Última hora!

Vários espectadores "encalhados" desde 1 de abril estão a informar-me que as suas declarações à espera de validação há cerca de 50 dias estão a desencalhar. Vejam se as vossas já estão a andar também. Finalmente!

Não tenho nenhuma informação oficial. São só relatos de espectadores.

Se as vossas continuam paradas, pelo menos ficam com a boa notícia de que devem estar quase validadas e entraram na fila para liquidação e reembolso. Vamos ser optimistas.



58 comentários :

  1. A minha foi entregue a 03/05, considerada certa a 09/05 e desde então não sofreu qualquer alteração.

    ResponderEliminar
  2. validadas já elas estavam á muito a liquidação é que demora a se fazer, sendo que é nas liquidações que eventualmente aparecem divergências coisa que se houver demorará ainda mais tempo do que o previsto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da mesma informação, validadas já estavam há semanas...

      Eliminar
  3. Registei a 2 de Abril, foi considerada certa a 8 de Abril e até hoje está só validada. A ver se agora é desta.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia.
    Exatamente, validadas já estão há mais de 1 mês. A minha está desde o dia 12 de abril. Não passam é a liquidadas.

    ResponderEliminar
  5. A do meu marido está apenas validada desde 31/3,a partir dai não mexeu mais.

    ResponderEliminar
  6. validadas estao, 1 de abril submetida, 5 de abril validada e nao passou dai!!! ja la vao 48 dias como certa e validada, espero que agora para se desculparem venham com as famosas divergencias, porque tiveram tempo e mais que tempo para isso, fora as vezes que contactei a AT e estava tudo certo!!!

    ResponderEliminar
  7. O mesmo problema... Entregue a 5/4, "Declaração certa" a 11/4. Já dois emails enviados para as finanças sempre com a mesma resposta: "Tem de aguardar"...

    ResponderEliminar
  8. Isto devia de chegar à comunicação social,é uma vergonha esta diferença de tratamento entre contribuintes. Eu por exemplo, entreguei a 1 de Abril e nem mexe!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz reportagem com o assunto e a resposta que obtive foi a mesma que estão a dar aos contribuintes. Até 31 Jeulho não se pode considerar atraso... :(

      Eliminar
    2. E o principio da igualdade? n.1 do artigo 13º da CRP ??? "Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei." está dentro dos prazos legais até aí está tudo correto agora reembolsarem IRS de contribuintes que colocaram muito depois sinceramente, não vejo igualdade nenhuma. Quando se trata de impostos a pagar já é outra coisa .... venha o IUC .... e outros!

      Eliminar
  9. é mentira as de 30/01/02/03/04/05 estão encalhadas ( algumas ) e nunca mais mexeram desde ai a aAT nem sequer respeita a equidade existem pessoas da 2 ª fase já com declaração em tratamento outras com as contas feitas e as nossas apenas aparecem como declaração certa e desde ai nada mexem!!!!

    ResponderEliminar
  10. A minha ontem continuava encalhada, entregue a 4 de Abril e Validada a 9Abril. Hoje o portal das finanças está em baixo!

    ResponderEliminar
  11. Lamento, mas penso que essa informação não procede. Entreguei a minha declaração a 1 de abril, foi validada a 4 de abril. Depois mais nada aconteceu, nem liquidação nem reembolso! Toda a gente que conheço que apresentou depois de mim, já recebeu o reembolso.

    Aproveito para dar os parabéns ao Pedro Andersson pelo trabalho desenvolvido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as de submetidas em maio começaram a andar, isso sim... passaram para validadas.

      Eliminar
  12. Entregue a 01/05, ainda está "encalhada", apenas dada como certa. Contactei a AT e fui informada que estava parada, mas dentro do prazo para reembolso.... fiquei a saber o mesmo!!

    ResponderEliminar
  13. A minha está encalhada como validada desde dia 01 abril. Não ata nem desata....

    ResponderEliminar
  14. gostava de saber se o artigo 55 da lei tributaria e para ser cumprido ou existem contribuintes de primeira e de segunda, pois la consta isto e passo a citar:
    "A administração tributária exerce as suas atribuições na prossecução do interesse público, de acordo com os princípios da legalidade, da igualdade, da proporcionalidade, da justiça, da imparcialidade e da celeridade, no respeito pelas garantias dos contribuintes e demais obrigados tributários. "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, permita-me discordar nesta altura já existem contribuintes de 1ª, de 2ª e os encalhados (ou de 3ª), sendo que os de primeira receberam nos 25/30 dias os de 3ª nos 35/40 dias e nós que não sabemos se vamos receber até final de agosto somos os encalhados ...

