Vários espectadores "encalhados" desde 1 de abril estão a informar-me que as suas declarações à espera de validação há cerca de 50 dias estão a desencalhar. Vejam se as vossas já estão a andar também. Finalmente!
Não tenho nenhuma informação oficial. São só relatos de espectadores.
Se as vossas continuam paradas, pelo menos ficam com a boa notícia de que devem estar quase validadas e entraram na fila para liquidação e reembolso. Vamos ser optimistas.
A minha foi entregue a 03/05, considerada certa a 09/05 e desde então não sofreu qualquer alteração.
ResponderEliminarEstou exactamente na mesma situação....
Eliminarvalidadas já elas estavam á muito a liquidação é que demora a se fazer, sendo que é nas liquidações que eventualmente aparecem divergências coisa que se houver demorará ainda mais tempo do que o previsto.
ResponderEliminarPartilho da mesma informação, validadas já estavam há semanas...
EliminarRegistei a 2 de Abril, foi considerada certa a 8 de Abril e até hoje está só validada. A ver se agora é desta.
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarExatamente, validadas já estão há mais de 1 mês. A minha está desde o dia 12 de abril. Não passam é a liquidadas.
A do meu marido está apenas validada desde 31/3,a partir dai não mexeu mais.
ResponderEliminarvalidadas estao, 1 de abril submetida, 5 de abril validada e nao passou dai!!! ja la vao 48 dias como certa e validada, espero que agora para se desculparem venham com as famosas divergencias, porque tiveram tempo e mais que tempo para isso, fora as vezes que contactei a AT e estava tudo certo!!!
ResponderEliminarO mesmo problema... Entregue a 5/4, "Declaração certa" a 11/4. Já dois emails enviados para as finanças sempre com a mesma resposta: "Tem de aguardar"...
ResponderEliminarIsto devia de chegar à comunicação social,é uma vergonha esta diferença de tratamento entre contribuintes. Eu por exemplo, entreguei a 1 de Abril e nem mexe!
ResponderEliminarObrigado!
Já fiz reportagem com o assunto e a resposta que obtive foi a mesma que estão a dar aos contribuintes. Até 31 Jeulho não se pode considerar atraso... :(
EliminarE o principio da igualdade? n.1 do artigo 13º da CRP ??? "Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei." está dentro dos prazos legais até aí está tudo correto agora reembolsarem IRS de contribuintes que colocaram muito depois sinceramente, não vejo igualdade nenhuma. Quando se trata de impostos a pagar já é outra coisa .... venha o IUC .... e outros!
Eliminaré mentira as de 30/01/02/03/04/05 estão encalhadas ( algumas ) e nunca mais mexeram desde ai a aAT nem sequer respeita a equidade existem pessoas da 2 ª fase já com declaração em tratamento outras com as contas feitas e as nossas apenas aparecem como declaração certa e desde ai nada mexem!!!!
ResponderEliminarA minha ontem continuava encalhada, entregue a 4 de Abril e Validada a 9Abril. Hoje o portal das finanças está em baixo!
ResponderEliminarLamento, mas penso que essa informação não procede. Entreguei a minha declaração a 1 de abril, foi validada a 4 de abril. Depois mais nada aconteceu, nem liquidação nem reembolso! Toda a gente que conheço que apresentou depois de mim, já recebeu o reembolso.
ResponderEliminarAproveito para dar os parabéns ao Pedro Andersson pelo trabalho desenvolvido!
Acho que as de submetidas em maio começaram a andar, isso sim... passaram para validadas.
EliminarEntregue a 01/05, ainda está "encalhada", apenas dada como certa. Contactei a AT e fui informada que estava parada, mas dentro do prazo para reembolso.... fiquei a saber o mesmo!!
ResponderEliminarA minha está encalhada como validada desde dia 01 abril. Não ata nem desata....
ResponderEliminarIsto é tudo para atrasar os reembolsos
EliminarIsto é tudo para atrasar os reembolsos
Eliminargostava de saber se o artigo 55 da lei tributaria e para ser cumprido ou existem contribuintes de primeira e de segunda, pois la consta isto e passo a citar:
ResponderEliminar"A administração tributária exerce as suas atribuições na prossecução do interesse público, de acordo com os princípios da legalidade, da igualdade, da proporcionalidade, da justiça, da imparcialidade e da celeridade, no respeito pelas garantias dos contribuintes e demais obrigados tributários. "
Boa tarde, permita-me discordar nesta altura já existem contribuintes de 1ª, de 2ª e os encalhados (ou de 3ª), sendo que os de primeira receberam nos 25/30 dias os de 3ª nos 35/40 dias e nós que não sabemos se vamos receber até final de agosto somos os encalhados ...
