Onde posso ver os movimentos financeiros do IRS?


Alguns espectadores (pouquíssimos), embora tenham o IRS parado  já têm valores nos movimentos financeiros no Portal das Finanças. Sim, sei que a maior parte ainda os tem a zero :(. Parece que está tudo a andar a velocidades diferentes mesmo dentro de cada processo.

Os que já sabem consultar os movimentos financeiros podem saltar este post. Há várias maneiras de consultar os seus movimentos financeiros. Esta é a mais simples para mim. Se tiverem outra forma melhor ou mais rápida partilhem.

No Portal das Finanças (não é no e-fatura) na barra de pesquisa em cima escrevem "situação fiscal integrada" e carregam em ENTER. Na página de alguns contribuintes aparece logo na coluna do lado, noutros não. Não sei porquê.


Depois, escolhem "IRS".


Aparece a listagem dos vossos IRS dos anos anteriores e do mais recente com a respectiva situação.



Clicando no que vos interessa, se já estiver disponível, diz-vos logo o valor que vos vai cair na conta.
Neste exemplo é o do ano passado porque o meu de 2015 ainda está a zeros como acontece a muitos de vocês.


Espero que ajude, para quem ainda não sabe chegar a estes valores.

Quanto aos encalhados de abril as mexidas continuam a ser a conta-gotas. Quase que me apetece dizer que estão a fazê-los à mão, um a um. Desesperante. Continuo sem respostas oficiais. Só a "chapa 5" do até 31 de Julho está tudo bem. Assim que tiver novidades digo.





11 comentários :

  1. Submeti a minha declaração e 9 de maio. Actualmente continua com a indicação "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID."

    ResponderEliminar
  2. Caro
    Pedro Andersson
    O seu trabalho de divulgação da causa «IRS» e afins, é louvável, da minha parte, só tenho a agradecer a sua disponibilidade
    Com os desejos de um bom resto de semana,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reforço esta mensagem. Inacreditável a falta de transparência das finanças relativamente a este processo. Muito obrigada pelas suas dicas! Eu pela minha parte, continuo no grupo dos encalhados de 1 de abril, à espera que o reembolso apareça!

      Eliminar
    2. Obrigado :). Estou a fazer isto como jornalista e cidadão. Mas espero que isto acabe rápido a bem de todos. Aprendi mais sobre IRS este mês que em toda a minha vida e não fico propriamente contente com isso.
      Dispensava ter de saber tanto sem ser contabilista.

      Eliminar
    3. Obrigado :). Estou a fazer isto como jornalista e cidadão. Mas espero que isto acabe rápido a bem de todos. Aprendi mais sobre IRS este mês que em toda a minha vida e não fico propriamente contente com isso.
      Dispensava ter de saber tanto sem ser contabilista.

      Eliminar
  3. Olá, creio que existe uma forma de ver o valor provisório do reembolso apesar de continuar tudo a zeros.

    Movimentos Financeiros » 2015 : IRS » no meu caso a tabela aparece sem valores. No entanto, se clicar em detalhes, é-me exibido um valor provisório de reembolso.

    ResponderEliminar
  4. No meu caso não aparece nada, nem por aí....

    ResponderEliminar
  5. Não será muito normal um irs de primeira fase, ainda aparecer como declaração certa pois não?! Apesar de ser reembolso/pagamento 0,00€.... preciso da nota de liquidação :( o que fazer?

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.