      Eliminar
    2. concordo, nos os encalhados ja somos sim os contribuintes de terceira e falta mais, falta saber o valor de reembolso, pois acredito que as surpresas irao vir... infelizmente

      Eliminar
  15. Entreguei a minha declaração dentro do prazo (Abril) mas como tenho um seguro de saúde na empresa,a dita seguradora só agora em maio é que declarou na AT as referidas despesas ! Foi-me comunicado que tenho que fazer alteração da declaração e por isso tenho que pagar uma coima de 25€ ! Que fazer... ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai pagar multa por causa de atrasos dos outros? Qual é a justificação?

      Eliminar
    2. a justificacao sera igual a que temos tido sempre...
      nada de concretoe com muita mas mesmo muita redondancia e a resposta sera esta:
      olhe nao sei o que lhe dizer, mas aconselho a pagar e reclamar depois!!!
      nao andara muito longe disto!

      Eliminar
    3. A Justificação que me deram por email : " ...a companhia entretanto enviou um modelo 37 de substituição da informação retificando o erro inicial,no entanto,essa correção não foi refletida no contribuinte,assim o contribuinte deve retificar a informação uma vez que a responsabilidade dos valores declarados é do contribuinte ..." ! Email entretanto enviado em 04-05-2016 ! Quando eu obrigatoriamente tinha que fazer a minha declaração até ao final do mês de Abril. Em que ficámos ? !

      Eliminar
  16. tendo em conta o que se esta a passar, onde estao esses principios?
    onde esta a igualdade?
    onde mora a famosa celeridade?
    a justica de que tanto falam sera apenas para os contribuintes?
    a imparcialidade podera sim existir mas onde esta?
    entao se formos ler o artigo 59!!!
    so deixo aqui alguns pontos:
    colaboracao reciproca entre AT e contribuintes;
    informacao publica;
    O esclarecimento regular e atempado das fundadas duvidas;

    e muito mais!!!

    nem sei o que pensar deste atual governo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo Terese Freire... este governo nao foi eleito pelos eleitores! por mim nao foi isso garanto!

      Eliminar
  17. Eu estou encalhado desde dia 1 de Abril porque não fazem a anulação da declaração IRS individual do meu filho e ele consta na minha declaração.
    Eles fazem isto para atrasar o reembolso e agora vêm com o Simplex+ para anular o papel, quando só eu já tenho três pedidos de anulação em papel.

    ResponderEliminar
  18. Tudo treta, não há dinheiro para pagar!
    O super-comutador corrupto andou a reembolsar os valores mais baixos e a remover deduções para ver se pegava.
    Super-computador corrupto à imagem de todos os partidos, se o povo ligasse a politica como liga ao futebol isto dava uma volta do camandro!
    Agora vêm aí o europeu e isso é que é importante!

    ResponderEliminar
  19. Estou na mesma declaração certa desde 04/04...à 50 dias

    ResponderEliminar
  20. Fiz a entrega do IRS a 20 de Abril com validação certa e simulação efectuada, correspondendo a mesma a um reembolso de cerca de 2,700 euros. Esta semana, após verificar a situação, a mesma mencionava "Declaração com Reembolso". Ao fazer a consulta verifico que há uma diferença no reembolso de cerca de 900 euros (a menos). Dirigi-me à Repartição de Finanças da Fontes Pereira de Melo e o funcionário muito gentilmente deu-me conhecimento de uma diferença nos dados entre a simulação que eu levava, feita a 20abril e o comprovativo que existia nas finanças, tendo por base o "excesso em relação ao limite ao coeficiente familiar, no valor de 938,85€). Recomendou que me dirigisse à Av. João XXI, aos serviços centrais das finanças e solicitasse esclarecimento e/ou rectificação, visto, segundo ele, poder ter havido um erro informático. Muito agradecia a vossa intervenção porque eu não consigo perceber estas situações nem a razão pela qual tenho de ser eu a deslocar-me a um serviço interno das finanças para esclarecer um assunto que à partida deveria ser claro, rigoroso e transparente, como se pretende e deseja.
    Muito obrigada e os meus cumprimentos.
    MCR

