Dúvidas IRS 2015: Juros e rendas

Informação muito importante!

Se tem um empréstimo à habitação ou paga renda de casa, mesmo pré-preenchendo o IRS com os dados da AT, TEM INCLUIR O ANEXO H e preencher o campo 7 com o NIF do banco e os dados do seu imóvel. Tem essas informações na caderneta predial (que pode imprimir no Portal das Finanças) ou no IRS do ano passado se colocou essa dedução.

(TEXTO ATUALIZADO às 23h00 de 4/4/2016)

Se não pedir para alterar os valores pré-preenchidos, e clicar em validar diz que a declaração não tem erros apesar de não ter o anexo H e a identificação do imóvel. Mas como vários espectadores me alertaram (obrigado) quando fizer "Submeter" vai dar esse erro, portanto não há o risco de sair prejudicado, como era a minha suspeita no texto que escrevi inicialmente. Poupa é tempo se o fizer logo quando estiver a preencher o IRS. Ou seja, não precisa na mesma dizer que quer alterar os valores mas tem de preencher obrigatoriamente o quadro 7 do anexo H.

ATENÇÃO! Se não fizer isto pode ser prejudicado porque a dedução não vai ser aceite (embora a AT tenha essa declaração do banco) e vai receber menos de reembolso ou vai, pelo menos,  ter mais trabalho daqui a algumas semanas porque não vai ser validada pelos serviços centrais e vai ter de andar outra vez a corrigir esse "erro" que se deveu a falta de informação. Estou a partir deste pressuposto porque quando faço "validar" só com o pré-preenchimento, a AT aceita a minha declaração sem me alertar para qualquer tipo de ausência do anexo H e de que falta preencher o quadro 7 com a identificação do imóvel e do NIF do banco. Não experimentei submeter. Se alguém já submeteu (sem ter feito a opção de querer alterar os valores pré-preenchidos) e recebeu esse erro diga por favor, porque assim a minha "suspeita" fica sem sentido. 

Quem optou por querer alterar os valores, se tentar "validar" antes de "Submeter", já recebe a mensagem de erro que obriga a inserir o quadro 7.

Mais respostas a algumas dúvidas no "Contas-poupança" desta quarta-feira.

NÃO  SUBMETAM JÁ O IRS. Conselho da Ordem dos contabilistas certificados.
Explico porquê no próximo programa. Esperem mais uns dias...

109 comentários :

  1. Comi faço com a renda eu não tenho os dados da casa só tenho o número de contribuinte do senhorio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dados estão nos recibos electrónicos.. na sua página das finanças, vá ate consultar -rendas. Depois encontra lá os recibos de renda e esses dados.
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Veja nos recibos electronicos como disse a colega acima. No caso dos recibos serem passados em papel, vai ter de andar à procura. Em principio o tipo de imovel e o artigo estão no contrato de arrendamento. O codigo de freguesia procure na tabela que o site das finanças disponibiliza ou telefone para as finanças e pergunte.

      Eliminar
  2. Comi faço com a renda eu não tenho os dados da casa só tenho o número de contribuinte do senhorio

    ResponderEliminar
  3. Já submeti o meu IRS! Para quando então os resultados dessa investigação?
    Obrigado!!

    ResponderEliminar
  4. Eu tive de ver os dados para preencher a renda no contrato de arrendamento e grande stress pq estava sempre a dar erros! Mas consegui

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. Já submeti o IRS. Validei tudo e não deu erro, mas quando submeti disse que não podia avançar sem preencher o tal campo com os dados do imóvel e o NIF do banco. Espero que tenha ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E chegou a dizer que queria alterar os valores? Para mim essa informação é importante...

      Eliminar
    2. também me aconteceu o mesmo... depois de submeter recebi um alerta para preencher o quadro 7 do anexo H com os dados. voltei a submeter e já ficou ok.
      antes, no quadro 6C do anexo H, escolhi a opção "Não" pois os valores estavam todos correctos (depois de contabilizar todas as facturas e confrontá-las com os valores que o portal das finanças me devolvia e com o e-factura)


      já no preenchimento de outro irs, tive de escolher a opção "sim" no quadro 6C do anexo H pois houve algumas empresas de prestação de serviços de saúde que, além de não ter emitido factura/recibo aquando da realização de exames médicos (apenas a preencheram o "destacável" da guia de tratamentos emitido pelo SNS com o valor, carimbo, data e assinatura) não preencheram o, julgo que o modelo 46, a informar a AT dos valores cobrados, provocando assim discrepâncias de valores.
      corrigi os valores, validei, submeti e recebi um alerta de que havia alterado os valores. pedem para confirmar os mesmos e volta a submeter. ao fazê-lo, aparece novo alerta para pôr um visto em como declarava que tinha conhecimento da alteração dos valores apresentados pela AT...

      já sei que me espera uma possível fiscalização dos documentos... que venham e identifiquem as ditas empresas que não preencheram o julgo, dito modelo 46...