Eliminarconcordo, nos os encalhados ja somos sim os contribuintes de terceira e falta mais, falta saber o valor de reembolso, pois acredito que as surpresas irao vir... infelizmente
EliminarEntreguei a minha declaração dentro do prazo (Abril) mas como tenho um seguro de saúde na empresa,a dita seguradora só agora em maio é que declarou na AT as referidas despesas ! Foi-me comunicado que tenho que fazer alteração da declaração e por isso tenho que pagar uma coima de 25€ ! Que fazer... ?
ResponderEliminarComo?! E já reclamou disso?
EliminarVai pagar multa por causa de atrasos dos outros? Qual é a justificação?
Eliminara justificacao sera igual a que temos tido sempre...
Eliminarnada de concretoe com muita mas mesmo muita redondancia e a resposta sera esta:
olhe nao sei o que lhe dizer, mas aconselho a pagar e reclamar depois!!!
nao andara muito longe disto!
A Justificação que me deram por email : " ...a companhia entretanto enviou um modelo 37 de substituição da informação retificando o erro inicial,no entanto,essa correção não foi refletida no contribuinte,assim o contribuinte deve retificar a informação uma vez que a responsabilidade dos valores declarados é do contribuinte ..." ! Email entretanto enviado em 04-05-2016 ! Quando eu obrigatoriamente tinha que fazer a minha declaração até ao final do mês de Abril. Em que ficámos ? !
Eliminartendo em conta o que se esta a passar, onde estao esses principios?
ResponderEliminaronde esta a igualdade?
onde mora a famosa celeridade?
a justica de que tanto falam sera apenas para os contribuintes?
a imparcialidade podera sim existir mas onde esta?
entao se formos ler o artigo 59!!!
so deixo aqui alguns pontos:
colaboracao reciproca entre AT e contribuintes;
informacao publica;
O esclarecimento regular e atempado das fundadas duvidas;
e muito mais!!!
nem sei o que pensar deste atual governo!!!
Vergonhoso ....
Eliminarconcordo Terese Freire... este governo nao foi eleito pelos eleitores! por mim nao foi isso garanto!
EliminarEu estou encalhado desde dia 1 de Abril porque não fazem a anulação da declaração IRS individual do meu filho e ele consta na minha declaração.
ResponderEliminarEles fazem isto para atrasar o reembolso e agora vêm com o Simplex+ para anular o papel, quando só eu já tenho três pedidos de anulação em papel.
Tudo treta, não há dinheiro para pagar!
ResponderEliminarO super-comutador corrupto andou a reembolsar os valores mais baixos e a remover deduções para ver se pegava.
Super-computador corrupto à imagem de todos os partidos, se o povo ligasse a politica como liga ao futebol isto dava uma volta do camandro!
Agora vêm aí o europeu e isso é que é importante!
Estou na mesma declaração certa desde 04/04...à 50 dias
ResponderEliminarFiz a entrega do IRS a 20 de Abril com validação certa e simulação efectuada, correspondendo a mesma a um reembolso de cerca de 2,700 euros. Esta semana, após verificar a situação, a mesma mencionava "Declaração com Reembolso". Ao fazer a consulta verifico que há uma diferença no reembolso de cerca de 900 euros (a menos). Dirigi-me à Repartição de Finanças da Fontes Pereira de Melo e o funcionário muito gentilmente deu-me conhecimento de uma diferença nos dados entre a simulação que eu levava, feita a 20abril e o comprovativo que existia nas finanças, tendo por base o "excesso em relação ao limite ao coeficiente familiar, no valor de 938,85€). Recomendou que me dirigisse à Av. João XXI, aos serviços centrais das finanças e solicitasse esclarecimento e/ou rectificação, visto, segundo ele, poder ter havido um erro informático. Muito agradecia a vossa intervenção porque eu não consigo perceber estas situações nem a razão pela qual tenho de ser eu a deslocar-me a um serviço interno das finanças para esclarecer um assunto que à partida deveria ser claro, rigoroso e transparente, como se pretende e deseja.
ResponderEliminarMuito obrigada e os meus cumprimentos.
MCR
Cara Teresa, eu ainda não fui reembolsada de nada, era apenas o que dizia no site das finanças e que eu fui consultar. Como bem sabe entre as alterações de situação e a efectivação do reembolso decorre sempre um espaço de tempo. A minha queixa prende-se com a imensa diferença de valor entre a simulação feita no site da Autoridade Tributária aquando da entrega do IRS e o valor efectivo do reembolso. Isso sim é vergonhoso.