    ResponderEliminar
  21. Cara Teresa, eu ainda não fui reembolsada de nada, era apenas o que dizia no site das finanças e que eu fui consultar. Como bem sabe entre as alterações de situação e a efectivação do reembolso decorre sempre um espaço de tempo. A minha queixa prende-se com a imensa diferença de valor entre a simulação feita no site da Autoridade Tributária aquando da entrega do IRS e o valor efectivo do reembolso. Isso sim é vergonhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe para a nota liquidatória e verifique as possíveis diferenças existentes, aí vai verificar realmente o que foi considerado ou não para abater ao imposto pago. Se por acaso pagou rendas terá de verificar se anexou o anexo H na declaração para poder ter direito às deduções (sinceramente os contribuintes têm que saber tudo quando era suposto ser tudo automático). Não deixa de ser vergonhoso porque os valores simulados não deveriam diferir muito do valor do reembolso. Isto este ano está assim .... muito aquém da expectativa.

      Eliminar
    2. Realmente o simulador não estava a trabalhar bem nos primeiros dias mas o contribuinte não é culpado e 900 euros é uma diferença abismal. Eu solicitava esclarecimentos na posse da nota liquidatoria e da simulação porque realmente poderá haver erros e como ainda não se paga para pedir esclarecimentos (ainda) não perde nada.

      Eliminar
  22. Algum dos agregados cujas declaracoes n se encontram liquidadas entregaram declaracoes com divisao de despesas de dependentes por dois agregados/ declaracao?? Essas estao todas por liquidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ... existem agregados desses que já as têm liquidadas e na conta. E há casos de encalhados que nem filhos têm ...

      Eliminar
  23. Partilho a minha situação:
    Submetida a 14/04/2016
    Validada a 16/04/2016
    E desde aí não há mais alterações!
    Tenho colegas que fizeram a 20/04 e já têm o dinheiro na consta!
    Não consigo entender quais os critérios aplicados!
    Enfim.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior estou eu! Entregue a 30/03, validada a 1/04 e até agora nada!

      Eliminar
  24. verifiquem, a mim esta tarde desapareceu o simbolo de pendente no SFI,
    ser algum sinal? ja nao acredito em nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desapareceu para quase todos esse sinal .... já não acredito muito nesses sinais, já houve alguns sinais e fiquei igual

      Eliminar
  25. No meu caso submeti a minha declaração a 07/05 e ainda aguarda validação. É normal?!

    ResponderEliminar
  26. No meu caso submeti a minha declaração a 07/05 e ainda aguarda validação. É normal?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bastara observar e ler alguns dos posts aqui colocados e vera!
      casos de 1 de abril!

      Eliminar
  27. Entreguei a 4/5 e ainda aguarda validação :(

    ResponderEliminar
  28. No meu caso: entregue a 6/04, validada a12/04 e parou Ali. Unica titular nem dependentes nem ascedentes, funcionaria publica, arrendataria de um apartamento q pertente ao cofre de previdencia do ministerio das financas. Aceitei as despesas do e.fatura. qual Sera a duvida da AT? Para ainda estar por liquidar.

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente andaram a gastar demasiado dinheiro a bloquear os funcionários da AT, para não poderem consultar os rendimentos do Sr. Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio. Depois faltaram as verbas para pagar as horas a quem devia afinar a "máquina"

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde,

    Submeti a minha a 01/04, deu declaração certa a 04/04, a nunca mais se mexeu...o meu marido pediu esclarecimento no é balcao e nem respondem...Onde está a igualdade? Pessoas já da 2ª fase com reembolsos emitidos e nós nesta situação?! Isto devia ser de conhecimento público. Será que vou receber?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Boa noite, Sra. Teresa. Pelo que sei, nenhum,repito, nenhum contribuinte da 2a fase já se encontra na fase de reembolso.

      Eliminar
    3. Boa tarde,Sra. Teresa Teixeira. Pelo que sei, nenhum,repito, nenhum contribuinte da 2a fase já tem reembolso emitido.

      Eliminar
  31. SUBMETI 01 ABRIL. "CERTA" DESDE 06. INDIQUEI NIB.
    RESPOSTA ATENDIMENTO E-BALCÃO:
    … Nos termos da al. a) do artigo 77º do CIRS, a liquidação do IRS deve ser efetuada no ano imediato àquele a que os rendimentos respeitam até 31 de julho…
    JÁ SÓ FALTAM DOIS MESES...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois....é esse o espírito!!! :-)

      Eliminar
    2. ULTIMA HORA:
      SITUAÇÃO 20.05.2016 - DECLARAÇÃO COM REEMBOLSO!!!

      Eliminar
  32. Já começaram a liquidar algumas encalhadas, vamos ver se chega a vez de todos... se o dinheirinho chega!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.