      Eliminar
    3. Escolhi a opção pré-preenchida e comparando com os meus dados manuais, estavam todos certos os valores. Depois de preencher os dados relativos ao empréstimo da casa que faltavam no quadro 7 do Anexo H e submeti, deu-me o erro que faltava colocar o País. No entanto nas opções de países Portugal nem consta da lista... gravei a declaração para submeter depois pois não sei como corrigir este erro.

      Eliminar
    4. verificou se o NIF do banco estava correcto (os 9 dígitos) e que o mesmo não aparecia a vermelho?
      se o NIF não estiver correcto, pode ser considerado como estrangeiro... daí pedir para identificar o país...

      Eliminar
  6. submeti o meu IRS e esse campo tem de se por sempre o artigo da casa , mesmo utilizando os dados do E-Fatura

    ResponderEliminar
  7. Sim, tive de carregar os dados que estavam em falta, nomeadamente o NIF do banco é os dados do imóvel, voltei a validar,estava tudo ok é depois submeti sem problemas. Espero ter ajudado :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha dúvida é que quando faço vakidar com pre-preenchimento sem o anoxo h nao me dá erro nenhum mas nao cheguei a submeter. Será que ao subme6da AT avisa para esse detalhe?

      Eliminar
    2. A minha dúvida é que quando faço vakidar com pre-preenchimento sem o anoxo h nao me dá erro nenhum mas nao cheguei a submeter. Será que ao subme6da AT avisa para esse detalhe?

      Eliminar
    3. é provável que sim...
      isto porque experimentei validar com e sem anexo H associado e até as simulações deram valor igual.
      tratando-se de algo, aparentemente, pendente cruzamento de dados referente ao imóvel, deverá devolver o mesmo alerta de preenchimento do quadro 7

      Eliminar
  8. Eu ja consegui preencher depois de erros e duvidas na parte das rendas no entanto n me apareceram os valores das outras despesas familiares apenas apareceu as rendas e despesas de saude...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, no anexo H,campo 7 onde diz nif do arrendatario e o nif do mutuante o que se coloca? Desde ja obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca o nif do senhorio no mutuante locador so. Info dada pela AT. Cumpts

      Eliminar
    2. Se é uma casa alugada, coloca o NIF do senhorio se comprou a casa, contraíndo um empréstimo, põe o NIF do Banco.

      Eliminar
  10. Aconteceu me o mesmo que a Si,Pedro,quando validei também não deu erro mas quando tentei submeter deu a informação que tinha de preencher os campos do imóvel e do banco. Carreguei os dados, validei novamente, e depois submeti e já deu. Era esta informação que necessitava?:-)

    ResponderEliminar
  11. a minha mãe e o tio dela também emitem os recibos manualmente e no início do ano tiveram de entregar o modelo 44 nas Finanças com indicação dos valores recebidos e com indicação do NIF do rendeiro...
    julgo ter ligação com o e-factura...

    ResponderEliminar
  12. Já submeti a minha declaração. Confirmei que NÃO pretendia alterar os valores da AT de seguida validei e ao submeter a declaração foi me pedido os dados do imóvel e o NIF do banco. De seguida a simulação na verdade apresentou um valor superior de reembolso e neste momento a declaração aguarda validação. Espero não ter que fazer tudo de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é normal o valor do reembolso ser mais elevado pois ao preencher o quadro 7, passa a ter cruzamento real de dados/valor com o e-factura...
      aconteceu o mesmo num preenchimento que enviei...

      as declarações, apesar de submetidas sem, aparentemente, erros ficam sempre provisoriamente aceites pela AT para nova verificação.
      mais tarde recebe notificação de aceite/necessidade de alguma correcção...

      Eliminar
  13. Boa noite, de que interessa o NIF do banco no caso do arrendamento? Apenas preenchi o meu NIF e do senhorio e foi tudo validado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não interessa... o quadro 7 não é exclusivo de juros de empréstimos mas sim de detalhes do imóvel... daí as 2 colunas de NIF...

      Eliminar
  14. Boa noite,
    Para empréstimo à habitação contraídos em 2015 o Anexo H, a coluna 7 também se aplica?
    Obg

    ResponderEliminar
  15. A renda de casa sempre esteve no meu nome, e mesmo depois de casar nunca alterei. Como não é a minha morada permanente nem fiscal, essas rendas não podem entrar no IRS. Como faço para que não sejam dedutíveis no IRS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quer retirar as rendas que foram contabilizadas pela AT, tente o seguinte: escolha SIM no quadro 6C do anexo H e apague a linha onde estas aparecem. Apague também a linha em branco (que "ao seleccionar SIM" provavelmente vai aparecer automaticamente para preencher) no quadro 7. Mas mude o titular do contrato de renda quando puder porque para o ano esta possibilidade de alterar manualmente deixará de existir :-)

