nos tentar acalmar os animos mas o que lhes importa é o nosso dinheirinho do lado deles!!!!

    ResponderEliminar
  24. Submeti a declaração no dia 01/04, a declaração foi dada como certa no dia 05/04. Até hoje aguardo a liquidação. Não fiz qualquer alteração face aos valores das deduções. Assim sendo essa resposta parece-me não servir de justificação para este enorme atraso...

    ResponderEliminar
  25. Isso é uma grande mentira. Eu aceitei os dados pré-preenchidos e não fiz qualquer alteração. Aliás para não haver "contratempos" nem sequer adicionei umas despesas de saúde que não constavam......

    ResponderEliminar
  26. Não fiz quaisquer alterações e, no entanto a declaração que submeti a 04/04 continua apenas como validada desde 09/04.

    ResponderEliminar
  27. Continuo a aguardar alterações desde o dia 6 de abril (enviada a 1) e assumi a informação da AT... mentira desses Senhores!

    ResponderEliminar
  28. Submeti a 30/03, validada a 01/04, escolhi o "NÂO" e está encalhada desde então.

    ResponderEliminar
  29. Alterei os valores da saúde. Submeti a 3, validade a 8 de abril e continua na mesma.
    Não me parece que seja essa a justificação.

    ResponderEliminar
  30. Eu não alterei valor, e até agora nada. Entreguei a declaração a 4 de Abril. Esta para liquidação desde o dia 14 de Abril

    ResponderEliminar
  31. Claro que visualizei, para ver se o senhorio tinha declarado as rendas, mas não alterei nada! desde 01/04 que aguardo que a declaração mexa

    ResponderEliminar
  32. Eu não tenho rendas. Entreguei a 2 de Abril e apenas está validada até hoje...

    ResponderEliminar
  33. Eu efetuei uma alteração numa despesas de saúde que não havia sido introduzida corretamente, no entanto, eu já tinha enviado uma reclamação graciosa antes de enviar o meu IRS e esta foi deferida pela chefe de Finanças da minha área de residência e continuo com a minha declaração apenas "certa". A resposta que a AT me deu em relação ao tempo de espera, foi de que o prazo de reembolso do IRS é até 31 de Agosto, por isso não havia porque me preocupar com qualquer espécie de "pseudo-atraso" no pagamento!

    ResponderEliminar
  34. Entreguei no dia 4 de abri, com os valores de despesas do efatura, tendo sido considerada certa no dia 9 de abril e a partir daí nada acontece.

    ResponderEliminar
  35. Eu no meu caso alterei valores que não estavam correctos em 02/05 foi recepcionada sem erros e agora diz AGUARDA VALIDAÇÃO.
    Como estou a ver pessoal que entregou em início de Abril e eu 1 mês depois deve vir lá para o Natal.

    ResponderEliminar
  36. No meu caso enviei dia 01 Abril e foi validada a 04 de Abril, e só hoje (hoje) é que já aparece, como liquidada, mas nos movimentos financeiros está tudo a zeros. Quando clico em cima da nota de liquidação diz que não existe nada a mostrar.
    Enfim deve estar por dias, penso eu de que......

    ResponderEliminar
  37. Por acaso os valores do reembolo, para quem está nesta situação, são superiores a 1000 Eur?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim, são superiores a 1000 euros

      Eliminar
    2. Sim... Esse já me parece ser um critério mais comum. Não é muito mais, mas mais...

      Eliminar
  38. Boa tarde,

    Existe a possibilidade de vocês averiguarem o que é que se está a passar com a dedução que fazemos para instituições de solidariedade, há contribuintes que se estão a queixar que é do dinheiro deles que está a ser deduzido?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde, eu submeti vários irs com a opção "sim" e "não" para alterar ou visualisar os valores pré-preenchidos das finanças e todos já receberam à excepção do meu (que por acaso optei pela opcao "não "). Assim, nao me parece que o problema seja esse...
    Quando liguei para as finanças para tentar perceber o que se passava, disseram-me que tinha de aguardar pois até 31 de julho nao posso reclamar...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  40. Não pode ser só isso pois eu não mexi em nada

    ResponderEliminar
  41. BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ...

    DEIXEM-ME RIR!...

    ResponderEliminar
  42. Que grande palhaçada! O nosso país, o nosso sistema ou o nosso presidente?

    ResponderEliminar
  43. Gostava a AT a ter e a demonstrar alguma consideração por quem está nesta situação

    ResponderEliminar
  44. Gostava a AT a ter e a demonstrar alguma consideração por quem está nesta situação

    ResponderEliminar
  45. Cheira-me a tanga, na minha declaração apenas os recibos de rendas estavam inseridos, tudo o resto nicles.