ResponderEliminarOlhe para a nota liquidatória e verifique as possíveis diferenças existentes, aí vai verificar realmente o que foi considerado ou não para abater ao imposto pago. Se por acaso pagou rendas terá de verificar se anexou o anexo H na declaração para poder ter direito às deduções (sinceramente os contribuintes têm que saber tudo quando era suposto ser tudo automático). Não deixa de ser vergonhoso porque os valores simulados não deveriam diferir muito do valor do reembolso. Isto este ano está assim .... muito aquém da expectativa.
EliminarRealmente o simulador não estava a trabalhar bem nos primeiros dias mas o contribuinte não é culpado e 900 euros é uma diferença abismal. Eu solicitava esclarecimentos na posse da nota liquidatoria e da simulação porque realmente poderá haver erros e como ainda não se paga para pedir esclarecimentos (ainda) não perde nada.
EliminarAlgum dos agregados cujas declaracoes n se encontram liquidadas entregaram declaracoes com divisao de despesas de dependentes por dois agregados/ declaracao?? Essas estao todas por liquidar.
ResponderEliminarNão ... existem agregados desses que já as têm liquidadas e na conta. E há casos de encalhados que nem filhos têm ...
EliminarPartilho a minha situação:
ResponderEliminarSubmetida a 14/04/2016
Validada a 16/04/2016
E desde aí não há mais alterações!
Tenho colegas que fizeram a 20/04 e já têm o dinheiro na consta!
Não consigo entender quais os critérios aplicados!
Enfim.........
Pior estou eu! Entregue a 30/03, validada a 1/04 e até agora nada!
Eliminarverifiquem, a mim esta tarde desapareceu o simbolo de pendente no SFI,
ResponderEliminarser algum sinal? ja nao acredito em nada!
Desapareceu para quase todos esse sinal .... já não acredito muito nesses sinais, já houve alguns sinais e fiquei igual
EliminarNo meu caso submeti a minha declaração a 07/05 e ainda aguarda validação. É normal?!
ResponderEliminarNo meu caso submeti a minha declaração a 07/05 e ainda aguarda validação. É normal?!
ResponderEliminarbastara observar e ler alguns dos posts aqui colocados e vera!
Eliminarcasos de 1 de abril!
Entreguei a 4/5 e ainda aguarda validação :(
ResponderEliminarNo meu caso: entregue a 6/04, validada a12/04 e parou Ali. Unica titular nem dependentes nem ascedentes, funcionaria publica, arrendataria de um apartamento q pertente ao cofre de previdencia do ministerio das financas. Aceitei as despesas do e.fatura. qual Sera a duvida da AT? Para ainda estar por liquidar.
ResponderEliminarInfelizmente andaram a gastar demasiado dinheiro a bloquear os funcionários da AT, para não poderem consultar os rendimentos do Sr. Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio. Depois faltaram as verbas para pagar as horas a quem devia afinar a "máquina"
ResponderEliminarBoa tarde,
ResponderEliminarSubmeti a minha a 01/04, deu declaração certa a 04/04, a nunca mais se mexeu...o meu marido pediu esclarecimento no é balcao e nem respondem...Onde está a igualdade? Pessoas já da 2ª fase com reembolsos emitidos e nós nesta situação?! Isto devia ser de conhecimento público. Será que vou receber?
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarBoa noite, Sra. Teresa. Pelo que sei, nenhum,repito, nenhum contribuinte da 2a fase já se encontra na fase de reembolso.
EliminarBoa tarde,Sra. Teresa Teixeira. Pelo que sei, nenhum,repito, nenhum contribuinte da 2a fase já tem reembolso emitido.
EliminarSUBMETI 01 ABRIL. "CERTA" DESDE 06. INDIQUEI NIB.
ResponderEliminarRESPOSTA ATENDIMENTO E-BALCÃO:
… Nos termos da al. a) do artigo 77º do CIRS, a liquidação do IRS deve ser efetuada no ano imediato àquele a que os rendimentos respeitam até 31 de julho…
JÁ SÓ FALTAM DOIS MESES...
pois....é esse o espírito!!! :-)
EliminarULTIMA HORA:
EliminarSITUAÇÃO 20.05.2016 - DECLARAÇÃO COM REEMBOLSO!!!
Já começaram a liquidar algumas encalhadas, vamos ver se chega a vez de todos... se o dinheirinho chega!
ResponderEliminar