      Eliminar
    2. Já fuialterar, para nao haver estes stress!!!! Obrigada pela ajuda ;)

      Eliminar
  16. Boa noite. Como é que eu sei que os valores apresentados nas Despesas para Deduções à coleta 2015, como por exemplo as DESPESAS GERAIS FAMILIARES, estão contabilizadas para receber quando utilizo o simulador na entrega da declaração? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma pergunta a colocar-se à AT...
      no caso das despesas de saúde, educação, imóveis, passam para o anexo H
      relativamente aos valores do iva de reparação automóvel, cabeleireiros, restauração e motociclos, se for à semelhança do ano de 2014 (vistos estarmos a declarar 2015), entram apenas depois de apurado o valor a receber/pagar (assim como uns cêntimos referentes a juros)

      Eliminar
  17. Boa noite.
    Depois de preencher o quadro 7 aparece o erro de que o código despesa/encargo indicado é necessário preencher o quadro 7 (natureza do encargo 05) ou o país.
    Alguém a quem tenha acontecido o mesmo pode dizer-me como resolver o erro SFF?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Legalmente, o senhorio tinha de entregar o modelo 44 nas finanças pelo que essas rendas devem aparecer na sua "pagina de deduções à colecta". Aí basta preencher o quadro 7 - anexo H com os dados do imovel. Se as rendas não aparecerem na pagina, o senhorio não entregou, então tem de as colocar manualmente no quadro 6C e depois preencher o quadro 7. Mas se por acaso isso aconteceu fale com o seu senhorio, pk para o ano já nao vai dar para colocar manualmente.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite.

    Desde Maio de 2015, vivo numa casa arrendada e a minha senhoria apenas emitiu um recibo electrónico referente ao mês de Maio, faltando os meses restantes. Posso preencher o quadro 6c do anexo H com o valor correcto das rendas pagas? Ou a senhoria ainda está a tempo de emitir os recibos?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve corrigir os valores que estao pre-preenchidos para os valores que considerar corretos e guardar os recibos originais em papel se tiver 4 anos.

      Eliminar
    2. Deve corrigir os valores que estao pre-preenchidos para os valores que considerar corretos e guardar os recibos originais em papel se tiver 4 anos.

      Eliminar
  20. onde posso ver os dados da casa, o senhorio entregou o modelo 44..... ja procurei no e-fatura e nao vejo nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ou seja a Freguesia, tipo, artigo e fracção

      Eliminar
    2. Olá. Vou responder a essa pergunta no Contas-poupança mais logo à noite :)

      Eliminar
  21. Ouvi que quem pediu crédito habitação depois de 2012 não pode deduzir no IRS, e verdade?

    ResponderEliminar
  22. Os meus pais teem casa alugada.
    Podem me ajudar sff. Dá sempre erro, no que toca ao titular, nif do arrendatário e nif do locador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca o nif do arrendatário. Locador é no caso dos bancos que não é o caso. Pelo menos foi o que percebi das explicações que me deram.

      Eliminar
  23. Boa tarde! Quando tento validar a minha declaração de irs aparece o seguinte erro no anexo H, quadro 7: "037k identificação matricial do prédio inexistente".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Vou responder a essa pergunta no Contas-poupança mais logo à noite :)

      Eliminar
  24. Bom dia.
    Estive a preencher a minha declaração e não consigo discernir na simulação do reembolso se as "Despesas gerais familiares" e as "Exigência de factura" estão já contempladas e se, no valor apresentado para o reembolso, este se reflecte.
    Pergunto se será uma rúbrica separada, como na declaração do ano passado ou, ao valor apresentado na simulação deveremos somar aquilo que fomos amealhando com as facturas das rúbricas supra mencionadas?
    Desde já obrigado.
    Hugo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Vou responder a essa pergunta no Contas-poupança mais logo à noite... :)

      Eliminar
  25. Boa tarde.
    Sou divorciada, tenho uma minha filha de 20 anos, estudante e a viver comigo. O pai dá pensão e contribui com 50% nas despesas de educação e saúde. A minha dúvida: como entregar o IRS nestes casos.

    Obrigada
    Teresa Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. É uma pergunta demasiado específica para os meus conhceimentos. Alguém pode ajudar? Pode sempre ligar para as finanças: 707 206 707

      Eliminar
    2. no quadro 6 do "rosto" da declaração, se clicar na opção de "ajuda", encontra quase toda a ajuda de que precisa em "QUADRO 6B - DEPENDENTES"

      referente à pensão, deve preencher o quadro 6A do anexo H identificando o NIF do dependente e respectivo valor recebido
      atenção que, segundo a ajuda referente a esse quadro: "...O valor das pensões a inscrever não poderá exceder o que resultar da respetiva sentença judicial ou acordo homologado, nos termos da lei civil, devendo o seu pagamento estar devidamente comprovado (art. 83.º-A do Código do IRS)..."