    ResponderEliminar
  46. Entreguei a minha declaração a 2 de abril e até hoje está somente como declaração certa e nem o anexo h submeti. A única mudança que houve, foi deixar de estar pendente. Portanto essa justificação não se encaixa.

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde. O meu problema é outro,entreguei a minha de declaração de IRS juntamente com o meu marido no dia 4 de Maio e até agora continua à espera de validação, Será que alguém sabe o que se passa?

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde. O meu problema é outro,entreguei a minha de declaração de IRS juntamente com o meu marido no dia 4 de Maio e até agora continua à espera de validação, Será que alguém sabe o que se passa?

    ResponderEliminar
  49. Há alturas na vida em que PIOR QUE NÃO SABER É JULGAR QUE SE SABE. Esta explicação é disso um estupendo exemplo. Mas há mais, muitos, muitos mais.

    ResponderEliminar
  50. Olá.
    Declaração entregue na segunda fase logo no dia 01/05 e ainda no estado "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.". Estamos a 24.05 o que a mim me parece é que em 24 dias não aconteceu absolutamente nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. idem idem. A minha, entregue no dia 02/05 ainda continua no estado "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID."

      Eliminar
  51. Quando há direito a reembolso e o reembolso ultrapassa em XX% o valor do reembolso do(s) ano(s) anterior(es) a declaração é retida para uma criteriosa análise, não vá pegar moda. Também há quem consiga esse aumento do valor do reembolso à custa de recibos referentes à prestação de serviços de saúde cujos actos nunca foram praticados.
    Mas, perguntarão, haverá quem tenha interesse em passar recibos de actos que não praticou?
    Há actividades que, sem serem consideradas criminosas, são, todavia, ilegais.
    Quem delas se usufrui não é considerado culpado nem comete qualquer ilegalidade.
    Porém, quem delas beneficia sem as praticar incorre em crime.
    A própria AT, na sua ganância de haver impostos, cria as condições necessárias para que se possam iniciar e praticar actividades ilegais de modo legal. Calculem que agora a Mimi até já passa recibos!

    ResponderEliminar
  52. Olhem que Não!!!! Estão todos errados!!!! Estão como muita pressa para gastar as massas tenham calma!!!!!!!

    ResponderEliminar
  53. Tudo tretas!! entreguei dia 6/4 e esta validado desde 12/4, ainda nao recebi o reembolso, e o meu irs e praticamente identico nos ultimos 3 anos.
    O criterio dos reembolsos este ano foi o valor, e é isso que as finanças nao querem admitir. todas as pessoas com reembolsos ate 2000 eur/ 2500 eur estao a receber dentro de 25 a 35 dias, todos os outros estao encalhados, este foi o criterio para os reembolsos!! acham que os outros sao ricos e podem esperar. Obviamente que dentro dos encalhados, ha casos de divergencias, de erros, o pessoal que entregou 31/3, 1/4...... mas ha uma coisa que é garantida, todos os reembolsos superiores a 2500 eur estao no fim da fila!!! vergonhoso!!!

    ResponderEliminar
  54. Fiz o meu IRS no dia 19 de abril e, passado 3 horas, fiz o dos meus pais. Em ambos nao alterei valores APENAS acrescentei uma informação pois tinha visto alertas na net: coloquei os dados das habitações que no meu caso é arrendamento e no caso do meu pai é empréstimo. O do meu pai já entrou em fase de liquidação; o meu encontra-se desde 20 de abril na situação de declaração certa. não sei o que se passa!!!

    ResponderEliminar
  55. Bom dia
    A informação que estão a dar não é correta, na declaração que submeti aceitei os valores pré-preenchidos e continuo desde o dia 05/04 a aguardar a liquidação do valor. Continua com a informação de "declaração certa" no portal das finanças.

    ResponderEliminar
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  57. esta sim, e a verdadeira razao para os atrasos!
    este metodo ja o vi na camara de Lisboa, sera coincidencia!?

    Afinal durante o mês de abril, data da primeira fase de entrega de IRS, o Governo só emitiu reembolsos no valor de 4,6 milhões de euros. Os dados são obtidos através da comparação do quadro dos reembolsos da execução orçamental de março e de abril.

    Em março tinham sido emitidos reembolsos (de declarações atrasadas) no valor de 38,6 milhões de euros e nos dados ontem revelados para o mês de abril esse montante subiu para os 43,2 milhões.

    Este reduzido montante de reembolsos (o total anual supera os 2,1 mil milhões) e uma subida de 513,7 milhões de euros na cobrança de impostos indiretos permitiram que a receita fiscal dos primeiros quatro meses de 2016 subisse 3,2% face a 2015.