      referente às despesas de educação e saúde, estas despesas pertencem ao dependente, pelo qual surgirá no anexo H associado ao sujeito passivo a que está referenciado como está descrito na ajuda do "QUADRO 6B - DEPENDENTES" do "rosto" que teve de consultar anteriormente.

      consulte bem a ajuda de cada quadro referido e, com a informação que dispõe, adequar ao seu caso.

      tal como o Pedro Andersson refere, e após ler as referidas ajudas, pode ligar para 707 206 707 e expor o mais detalhadamente possível a situação

      Eliminar
  26. boa tarde. como resolver esta situaçao- carrego em validar e nao da erro nenhum, e carrego em submeter e depois aparece logo este erro

    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Dou a resposta mais logo no Contas-poupança :)

      Eliminar
    2. Por ventura terá colocado o codigo matricial errado, procure aqui o correto:
      http://www.ifap.min-agricultura.pt/portal/page/portal/ifap_publico_recursos/GC_RP_desenvrural/QCAIII/ddccff.pdf

      Eliminar
  27. nao foi dada a resposta, eu ano anterior foi declarado o valor da renda e nao houve erro.este ano da esse erro. mas ja fiz simulaçao com e sem a renda introduzida e valor a receber e igual. havera problema em nao colocar esse valor e validar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o valor é igual penso que nao. Mas eu perguntaria nas financas que erro é esse. Pensei erradamente que nao sabia que era preciso identificar o imovel no campo 7. Peço desculpa. O erro parece-me ser em relacao à existencia de informação sobre o imovel. Nao se terá enganado numa data qualquer?

      Eliminar
    2. Se o valor é igual penso que nao. Mas eu perguntaria nas financas que erro é esse. Pensei erradamente que nao sabia que era preciso identificar o imovel no campo 7. Peço desculpa. O erro parece-me ser em relacao à existencia de informação sobre o imovel. Nao se terá enganado numa data qualquer?

      Eliminar
  28. Boa noite

    Tenho uma questão referente ao quadro 7 .No NIF do arrendatário (inquilino) , não pode ser igual ao sujeito passivo (neste caso sou eu , a propria inquilina ), como ultrapassar esta situação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso se for por rendas deve só colocar o nif do senhorio e deixar em branco o campo do nif do arrendatário.o erro deve desaparecer.

      Eliminar
    2. o que tem de colocar é o NIF do senhorio... senão estaria a arredar a a casa a si própria, não é?

      Eliminar
    3. O NIF do arrendatario é o do senhorio nao é do inquilino

      Eliminar
  29. Boa Noite,
    Alguém que me possa esclarecer algumas duvidas:

    Anexo A os rendimentos não aparecem automaticamente porque? nos anos passados aparecia. assim não é possível confrontar valores com declaração que a empresa nos envia e valores declarados por esta.

    Anexo H- quadro 6
    Tenho de colocar opção sim para alterar valores. so aparecem os valores de rendas e saúde.Os restantes onde estão?
    indica que só sáo considerados as despesas daquele quadro.significa que as gerais familiares não são contabilizadas automaticamente?

    Onde conseguem ver na simulaçao o valor de todas as despesas?algumas pessoas dizem que os valores não são iguais.Como vêm isso?

    Sera na linha Deducoes especificas?se for o valor não é o mesmo com a soma de todas as deduçoes.pk?

    Agradecia alguma ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anexo A - iniciou o preenchimento com a opção de "Obtenção de uma declaração pré-preenchida"?

      Anexo H - se não tiver mais despesas tributáveis, não aparecem...
      as despesas gerais familiares apenas são contabilizadas aquando da emissão da nota de liquidação.

      a simulação apenas vê as contas feitas para o cálculo se tem a receber/pagar
      o que se tem dito de os valores não serem iguais é entre o que aparece na declaração e o que se encontra no e-factura.

      informação sobre as deduções específicas
      http://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/guia-fiscal/2015/irs/deducoes-especificas.html

      Eliminar
  30. João obrigado pela ajuda.

    Anexo A- sim optei por declaração pré-preenchida. Por isso estranhei mas já li aqui comentários iguais a acontecer o mesmo a outras pessoas.

    Anexo H - Tenho também despesas no campo Exigência de fatura (restaurantes e similares). Essas pressuponho que também só apareçam na nota de liquidação.

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, tenho uma dúvida. No caso de um empréstimo bancário estar em nome de duas pessoas, mas o imóvel apenas está no nome de uma. A outra pessoa não consegue validar os valores de juros, pois ao preencher o quadro 7 do anexo H, dá um erro por não ser encontrado nenhum imóvel no nome da pessoa. A única solução é retirar os valores dos juros?
    Não sei se me fiz entender.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. O cruzamento de dadoz nao deixa. O imivel tem de estar também no seu nome.

      Eliminar
    2. Pergunte nas finanças se há alguma alternativa... se paga é injusto.

      Eliminar
    3. Pergunte nas finanças se há alguma alternativa... se paga é injusto.

      Eliminar
    4. Sim. O cruzamento de dadoz nao deixa. O imivel tem de estar também no seu nome.

      Eliminar
  32. Verifico que no meu IRS os "encargos com imóveis" consta o valor das rendas pagas em 2015. Dado que o meu contrato de arrendamento é anterior a 1990 DL 321-B/90 e DL 6/2006, tenho duvidas se devo validar ou eliminar aquele valor.

    ResponderEliminar
  33. Olá boa tarde, eu estou com o mesmo problema que o seu, está sempre a dar erro relativamente à matriz predial. As finanças já verificaram o número é e o mesmo que está no contrato mas mesmo assim da erro. A minha contabilista e ele já não sabemos mais o que fazer .. Estou desesperada. Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  34. Bom dia. Venho esclarecer a seguinte dúvida no famoso quadro 6c. Ao dizer sim deparei-me com encargos com rendas que não possuo, tentei apagar e dá me erros no quadro 7 apenas lá coloquei os juros do banco. Resolvi dizer que não e submeti, mas continuo com dúvidas pois não tenho nem tive qualquer tipo de arrenda na minha habitação permanente. Será que fiz algo de errado ou será erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na situação, teria escolhido sim e apresentado apenas as linhas e valores referentes aos seus encargos e eliminado as restantes.
      se o erro persistisse, contactaria a AT a expor a situação e a solicitar resolução do mesmo.

      Eliminar
  35. Boa tarde Pedro, nunca vi esta dúvida esclarecida em nenhum local e embora uma situação menos comum espero que o esclarecimento possa ajudar mais pessoas.
    Durante 2015 paguei rendas a 2 diferentes senhorios (com alteração de morada fiscal). No Anexo H é possível colocar o TOTAL de rendas pagas e os 2 diferentes imóveis, no entanto não se especifica o valor por imóvel.
    A AT sabe quanto foi pago a cada um dos senhorios?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabe desde que:
      - tenham sido emitidos os recibos electrónicos
      - na ausência dos mesmos, o(s) senhorio(s) tenham apresentado o modelo 44 referente a rendas recebidas em 2015 (no qual é espelhado o NIF do rendeiro)

      Eliminar
  36. Boa noite,
    Ao submeter o meu irs deu esta mensagem de erro.

    Erros Anexo H
    Erros do Quadro 7

    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.
    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 2.

    Como pode ajudar

    ResponderEliminar
  37. Boa noite,
    Ao submeter o meu irs deu esta mensagem de erro.

    Erros Anexo H
    Erros do Quadro 7

    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    Verifiquei o contrato de arrendamento, verifiquei que o numero de artigo ,matriz é a que coloquei na declaração.
    O contrato foi celebrado em 2014 , será que alguma alteração existe atualmente e não me foi comunicado.

    Assim não consigo submeter a declaração.

    Ajudem por favor .

    Jacinto

    ResponderEliminar
  38. Olá boa tarde... Mesma situação por aqui...

    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha1

    Tudo correcto e verificado com o contrato de arrendamento. Contrato celebrado em 2012 e já sob o novo regime de arrendamento urbano. No ano anterior não acusou nada...

    Ajuda por favor. Obrigado.

    Sérgio Nobre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Em relação ao erro identificado nos posts anteriores, nomeadamente:
      037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha1.

      Resolvi o problema ao colocar no campo da freguesia o seguinte: código de distrito,código de concelho,código de freguesia, perfazendo os 6 números pedidos nesse campo.
      Assunto resolvido... espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Obrigado pela ajuda... mas o problema e o erro mantém-se... fui ver os novos 6 numeros para o campo freguesia na listagem disponivel pelo portal das finanças... mas o erro repete-se. Vou deslocar-me às finanças para saber o que fazer...

      Eliminar
  39. Boa tarde a todos,

    Relativo ao meu assunto e tambem vosso , dos posts logo a cima, devo dizer que resolvi o problema e a entrega foi com exito e sem erros.


    Erros Anexo H
    Erros do Quadro 7

    037K : Identificação matricial do prédio inexistente a 31/12/Ano de rendimentos da declaração, na linha 1.

    Resolvido , o PROBLEMA estava no numero da freguesia, ainda existem os numeros antigos , e no meu caso a minha freguesia foi unificada com outra e dai o numero é outro.

    Resolvido.

    Jacinto

    ResponderEliminar
  40. Boa noite, eu e o meu marido temos uma casa alugada,se obtarmos por fazer IRS separados como colocamos as rendas recebidas desse imóvel no anexo F?cada um faz um anexo F com metade do valor recebido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende de quem é o senhorio e emite o recibo electrónico...
      caso não seja emitido o referido recibo e tenha apresentado o modelo 44 no início do ano, declara quem o apresentou...
      se de casos em que a mulher é a senhoria e teve de apresentar o modelo 44 com metade do valor recebido e o marido com a outra metade do valor...

      cada caso é um caso e tem de se analisar o seu e fazer as devidas simulações para um melhor reembolso.