    Já o comportamento do défice orçamental registou um agravamento de 56 milhões de euros, totalizando 1634 milhões até abril. Em comunicado, o Ministério das Finanças refere que este valor do défice nos quatro primeiros meses do ano "representa 29,7% do previsto para o ano" inteiro, sendo que em 2015 correspondia a cerca de 31%. O ministério de Mário Centeno afirma que as metas orçamentais serão atingidas.

    ResponderEliminar
  58. Não alterarmos nada...isso é desculpa de mau pagador

    ResponderEliminar
  59. Continua tudo na mesma, o que é estranho, já que o EXPRESSO noticia um montante (será alto ou só uma gota de água?) referente às devoluções de IRS.
    Por um lado continua "LIQUIDAÇÃO EM PROCESSAMENTO", por outro lado continua
    a observação "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID." desde o dia 1 de Maio. É obra!

    ResponderEliminar
  60. Entreguei a minha declaração de IRS no dia 02-05-2016 (2.ª fase) e foi validada no dia 16-05-2016. Desde aí não houve mais nenhuma evolução. Está no grupo das encalhadas. Não há divergências nem dívidas fiscais.

    ResponderEliminar
  61. Registei a minha declaração a 8/Abril, teve erros por falta de envio da retenção de uma das empresas temporária onde a minha esposa trabalha (foram 2 em 2015) o que gerou erro, corrigi a 19/Abril e foi considerada certa, mas até à data nada de reembolso, será normal?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  62. Boa desculpa
    Eu entreguei em início de Maio, ainda hoje está como Certa. Estamos a falar em praticamente dois meses.
    Sem alterações ou correcções, apenas e só com os dados pré-preenchidos.

    No tempo do PAF, quando também houve atrasos, não se falava de outra coisa em tv e jornais. Este ano não se passa nada. Nada como ter os amigos certos...

    ResponderEliminar
  63. Eu coloquei a declaração dia 03/05 e foi dada como certa dia 18/05. Até agora está na mesma, só utilizei os dados já preenchidos.

    ResponderEliminar
  64. Eu coloquei a declaração dia 03/05 e foi dada como certa dia 18/05. Até agora está na mesma, só utilizei os dados já preenchidos.

    ResponderEliminar
  65. 2ª fase- entregue dia 1, validada dia 16/05 e ontem ao fim do dia passou a Declaração com Reembolso.
    Curiosamente durante o dia existiram noticias informando que ao contrario que o governo anunciava, tinham existido menos reembolsos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UPDATE: Liquidação em processamento

      Eliminar
    2. Emitido reembolso. Conheço mais gente na mesma situação.
      Pode ser que tenha desencalhado

      Eliminar
    3. Entrou hoje dia 4 na conta.
      Conheço mais casos da 2ª fase que receberam hoje.

      Eliminar
  66. Bom dia,
    Coloquei dia 01-05, no dia 16 de Junho foi validada até dia 27-06 assim ficou, no dia 28-06 Liquidação em processamento. O primeiro semestre do ano está fechado e as contas do Estado apresentadas, precisavam do dinheiro dos reembolsos para apresentar as contas. Creio que agora vai ser rápido, pois em dois dias evoluiu mais que em dois meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, o meu processo passou dia 27/6 para "LIQUIDAÇÃO EM PROCESSAMENTO".
      Entregue dia 2/05 e validado a 16/05. Demorou, agora vamos ver se demora mais um tanto para a agilizar a liquidação, isto porque na consulta dos movimentos no portal, ainda não mexeu.
      Sinceramente creio que ainda vão demorar um tanto na fase de liquidação. Não percebo muito dos procedimentos internos da AT, mas se nesta fase é só dar ordem de liquidação/ transferência bancária, entre hoje e amanhã seria suposto estar a receber alguma coisa.

      Eliminar
  67. É verdade, também não efetuei qualquer alteração. Aceitei o que estava pré-preenchido.

    ResponderEliminar
  68. Entreguei a declaração a 2 de Maio e só foi validada a 6 de Junho. Agora morreu, porque nunca mais mexeu. Tanto querem fazer que encalham tudo.

    ResponderEliminar
  69. ESTÂO A RECEBER PARA PAGAR REEMBOLSOS... DAAAA
    NÃO TÊM DINHEIRO NEM PARA MANDAR CANTAR UM CEGO...

    ResponderEliminar
  70. 02-08-2016 CONTINUI ENCALHADO NO IRS, A VALIDAÇÃO ESTA CORRETA GUITO NEM VÊ-LO

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.