      Eliminar
  41. Boa Noite, Qual é o código da natureza de encargo que devo escolher para indicar o imóvel sobre o qual pago renda?

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde.
    Preciso da ajuda. Ao preencher o quadro 7 do anexo H para justificar os Juros com encargos de Imóveis e mesmo colocando a opção 01 que diz respeito aos encargos com imóveis para habitação própria e permanente, aparece um erro a pedir o NIF do arrendatário.Como ultrapasso isto?

    ResponderEliminar
  43. boa tarde. fui fazer irs de um colega ao qual tem a mae em casa com gastos normais. mas nao trabalha. preenchi irs normal colocando a mae em ascendente comunhão de habitação introduzindo la o NIF. depois preecnho anexo H e carregando no quadro 6 na opçao (SIM) aparecem os meus gastos mas nao os da mae, introduzi o valor mas onde deve apareçer o contribuinte nao apareçe o da senhora. como posso alterar esta situaçao? a senhora nao recebe ordenado nem pensao nem valor nenhum. so tem uns simples gastos de farmácia.obrigado

    ResponderEliminar
  44. Boa noite, gostaria de questionar se é possível deduzir os juros da morada da "habitação permanente" e as despesas com as rendas declaradas às finanças?
    Bem-haja desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mais um pormenor a esclarecer: o local da renda é diferente da morada da habitação permanente uma vez que trabalho e vivo onde pago renda e só vou à habitação permanente aos fins-de-semana.

      Bem-haja, mais uma vez.

      Eliminar
  45. Erro central:
    No quadro 6, aparece após selecionar opção 1(sim), linha 654 identificando rendas de habitação.. Ora o sujeito passivo em questao não paga renda nenhuma... Ao valida não da erro, mas ao submeter remete para o quadro 7. Ajuda?

    ResponderEliminar
  46. Obter o seu empréstimo Affordable urgente Eu sou o Sr.Nicholas um emprestador de empréstimo certificado,eu ofereço o empréstimo ao setor público e individual que estão na necessidade de assistência financeira em uma baixa taxa de interesse de 2% .Bad crédito aceitável,os Termos e Condições são muito simples e Considerate.You nunca vai se arrepender de qualquer coisa nesta transação de empréstimo, porque eu vou fazer você sorrir.Nossa empresa registrou uma série de avanços na prestação de serviços financeiros de primeira classe para os nossos clientes,especialmente na área de empréstimo sindicalização e provisão de capital para os indivíduos E as empresas.Nós trouxemos indústrias doente para trás à vida e nós para trás boas idéias do negócio fornecendo fundos para seu acima do começo.Temos uma rede de investidores que estão dispostos a fornecer fundos de qualquer montante para indivíduos e organizações para iniciar negócios e operations.i quero que você entenda o fato de que eu MR Nicholas está fora para ajudar os privilégios menos financeiros voltar à pista,fornecendo Todos os tipos de empréstimos a eles (EG) hipotecas,casa empréstimos empréstimos comerciais e empréstimos de crédito ruim empréstimos comerciais,start-up empréstimos de capital de giro,construção empréstimos, empréstimos de carro, hotel empréstimos e empréstimos estudantis, empréstimos pessoais,Você está esperando por que não pode tentar.MR Nicholas Empréstimo casa e ser livre de dívidas qualquer cliente interessado deve contactar-me asap. nicholasloanfunds@gmail.com

    ResponderEliminar
  47. E-mail: aramconationalfinance@gmail.com

    Aplicar para um emprestimo

    Você precisa de empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, auto-empréstimo, empréstimo agrícola ou financiamento do projeto? Temos boas notícias para você. Presidente e diretor executivo da empresa petrolífera da Arábia Saudita, criou uma instituição de crédito nacional para dar apoio a empresas públicas e empresas privadas do setor e também para indivíduos. Trata-se de apoiar a situação financeira em todo o mundo. Solicitar um empréstimo hoje. Garantimos-lhe a melhor oferta. Sua prioridade é a nossa felicidade. Oferecemos empréstimo para várias partes do mundo. Ásia, Austrália / Oceania, Europa, América do Norte, América do Sul e África, Antártida. Entre em contato com nosso agente para obter detalhes sobre como adquirir um empréstimo. Entre em contato com o endereço de e-mail abaixo.
     
    E-mail: aramconationalfinance@gmail.com
    C.E.O. Amin H Nasser
    Agente Bamba Fatou

    ResponderEliminar
  48. Olá cada um estou aqui para compartilhar com vocês um segredo que mudará sua vida para sempre, Meu nome é deputada Theresa Sandra por mais de 4 anos eu fui à procura de um empréstimo on-line, mas não havia nenhum corpo para ajudar até que eu finalmente conhecer o Sr. Mago Madoz um credor privado, ele me ajudar, me emprestar um empréstimo imediato de US $ 50.000,00 em menos de 24 horas, agora estou tão feliz que eu quero dizer a cada um como tipo Sr. Mago Madoz é. para aqueles de vocês que estão procurando por um empréstimo instantâneas on-line e-mail rapidamente Sr. Mago Madoz na Via: (ramzanhelp31@gmail.com) Desejo-lhe boa sorte.

    ResponderEliminar
  49. Olá meu nome é Larry Scott Gregory e eu sou um credor de empréstimo privado.

    Você está precisando de um empréstimo? Você quer ser financeiramente estável? Ou você quer expandir seu negócio? Oferecemos empréstimo de empresa, empréstimo de auto, empréstimo de negócio e empréstimo pessoal a uma taxa de juros muito reduzida de 3% com duração confortável que é negociável. Esta oferta está aberta a tudo o que será capaz de pagar de volta no devido tempo.

    Contacte-nos através do nosso e-mail: larryfinance@yahoo.com

    Aguardo sua rápida resposta.
    Larry Scott Gregory

    ResponderEliminar
  50. Olá
    Coloquei à disposição de qualquer específico sério, honesto capaz de reembolsar os empréstimos que variam de 5000 a € 50.000.000 em uma taxa excepcional de 2% ao ano para um termo que variam de 1 a 30 anos.
    Para obter mais informações:
    Contato e-mail: facileemprunt@gmail.com

    ResponderEliminar
  51. Olá a todos meu nome é Luana Rodrigues, estou aqui para testemunhar como eu fui scammed por vários credor de empréstimo a partir deste site.I estava na necessidade de um empréstimo e eu aplicado de vários credores de empréstimo a partir deste site muito. Eles me pediram para pagar alguma quantia de dinheiro em base diferente, mas eu nunca recebo meu empréstimo. Isto foi como eu perdi a soma de 5000USD. Eu estava agora em dívida porque eu pedi emprestado o dinheiro de um amigo. Um dia um amigo meu me apresenta a Detlev jonas Loan. Ele me contou como ele o ajudou com empréstimo em vários casos sem qualquer demora. Eu estava com medo e nunca acredito nela. Ela me pede para confiar nela, foi assim que eu lhe apresentei através de seu e-mail {hmloans2@gmail.com}. Ela me disse que ela vai me oferecer o empréstimo que eu só precisa cumpri-los. Eu fiz como ela me disse e sem qualquer atraso, recebi o meu empréstimo como ela promessa anterior. Estou aqui para lhe dizer que a maioria dos credores de empréstimo neste site são scammers. Se você realmente precisa de um empréstimo genuíno, por favor, conheça Detlev Jonas empréstimo através de seu e-mail hmloans2@gmail.com. Ele é um emprestador de empréstimo confiável registrado.

    Nome da testemunha: Luana Rodrigues
    E-mail do credor: hmloans2@gmail.com
    Nome do credor: Falicity Shaw

    ResponderEliminar
  52. Do you need an urgent financial credit ***? * Very fast and direct transfer to your bank account * Repayment starts eight months after you get the money bank account * Low interest rate of 1% * Long-term repayment (1-30 years) Height * Flexible ***then monthly payment *. How long will it be financed? After submitting the application *** You can expect a preliminary answer less than 24 hours funding in 72-96 hours after receiving the information they need yours.
    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Name :
    Country :
    Phone number :
    Amount Needed as Loan :
    Purpose of Loan :
    Have you applied for loan online before (yes or no)
    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Mrs. sanders Michelle

    ResponderEliminar
  53. Olá a todos,

    Quais são suas necessidades financeiras?
    Damos empréstimos de um mínimo de US $ 1.000,00 a um máximo de US $ 10.000.000,00 com duração confortável que varia de 1 a 30 anos a uma taxa de juros muito reduzida de 3%.

    Você precisa de um empréstimo comercial?
    Você precisa de um empréstimo pessoal?
    Você quer comprar um carro?
    Você quer refinanciar?
    Você precisa de um empréstimo de hipoteca?

    Você precisa de um enorme capital para começar sua proposta comercial ou expansão? Você perdeu a esperança e você acha que não há saída, e seus fardos financeiros ainda persistem?
    Não hesite em contactar-nos para uma possível cooperação comercial.

    Entre em contato através do e-mail: hmloans2@gmail.com

    ResponderEliminar
  54. Good Day Dear Loan Seeker,

    Do you need an urgent financial credit *? * Very fast and direct transfer to your bank account * Repayment starts eight months after you get the money bank account * Low interest rate of 1% * Long-term repayment (1-30 years) Height * Flexible **then monthly payment *. How long will it be financed? After submitting the application ** You can expect a preliminary answer less than 24 hours funding in 72-96 hours after receiving the information they need yours.

    Contact Email : bdsfn.com@gmail.com
    Contact Email : anatiliatextileltd@gmail.com
    Mrs. Pranchment Dura

    If you are interested contact us via: bdsfn.com@gmail.com and fill out the below loan application form.

    Loan application form:
    Full Name:....................
    Country:.....................
    State:..............
    City:..............
    Sex:.........................
    Phone Number:...........
    Loan Amount :...........
    Monthly income:..........
    Occupation:................... ....
    Loan Period:....................... ................
    Purpose of Loan:......................... ...........
    E-mail address:...................... ................
    Have You Applied Before?....................

    We awaits your urgent application form to be filled ok. Email Us: (bdsfn.com@gmail.com)

    Contact Email : bdsfn.com@gmail.com
    Contact Email : anatiliatextileltd@gmail.com
    Mrs. Pranchment Dura

    ResponderEliminar
  55. Attention! Attention!! Attention!!!,

    What is your situation? *Need 100% financing *Can't verify income *Can't verify employment *Recently self employed *Bankruptcy Collections *Credit issues *Accumulated Bills Settlement * Personal Investment Project or Company Investment Projects e.t.c. Apply for a quick and convenient loan to pay off bills and debts, start a new business or refinance your projects and expand your business in this year 2017 at the cheapest interest rate of %. For more details email
    us today via email:(bdsfn.com@gmail.com)

    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Best Regards.
    Mrs.Emilia Fedorcakova

    Attention! Attention!! Attention!!!,

    What is your situation? *Need 100% financing *Can't verify income *Can't verify employment *Recently self employed *Bankruptcy Collections *Credit issues *Accumulated Bills Settlement * Personal Investment Project or Company Investment Projects e.t.c. Apply for a quick and convenient loan to pay off bills and debts, start a new business or refinance your projects and expand your business in this year 2017 at the cheapest interest rate of %. For more details email
    us today via email:(bdsfn.com@gmail.com)

    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Best Regards.
    Mrs.Emilia Fedorcakova

    ResponderEliminar
  56. Bom dia, evrryone ...
    Estou aqui para testemunhar sobre a empresa que me ajudou com um empréstimo
    Os empresários de flora são uma organização legal criada para ajudar Pessoas que precisam de ajuda, como ajuda financeira. ela é uma empresa financeira com sede nos EUA.
    Então, se você estiver em dificuldade financeira em dinheiro, e você precisa de dinheiro para começar seu negócio, ou você precisa de uma hipoteca para pagar dívidas ou pagar suas contas, oi solicitante (Floralenders001@gmail.com)
    começar um bom negócio ou ter emprestado dificuldades sobre os bancos locais, entre em contato com Flora hoje por email: (Floralenders001@gmail.com)

    ResponderEliminar
  57. Olá, eu estou muito feliz em compartilhar minha felicidade neste site
    Recebi um cartão mestre apenas ontem e me paga 2500 euros (dois mil e quinhentos euros) em um ponto.
    Eu tentei hoje novamente e os 2500 euros foram pagos. Este cartão mestre me dará 2500 euros por dia por 6 meses.
    Se você precisar de dinheiro urgente, você também pode obter esse cartão mestre,
    Entre em contato com divinecardhacker@gmail.com
    ou envie a mensagem whatsapp para +14243655441
    Aposto que este cartão é melhor do que os empréstimos, basta inscrever-se agora e você receberá seu cartão

    ResponderEliminar
  58. Olá a todos Você quer ter crédito para quebrar o impasse que estão causando os bancos, rejeitando seus créditos de arquivos de aplicativos. Você deseja receber um crédito pela implementação de seus projetos; tire suas atividades; Construção de suas casas; Casa ou Apartamento; Etc. Crédito de compra da casa - SHOKELOANSHARK está ao seu serviço pode fornecer: 100 EURO..1000 .. 10000 ... EURO 7,500,000 EURO para todas as pessoas que estão em necessidades financeiras ou especiais que desejam ter um empréstimo no período mais curto. Quanto à taxa de juros é entre 1,4% a 3%, dependendo do montante devido. Para mais informações entre em contato: Email [SHOKELOANSHARK@HOTMAIL.COM] ou whatsapp em + 2 3 4 8 1 8 2 2 6 0 9 8 2
      a

    ResponderEliminar

  59. Olá,
    Este é informar o público em geral que o Mrs Susan Wanda, um emprestador empréstimo privado, abriu uma oportunidade financeira para todos que necessitam de assistência financeira. Damos empréstimos a taxa de juro de 4% dos indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (susan.credit@hotmail.com)
    Responder

    ResponderEliminar

  60. Olá,
    Este é informar o público em geral que o Mrs Susan Wanda, um emprestador empréstimo privado, abriu uma oportunidade financeira para todos que necessitam de assistência financeira. Damos empréstimos a taxa de juro de 4% dos indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (susan.credit@hotmail.com)
    Responder

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.